quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Vovô Ipê (Dica de Livro)






A história de hoje foi lida ao ar livre, em frente aos Ipês, na esquina da escola, para vivenciar e contextualizar com os temas trabalhados, as árvores e a primavera, a poesia de Eloí Bocheco que presenta o livro na capa e  de Manoel de Barros, o amor entre a família, para se movimentar e sonhar, para aprender brincando a ler e perceber que a leitura é um ato solidário, social,  e que pode ser feito em qualquer lugar.
As crianças foram ouvindo a história do livro Vovô Ipê de André Luis Oliveira pela Adonis Editora  e se imaginando ver o o personagem dessa história: O vovô Ivo que por amar árvores e ser alto como uma delas parecia mesmo o ipé. Vovó Ivo tinha um neto chamado João e ensinou a ele a brincar, subir em árvores e comer frutas do pé, cuidar da na natureza e do mar e sobretudo a ler. Sempre que podia o vovô entregava pedaços de papel com citações poéticas para João ler e um dia ao ser perguntado o motivo de ler aqueles versos de Manoel de Barros e Eloí Bocheco, ele respondeu que a gente ler para saber para onde vai.
As crianças compreenderam que os livros, a leitura nos transporta, a música, a arte, a natureza são exemplos para nós de usar a mente para viajar e nos transformar.
Após a leitura e roda de conversa as crianças ilustraram a história e escreveram o resumo do texto de acordo com a hipótese silábica de cada um.










Vejam mais:



Nenhum comentário: