Frutas, legumes
verduras com vitaminas
saúde, vitalidade
força das hortaliças.
Pra crescer saudável
pra manter o equilíbrio
pra garantir inteligência
e viver tranquilo.
Sem sobrepeso
sem doenças desse século
diabetes, pressão alta
colesterol e obesidade.
Alimentação natural
deixando pra lá industrializados
ser mais verde,
plantar uma horta com produtos orgânicos
viver o natural.
Reaproveitar cascas e sementes
saber o que faz bem à gente
Esse é o nosso projeto
Alimentação consciente
Para além da escola
ter qualidade de vida
com muita riqueza que vem da terra
saber por à mesa uma refeição colorida.
Paula Belmino
E assim iniciamos nosso projeto Alimentação saudável e qualidade de vida, com a justificativa d eque as crianças da escola estão com quadros de desnutrição e muitas nunca provaram alimentos saudáveis, e se alimentam de muitos produtos industrializados. Para isso usamos o lúdico, o vivenciar, o experimentar, já que com crianças é mais fácil conquistar com a cor, com a imaginação. Nos apropriamos de contos, poesia e cordel para alimentar a alma e a barriga das crianças e tivemos êxito, pois as crianças puderam experimentar novas frutas e hortaliças que tinham resistência.
Com o livro Meu amigo Paladar de José de Castro e Antonio Francisco pela Editora Comunique com belas ilustrações de Rodrigo Brum, iniciamos a tarefa de conquistar pelo paladar e outros sentidos como o olfato e tato, a fim de que as crianças pudesse conhecer novos sabores, despertando a curiosidade, sem nunca sair de nossa meta de aprender com significado.
Nossa aula com salada de frutas rendeu uma sequencia didática, de começar de onde os alimentos vem, o que desperdiçamos, o que pudemos reaproveitar nas cascas como por exemplo: As cascas do abacaxi para um suco, as cascas de banana para um bolo, levando em conta a preocupação com o meio ambiente, e o descarte, o lixo orgânico que pode gerar adubo de qualidade para um plantio de uma horta ou ajudar nas árvores e plantas do jardim enriquecendo o solo.
As crianças trouxeram algumas frutas e trabalhamos o gênero receita, o passo a passo da receita foi feita em sala de aula e eles anotaram, aprendendo assim que poesia e receita andam juntos, e que a escrita tem uma função seja de informar, divertir, ensinar.
Além de escrita de receitas, trabalhamos a leitura de gráficos e tabelas criados com as crianças sobre qual fruta veio mais, a preferida das crianças, dobro, dezena , e algumas situações problemas envolvendo adição e subtração.
Outra receita citada no livro: Meu amigo Paladar que eleva a culinária potiguar e nordestina foi o feijão verde, que as crianças puderam experimentar com bastante cheiro verde
Na área de geografia e ciências as crianças puderam observar as partes da planta, o solo e o clima que podem influenciar na sobrevivência das espécies, quais delas precisam de mais água e mais ou menos sol, tudo com ajuda do conteúdo do livro didático que é uma boa ferramenta de estudo e leitura em sala de aula.
Além disso pudemos pesquisar os nutrientes de hortaliças como couve, repolho, e legumes usados na sala de aula para receitas como salada e caldos, tudo com experimentação, passo a passo e escrita das receitas para a confecção do caderno que intitulamos: Qual a receita da sua poesia? com arte da capa de Maria Cininha e suas Marias, obra essa que as crianças já conheciam desde o projeto Água e vida, e que puderam interferir ilustrando o cenário com muitas frutas e verde.
Trabalhamos ainda poesias de vários autores como, Sérgio Caparelli que recitei na abertura do projeto o poema : A semana inteira e tive apoio de todas as crianças da escola num coro só envolvendo, com entonação e ritmo, e som e brincadeira, pois a palavra alimenta e surpreende, encanta e transforma.
Outros pemas usados foram os de Eloí Bocheco, tais como Ou Ou, que as crianças aprenderam e brincaram e pesquisaram os benefícios dos alimentos citados no poema como o mel, sempre retomando os conceitos atitudinais de preservação da vida, como é o caso da manutenção das espécies de abelhas tão necessárias para a floração e preservação da natureza.
As crianças também produziram seus poemas e ilustraram os da autora, e claro depois teve sarau poético
Assistam:
E ainda teve aula passeio , com vista à horta conhecendo hortaliças que só sabiam o nome, e ainda provar em saladas enriquecendo à hora da merenda
Não esquecemos a arte de Tarsila do Amaral que já estávamos trabalhando com matemática e as formas geométricas e desa vez a releitura da obra: O vendedor de frutas, fazendo a releitura com as crianças encenando e desenhando também.
Ainda teve muitas outras atividades, se fosse colocar aqui nem caberia, mas conto no próximo post sobre a hora de leitura com livros lindos como:
A repolheira de Claudia Nina pela Aletria
e
O maior nabo do mundo de Celso Sisto também pela Aletria,
Esses dois postarei como dica de livros.
Aguardem!!!
Paula Belmino

















Lindo post, tema importante e fotos super legais! bjs praianos,chica
ResponderExcluirUma postagem de muita qualidade.
ResponderExcluirÉ de pequeno que se começam os bons hábitos.
Parabéns Paula.
Uma ótima semana para ti.
abração com carinho
Uma postagem de muita qualidade.
ResponderExcluirÉ de pequeno que se começam os bons hábitos.
Parabéns Paula.
Uma ótima semana para ti.
abração com carinho
Menina! Cada vez mais lhe admiro!!! A forma como você trabalha, interagindo poesia, leitura, criatividade com as temáticas dos projetos, tornam, com certeza, o ensino bem mais significativo e as crianças jamais esquecerão, pois é a teoria aplicada à prática. Parabéns pelo belo trabalho, beijos!
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