quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Bela e o Menino manchado (Dica de Livro)




Respeitar o outro na sua diferença é reconhecer-se semelhante, e usar a empatia para tratar o outro da forma como gostaria de ser tratado: com respeito e amor.


Por meio da literatura podemos conversar sobre conflitos, sentimentos, e situações que enfrentamos diariamente para poder através da leitura de um conto, um poema, uma fábula refletir sobre como agimos, como nos sentimos e por meio da fantasia compreender a realidade que nos cerca e transformá-la, por meio da reflexão e da conscientização de que podemos tanto acolher como magoar alguém


Na escola lemos o livro: Bela e o Menino manchado de Agláia Tavares  com ilustrações de Francisco Dam pela Editora InVerso 



O livro conta a história de uma menina que gosta de brincar, e se muda de um lugar cheio de árvores para um prédio. Na busca por novos amigos na escola Bela está sempre se mostrando prestativa. Num momento na escola esbarra num menino, e descobre que ele é solitário, e se isola devido sua pele manchada.O menino chamado Zé tem Vitiligo e por sua condição se esconde, se isola, sofre.  Bela com toda sua graça mudou  a relação de todos os amigos para com o menino.
Uma história de empatia e respeito às diferenças, de afetividade e amor ao próximo.


As crianças leram, interpretaram, fizeram seus textos dando a opinião sobre a atitude de Bela, sobre Bullying e preconceito, ilustraram a história e resenharam o livro em forma de vídeo.


Para comprar o livro:

2 comentários:

Quase Cinderela disse...

Louvável e lindíssimo.
A literatura é muito importante para as crianças.
Obrigada pela partilha
Beijinho

Toninho disse...

Lindo Paula.
Sempre que venho busco me atualizar com todas suas postagens pois sei de sua luta e que você compartilha conosco e ainda mais creio Paula, que pelas escolas em grandes centros não há esta preocupação na formação das crianças alem das matérias obrigatórias para serem profissionais. Eu elogio as atividades de vocês, pois de modo interativo as crianças participam e se inspiram em entender o que leram e aplicar pela vida. Um problema muito serio hoje, o da intolerância, do respeito ás diferenças e opiniões, como bem vimos na ultima eleição.
Meus parabéns extensivo aos alunos, que tanto lhe incentivam nesta nobre missão.


Carinhoso abraço