quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Aula Passeio



A aula passeio é instrumento pedagógico e estratégia para que as crianças possam aprender ao ar livre o amor pela natureza, o contato com o meio ambiente. Desenvolvida pelo educador francês Celestin Freinet a mais de 100 anos a aula passeio motiva e traz entusiasmo às crianças contextualizando os assuntos referentes ao meio, à geografia, história, na observação do espaço, do movimento das coisas, cores, arte, e tudo que se pode observar e aprender por meio de outros sentidos que não seja limitado apenas ao ouvir do professor conceitos e temas abordados dentro de quatro paredes.
Com essa proposta de aprender brincando visitamos a cidade de Cerro Corá-RN, para as crianças observarem e aprenderem no olhar o que viram no livro de geografia.
Para Freinet a aula-passeio proporciona sentir com todo o nosso ser, não só objetivamente, mas com nossa sensibilidade natural. As aulas-passeio são experiências humanizadoras que proporcionam aos alunos e professores atribuir novos olhares á prática e ao estudo.


A cidade tem este nome em homenagem ao último momento da guerra do Paraguai, e é onde nasce o Rio Potengi, rio importante na história do Rio Grande do Norte.



As crianças visitaram praça, a casa grande, construída a mais de 100 anos intitulada Casa Grande e outros pontos turísticos da cidade como a Prefeitura Municipal com residência antiga




A Casa de taipa, onde abriga utensílios e ferramentas utilizadas pelo homem sertanejo e está localizada no espaço da Pousada colina dos Flamboyants que nos recebeu muito bem.
As crianças puderam brincar, observar o espaço geográfico, a flora, plantas da caatinga, o açude, e tudo relacionado aos assuntos estudados durante o ano letivo. Aproveitamos para falar sobre a importância da preservação das águas  nas nascentes, de não jogar lixo, de reciclar e de preservar assim o planeta.
A leitura é como um campo aberto onde você mapeia, e escolhe o melhor lugar para acampar, ou voar, viver, pousar.
Na praça as crianças também leram, desde o ônibus onde fizemos um Expresso literário no trajeto entre as cidades.









Sempre em nossas aulas há tempo e espaço para ler, afinal leitura se faz necessária para a vida, fora da sala de aula, onde puder e desejar, ler é livramento, ato social e deve ultrapassar os muros da escola.




Para finalizar fiz a leitura do livro Um dia, um Rio de Leo Cunha com ilustrações de André Neves pela Editora Pulo do Gato



Encerramos a aula na casa da professora de sala de Leitura Vitória Lopes onde as crianças puderam ver o mirante e admirar a serra de Santana e as formações rochosas e todo o relevo, além de algumas plantas típicas da caatinga



Uma aula contextualizada, dinâmica, e interdisciplinar com direito a observação, experimentação, leitura, brincadeira e muita aprendizagem.
Agradeço a Secretaria de Educação pela disposição do Transporte que nos permitiu realizar essa viagem de estudo.

Para comprar o livro:

http://www.editorapulodogato.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Magnífica esta aula passeio, um aprender brincando! Beijo. Renata e Laura

Toninho disse...

Que aula interessante Paula, que bela iniciativa este levar as crianças para melhor entendimento de geografia e ainda historia. Amei esta casa de taipa e gostei de ver mamãe neste passeio, que com certeza foi dando aula de historia deste sertão querido com suas lendas.
Parabéns Paula por fazer diferente.
Um abração.