sábado, 7 de junho de 2014

Vista-se de Amor pelos Pequenos Corações



Já conheço a ONG Pequenos Corações desde 2010 quando coloquei aqui no blog uma poesia para eles e minha oração diária é para que todas as mães com crianças nascidas com Cardiopatia Congênita tenham o direito a tratamento e consigam viver. Hoje trago a informação de que este mês de junho dos dias 5 a 15 está acontecendo a campanha de conscientização da Cardiopatia Congênita que está sendo promovida em muitas regiões do Brasil, e inclusive aqui na minha cidade vizinha Currais Novos.

Vamos nos vestir de amor e promover informação, conscientização e muita torcida por estas crianças cardíopatas e por suas famílias? Para isso vamos conhecer mais?




Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita 2014

Mas o que é cardiopatia Congênita?

Apesar de terem uma ocorrência muito grande, as cardiopatias congênitas ainda não são muito conhecidas no Brasil. Estudos apontam que 1 a cada 100 crianças nasce com um coração especial. Quando a descoberta é feita ainda durante a gestação, as chances de sucesso no tratamento aumentam. Mas sem o diagnóstico correto, muitos desses bebês correm risco de vida. Em ambos os casos, a informação é essencial, e pode fazer a diferença para esses pequenos corações.
Pensando nisso, a Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações preparou uma série de atividades para conscientizar as famílias sobre as cardiopatias congênitas. Tradicionalmente, a data escolhida é o 12 de junho – já que no Dia dos Namorados os corações estão por toda a parte. Como neste ano os corações brasileiros estarão repletos de Seleção Brasileira, em plena abertura da Copa do Mundo, o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita está sendo transformado em uma grande torcida pela vida e pela saúde de todas as crianças cardiopatas. Todos estarão usando vermelho, como símbolo de amor à vida, e o laço-símbolo.
“Torça pela Vida, vista-se de amor” é o lema da campanha de Conscientização sobre Cardiopatia Congênita deste ano.
Em todo o Brasil, entre os dias 5 e 15 de junho, a Associação de Assistência à Criança Cardiopata - Pequenos Corações (AACC Pequenos Corações),  através de seus 39 núcleos regionais,  vai coordenar ações para divulgar as cardiopatias congênitas e, principalmente, mostrar a importância do diagnóstico precoce. No estado de São Paulo estão programadas atividades para Mogi das Cruzes, Guarulhos, Indaiatuba, Guaratinguetá e Bragança Paulista. Os fluminenses do Rio de Janeiro e de Cabo Frio também terão muita informação sobre as cardiopatias. Assim como os mineiros de Leopoldina, que preparam um dia muito especial para as famílias.
O Dia da Cardiopatia Congênita também será celebrado pelos núcleos de Londrina, no Paraná, e Brasília, no Distrito Federal. No nordeste, as atividades serão realizadas em Pernambuco, nas cidades de Recife e Carpina; na Paraíba, em João Pessoa e Santa Rita; no Rio Grande do Norte, em Currais Novos; e na Bahia, em Salvador.
O que é Cardiopatia Congênita              
Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura, ou função do coração, que surge nas primeiras 8 semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde.
É o defeito congênito mais comum e uma das principais causas de óbitos relacionadas a malformações congênitas.
Nascem no Brasil aproximadamente 23 mil crianças com problemas cardiacos por ano, ou seja, a cada 100 bebês nascidos vivos 1 é cardiopata.
Pelo menos 80% dessas crianças necessitarão de uma cirurgia cardíaca, mas infelizmente aproximadamente 13 mil não recebem nenhum tipo de tratamento (dados do 38º Congresso Brasileiro de cardiologia, 2011), principalmente por falta de diagnóstico precoce ou falta de vagas na rede pública de saúde.
Sintomas
Transpiração excessiva e cansaço durante as mamadas, respiração acelerada enquanto descansa, pouco apetite associado a baixo ganho de peso e irritação frequente são alguns dos sintomas de cardiopatia em bebês – cerca  de 80% deles terão que passar por cirurgias de correção e todos necessitam de cuidados especiais. Este é o alerta de Márcia Adriana Rebordões, presidente da AACC Pequenos Corações.
O que é o Teste do Coraçãozinho?
Como forma de diagnóstico atualmente já é lei em vários estados brasileiros, o ‘Teste do Coraçãozinho’. Um exame simples, rápido e não invasivo, que pode indicar a probabilidade da criança ter uma cardiopatia congênita grave greve. O teste mede a concentração de oxigênio no sangue e pode indicar um defeito cardíaco, para que a criança inicie o tratamento o mais rápido.  O teste deve ser feito ainda na maternidade, antes da alta do bebê.
"A oximetria de pulso é muito simples.  O sensor do oxímetro é colocado na mão direita do recém-nascido, posteriormente em um dos membros inferiores, medindo a concentração de oxigênio no sangue. Se o resultado for menor que 95%, ou diferença superior a 3% entre o membro superior e o inferior,  um novo teste deve ser feito. Se no novo exame o resultado se repetir, o bebê deve ser submetido a um ecocardiograma, para confirmar o problema cardíaco”, informa Márcia Rebordões. Este exame é também recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como parte da triagem de rotina de todos recém-nascidos.
"Sem esse teste, o bebê pode receber alta sem que as anomalias congênitas do coração fossem encontradas, o que poderia agravar sem auxílio médico”, afirma Marcia.
Outra forma de diagnóstico precoce muito importante é o ultrassom morfológico mais atento ao coração do bebê. Neste exame o médico ultrassonografista pode desconfiar de alguma malformação cardíaca e encaminhar a gestante para a realização de um ecocardiograma fetal, onde um cardiologista pediátrico faz um ultrassom do coração do feto, detectando assim o defeito cardíaco. O ecocardiograma fetal é também indicado para todas as gestantes consideradas de risco, como com idade superior a 35 anos, outros filhos cardiopatas, portadoras de diabetes ou lúpus, com fetos com outras alterações ou com alteração no cariótipo (suspeita de síndromes), entre outros.
Geralmente, um a cada cem bebês apresenta alterações cardíacas congênitas, como comunicações entre as câmaras do coração, defeitos nas válvulas cardíacas, inversões das veias e artérias, hipodesenvolvimento de uma das câmaras cardíacas, entre outros.  A descoberta precoce de problemas cardíacos congênitos é muito importante para se chegar ao tratamento e a cirurgias rápidas e eficazes.


-----------------


AGENDA:
Bauru (SP)
Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita 
Data:  07-06-14 
Local do Evento: Calçadão da Batista de Carvalho
Horário do Evento: 10h
Serão distribuídos informativos e laço-símbolo, balões em formato de coração e algodão doce. Com a presença da Galinha Pintadinha e do Galo Carijó

Bragança Paulista (SP)
Ação de conscientização da Cardiopatia Congênita – Torcida pela Vida.
Data: 8 de Junho, domingo
Local: Lago do Taboão
Horário: 8h30
Em conjunto com o pessoal da "Bragança 10k" no dia a pista ao redor do lago e o trânsito local estarão reservados aos atos (caminhada e corrida).
Será realizada uma caminhada com carro de som distribuição de folhetos, adesivos, laços.

Guaratinguetá (SP)
Ação Do Coração
Data: 13 de Junho 
Local: Buriti Shopping Guaratinguetá
Horário: Das 14h às 19h
Distribuição de material explicativo, pirulitos, bexigas de coração. Confecção e distribuição do Laço Símbolo. Demonstração do Teste do Coraçãozinho com oxímetro. Aferição da Pressão Arterial para os presentes.  Distribuição de bexigas de coração e pirulitos de coração, e água. Atividades para as crianças como pintura no rosto e escultura em bexigas.

Guarulhos (SP)
Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita
Data: 8 de junho, domingo
Local: Parque Bosque Maia - Av. Paulo Faccini, s/n 
Horário: das 10h às 16h
Haverá entrega de folderes, laços, bexigas de coração com vareta, pirulitos de coração personalizados, pintura de rosto, escultura de bexigas.

Indaiatuba (SP)
Celebração ao dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita
Data: 07 de junho, sábado
Local: Parque Temático
Horário: 14 h
Serão  distribuídos  folders explicativo sobre cardiopatia congênita e Teste do Coraçãozinho, bexiga de coração para as crianças, laço-símbolo, pipoca e algodão doce. Também haverá atrações para as crianças com a presença do Mickey e Minnie, escultura em balão e pintura em rosto. Para os adultos medição de pressão arterial e glicemia. Também teremos a explicação importância do ácido fólico e sobre defeito do tubo neural (DTN). No final serão soltos balões em homenagem a todas as crianças cardiopatas.

Mogi das Cruzes (SP)
Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita
Data: 4 de junho, quarta-feira
Local: Faculdade da Unai – Universidade Brás Cubas
Horário: 14h
Será dada uma palestra sobre o Sistema Circulatório, mostrando o funcionamento e a importância do nosso coração. Em seguida será projetado o filme da AACC de 2013. Neste mesmo dia, na faculdade de Medicina, o médico responsável pela Cardiologia irá falar sobre a importância da cardiopatia congênita e estimular os futuros médicos a prestarem maior atenção na especialização cardio-pediátrica, em baixa no nosso país.

Rio de Janeiro (RJ)
Pic Nic do Coração
Data: 07 de Junho, sábado
Local: Bosque da Barra na Av, das Américas 6.000 Barra da Tijuca/RJ
Horário: a partir das 10 horas
PIC NIC para os pais e mães convidados para o evento e familiares. Para o público em geral: informação sobre a Cardiopatia Congênita com distribuição de folders, pintura artística, atividades recreativas, caminhada no bosque com distribuição de brindes, bexigas e pirulitos.

Cabo frio (RJ)
Informação e Lazer 
Data do Evento: 07 de Junho, sábado
Local do Evento - Praça Porto Rocha
Horário do Evento- 9h às 16h
Atrações, entrega de materiais, ações, etc.: Palestras, distribuição de material explicatico, pipocas, artes com balões, animação com as crianças e pintura de rosto

Leopoldina (MG)
Ação de Conscientização da Cardiopatia Congênita
Data: 07 de Junho, sábado
Local: Praça próximo ao relógio
Horário: Das 8h as 12h horas
Será montada uma tenda e terá distribuição de folder explicativo, lacinho símbolo da cardiopatia, balões de coração com vareta ,pirulito de coração,carrinho de pipoca.

Londrina (PR)
Caminhada do coração
Data: 15 de Junho, domingo
Local: Aterro do Lago Igapó II
Horário: das 10h as 12h
Caminhada com os participantes vestidos de vermelho, distribuição de bexigas, lacinhos símbolos da cardiopatia Congênita, folders da Pequenos Corações e panfletos sobre o dia da Cardiopatia Congênita. Atividades para crianças: desenho e brincadeiras de rua.
Distribuição e uso de laços em vários hospitais e clínicas da cidade entre os dias 5 e 15 de Junho. Serão soltas bexigas em homenagem às crianças com cardiopatia congênita que faleceram. Várias clinicas e consultórios da cidade estarão usando o laço-símbolo duante a semana.

Brasília (DF)
Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita
Data: 07 de Junho, sábado
Local:Parque de Águas Claras, Águas Claras-DF
Horário: 9h
Terá um stand com atendimento para aferição de Pressão Arterial, Bioimpedância e Glicose. Distribuição de panfletos sobre Teste do Coraçãozinho, Dia da Cardiopatia Congênita, O que é Cardiopatia Congênita e Eco Fetal. Teremos folder e cartazes para distribuição, Tv com vídeos institucionais e sobre CCG. Além de um espaço para sucos e bolachas. Cama elástica, algodão doce e pipoca.

Recife(PE)
Ação do dia da Cardiopatia Congênita
Data: 08 de Junho, domingo
Loca: Marco Zero – Recife Antigo
Horário: das 9h as 13h
Distribuição de folders e balões em formato de coração.  Aferição de PA e O2.
Mágicos Montanha e Crispim.
PROCAPE: Durante a semana de 09 a 14 todos os funcionários usarão laço símbolo, disponibilização de folders nas recepções, colagem de cartazes nos murais.

Carpina (PE)
Grupo Amorim Filho
Durante a semana de 09 a 14 todos os funcionários usarão laço símbolo, disponibilização de folders nas recepções, colagem de cartazes nos murais.

Igreja Episcopal/Paróquia do Carpinteiro
Apresentação do vídeo de conscientização para os presentes no culto do dia 15/06;
distribuição de folders . Colagem de cartazes no mural, distribuição de balão de coração para as crianças.

Centro de especialidades
Durante a semana de 09 a 14 todos os funcionários e médicos usarão laço símbolo,
disponibilização de folders nas recepções, colagem de cartazes nos murais. 

João Pessoa  (PB)
Hospital Arlinda Marques
Distribuição de folders e balões em formato de coração
Durante a semana de 09 a 14 todos os funcionários usarão laço símbolo, 
disponibilização de folders nas recepções,  colagem de cartazes nos murais.

CERAC e TFD:
Durante a semana de 09 a 14 todos os funcionários usarão laço símbolo, disponibilização de folders na recepção, colagem de cartazes nos murais.

Santa Rita (PB)
Escola Machado de Assis 
Apresentação do vídeo de conscientização para professores durantes o planejamento mensal, 
distribuição de folders e laços símbolos, colagem de cartazes nos murais.

Instituto Pequeno Aprendiz (data definir)
Apresentação do vídeo de conscientização para professores durantes o planejamento mensal, 
distribuição de folders e laços símbolos, colagem de cartazes nos murais, colagem de folders na agenda das crianças, distribuição de balões para as crianças.

Currais Novos (RN)
Centro de especialidades médicas
Durante a semana de 09 a 14 todos os funcionários e médicos usarão laço símbolo, 
disponibilização de folders na recepção, colagem de cartazes nos murais.

Salvador  (BA)
Ação de Concientização da Cardiopatia Congênita
Data:  de 07 a 15 de junho
Local do Evento: Praça da Piedade - Centro e Hospital Ana Nery
Horário do Evento: 8h as 12h
No dia 07/06 - Entrega de folders e explicações sobre o tema, balões em forma de coração e aferição de pressão arterial; Presença de animador com arte e balões artísticas. No dia 15/06 - Festinha de comemoração entre as mamães, crianças e profissionais, teremos animadores, entregas de brindes personalizados e cofee break

Para mais informações sobre a entidade, acesse www.pequenoscoracoes.com, ou a siga pelo twitter (@peqcoracoes) ou facebook (pequenoscoracoes) 

Um comentário:

Toninho disse...

Informação bem explicativa para uma mal, que poucos conhecem e que tem causado danos a estas crianças. Uma campanha que precisa ser acelerada pelo governo nas mídias, para aglutinar forças.
Bonito a Alice na campanha neste vermelho.
Boa partilha Paula
Meu carinhoso abraço.
Beijo