quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dia Nacional da Leitura e Dia do escritor








12 de Outubro dia das crianças, dia nacional da leitura , dia de brincar, de ler, de se divertir, dia de mais uma vez na vida ser sensível a essa importante tarefa que é desenvolver o gosto pela leitura
Assim como todos os dias é dia de ser inteiramente criança, ler deve fazer parte da rotina, de forma prazerosa, fluída, responsável com mística de gêneros e portadores textuais. Ler antes de dormir, ler um cardápio ou uma receita, ler um jornal, uma placa ao atravessar a rua, um recado para alguém. ler um livro didático, um livro sem letras apenas ilustrado. ler, ler, ler
Ler é vital, emergencial.
Faz a gente pensar que quando se lê , as portas se abrem, o conhecimento mora em nós, a gente transforma a realidade. Ler e escrever.
Ontem foi dia nacional da leitura e nós fomos incentivar a leitura de maneiras variadas: Lemos para os primos, brincamos de fazer cócegas com poesia, de advinha, lemos na escola, fizemos interpretação e coroas de papel, lemos na pizzaria para os bebês com interação e com crianças menores de 3 anos a dar sua atenção de forma lúdica e afetiva com os livros.
Iniciamos com os bebês a leitura do Cadê o pintinho de Márcia Leite, fazendo os sons dos bichinhos, pedindo para que os pequenos imitassem, observassem as imagens  e brincassem.E leram e se familiarizaram com os livros e o conteúdo de acordo com sua idade.cantamos, tocamos violão e depois com outras histórias as crianças puderam se fantasiar , ser rei e rainha, chapeuzinho vermelho ou rosa, caçador e herói, os três porquinhos ou gatinhos pintados.
Uma maneira de incentivar a leitura e levar os livros da Alice pra fora de casa, afinal todo livro deve sair da estante, e os escritores tem o prazer de serem lidos, dai a importância de escrever. Como hoje é dia nacional do escritor deixo aqui minha homenagem a cada um, os que conheço de perto, os que virtualmente moram em mim, os que são enamorados de minha alma, os que vivem no meu jardim.
Minha homenagem especial à
Eloí Bocheco com leituras diárias em casa, na escola, na calçada, debaixo das árvores , na praça



Pablo Morenno , com o livro: O  Rei descalço na escola





Ana Cristina Melo com o livro: A bota do Guto em tardes literárias na nossa casa



Alexandre Ramposo  na pizzaria da cidade






E na escola para minha turma e apresentação do conto dramatizado para toda escola o livro: Este é o lobo de Alexandre Rampazo




Márcia Leite Editora Pulo do Gato com o livro: Cadê o pintinho?  para os bebês no cantinho da brincadeira na Pizzaria Galvão



Enfim ler todo dia, porque todo dia é dia de criança, de leitura, de ler e escrever, ler e brincar.

Aproveitem e assistam nosso canal com dicas de livros e momentos literários e nos siga lá no Youtube

Olha só uma interação da sobrinha Hadassa com o livro: A chave que o vaga-lume alumiou de Eloí Bocheco



2 comentários:

Silvanio Alves disse...

Ler é u,ma arte mágica! A leitura é a chave de portais que transcendem a compreensão, poetisa! Lindo texto! Bela homenagem! Imagino a emoção desse momento ímpar! Parabéns pela inciativa literária!

Ana Paula disse...

É maravilhoso o trabalho que você faz com essas crianças Paula!
Parabéns!
Você e sua mãe são semeadoras desse gosto pela leitura não só com tua Alice, familiares, mas com as crianças que lhe são próximas. Isso torna o mundo melhor!
Ver a Hadassa tão pequenina e saboreando os livros é um encanto.
Beijos.