quinta-feira, 23 de junho de 2016

A Onça da Vez



Quem pintou
A onça pintada
Pintou primeiro
A pintinha preta
Ou a pintinha
Dourada?

Quando a onça-pintada
Fica irritada
A bicharada dá no pé.
Ela só não vira onça
Porque onça ela já é.

Lalau e Laurabeatriz



Ensinar a respeitar a natureza e os animais é formar cidadão conscientes de que faz parte da vida e nós humanos somos coparticipantes nesse ciclo de vida. é então fundamental ensinar, conscientizar, crianças pelo fato de que crescerão conscientes.
Vejo na leitura, nas fábulas como oportunidades para brincar com os animais e aprender mais sobre eles e ao mesmo tempo tratar de assuntos importantes como desmatamento, caça indiscriminada, crimes ambientais, extinção de animais silvestres. Por meio da leitura a criança pode fantasiar, se colocar no lugar dos personagens, viver a história real de forma lúdica e com ela aprender exercícios de cidadania e ecologia.
Deixo a dica do livro Qual é que é de Lalau e Laurabeatriz , um livro que reúne dez poemas que exploram elementos da natureza e brincam com as peculiarizardes dos animais dando vida e imaginação, numa linguagem clara e lúdica. Uma brincadeira que estimula a leitura, e ainda  ensina a respeitar e a defender os bichinhos . 


Além deste livro, Lalau escreveu uma série de livros com poemas sobre animais brasileitos em extinção. A coleção se chama Brasileirinhos 
Veja no site clicando na imagem



Assim como o brincar através da leitura, outra maneira de ensinar a respeitar os bichos vem na hora de  vestir a criança, desde que a roupa permita que ela possa brincar livremente, já que precisa sempre estar em contato com o ambiente para aprender a respeitá-lo, até a forma como as marcas produzem suas peças, que deve, portanto partir do produzir peças respeitando as normas específicas pelos órgãos que cuidam do meio ambiente, evitando poluentes e produtos tóxicos, bem como revertendo parte de suas vendas para cuidados com o planeta.
De tão usada e ganhando sempre uma nova roupagem a estampa de oncinha é garantia de sucesso por onde passa, e nós aqui somos apaixonadas, é o bicho da vez em sempre. E a Beijinho em sua inspiração para a coleção inverno 2016 aproveitou para montar muitos looks na estampa preferida de bicho e com muitas roupagens afinal, a Dona onça merece não é?









Por que não aproveitar o momento e falar sobre  esse animal, seu habitat, seus costumes? Lendo e escrevendo, intervindo com poesia, criar a ficha técnica com a crianças e falando sobre o triste episódio que foi a morte de Juma uma onça macho do exército que segundo as matérias teria sido abatida após fugir tentando atacar um soldado, causando revolução no Brasil e no mundo  pelas redes sociais. Afinal animais selvagens devem viver no seu habitat e não usarem para serem exibidos em abertura de jogos, circos, etc...
É primordial o respeito para com os animais! para com a vida em toda sua plenitude!!

5 comentários:

chica disse...

Tema lindo, roupas bem mostradas e ainda colocando esse episódio com a pobre onça, tão mal usada nessa besteira que inventaram de fazer , no nosso país que não tem nem como sobreviver sozinho, está desacreditado, ainda fica gastando, investindo em bobagens(para o Brasil, esse evento é completamente forra de contexto! tantos investimentos feitos, tantos brasileiros vivendo mal, tantas roubalheiras,,,) mas esse é o nosso Brasil que dá passos maiores que as pernas! bjs, chica

Unknown disse...

Tudo lindo! Amamos

Toninho disse...

Lindas oncinhas nos belos looks.
Gostei do Lalau.
Mais do que nunca lugar de onça é no seu habitat.
Politicamente correta postagem amiga.
Bjs

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Bom dia meninas..

Looks lindos.. LindAlice... poema lúdico delicioso de ver e ler.. Livros importantes por aqui e uma triste história que muuuuita gente não gostou...
E é isso mesmo.. parar de usar os animais para diversão. Aqueles que correm perigo de morrer ou de matarem... Pra quê? Ha muito para o ser humano pensar e repensar... mas parece que não quer usar a cabeça e nem o coração!

Beijos e uma semana de paz!

Tê e Mara ♥

Anônimo disse...

Quanta onça linda! Gostei muito das roupas e a poesia, linda sempre. Beijo! Renata e Laura