quinta-feira, 25 de março de 2021

2° Encontro Editora do Brasil

 

 
VEM AÍ O 2º ENCONTRO EDITORA DO BRASIL PARA
BIBLIOTECÁRIOS E MEDIADORES DE LEITURA

 
Nos dias 28 e 29 de abril, o evento promoverá troca de experiências de imersão em leitura considerando a autonomia crítica, a capacidade narrativa, a diversidade interpretativa e o interesse pessoal de cada leitor.

Instigar crianças e jovens a ler efetivamente não é uma tarefa somente para os apaixonados, visto que envolve repertório, experimentos pessoais, e, sobretudo, exige a disposição do mediador em se colocar ombro a ombro com os demais leitores, escutando e dialogando para que a jornada se revele em igual condição para todos: a de se descobrir. 

2º Encontro Editora do Brasil para Bibliotecários e Mediadores de Leitura foi pensado com o intuito de fortalecer conhecimentos para a ação de intermediar leitura, promovendo diálogos entre a singularidade e a autonomia de cada um e considerando a diversidade na qual se está inserido.

Com a colaboração de pessoas seriamente comprometidas com o debate sobre o desenvolvimento da leitura, a programação do evento promoverá troca de experiências de imersão em leitura considerando a autonomia crítica, a capacidade narrativa, a diversidade interpretativa e o interesse pessoal de cada leitor.
 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

28 de abril – Quarta-feira

9h   Abertura com Penélope Martins e Isabella Zappa 
Tema: Desenvolvimento Leitor – Resgatar a memória para construção de um percurso pessoal de narrativa.


9h30   Mesa 1 – Convidadas: Rima Awada, Cassiana Pizaia e Rosi Vilas Boas
Tema: A construção da narrativa enquanto lugar de debate.

11h  Mesa 2 – Convidados: Lucas Meirelles e Inês De Biase
Tema: Quem lê, o que se lê e como é lida a Biblioteca enquanto espaço físico e imaginário dentro da Escola.

12h30  Encerramento e Sorteio de kits de livros
Narração de história - Título “Kethiwe, a rainha da Imbira”, com Mariana Per.


29 de abril – Quinta-feira

9h   Mesa 3 – Convidadas: Bel Santos Mayer e Luciana Gomes
Tema: Girar mundos para ver e ler “além do espelho”.

10h30  Mesa 4 – Convidados: Rosinha e Fernando Vilela
Tema: A composição dialógica da imagem e sua leitura.

12h   Encerramento e Sorteio de kits de livros
Narração de história “Uma história em busca de quem a escute”, com Giba Pedroza.


Conheça os palestrantes:

Penélope Martins é escritora e narradora de histórias, advogada e especialista em Direitos Humanos, além de autora da Editora do Brasil. Entre seus livros, destaca-se “Minha vida não é cor-de-rosa”, ganhador do Prêmio Biblioteca Nacional na categoria Juvenil.

Isabella Zappa é educadora e Mestra em Educação pela PUC-Rio, além de formadora de mediadores de leitura e criadora do blog “Na corda bamba”, espaço que valoriza a literatura e privilegia o debate para a ampla formação leitora.


Cassiana Pizaia é escritora e jornalista. Trabalhou por mais de vinte anos em emissoras de TV como repórter, editora e coordenadora de equipes. Atualmente, produz documentários e mantém o blog “Aos 4 ventos”, com indicações de livros, filmes, ideias e viagens por estradas reais, virtuais e literárias.

Rima Awada Zahra é escritora, psicóloga e Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela Faculdade Teológica Luterana (2014). Presta atendimento a crianças, adolescentes e famílias. Atua na área de Direitos Humanos, com ênfase em saúde mental, e é colaboradora do Núcleo de Psicologia e Migrações do Conselho Regional de Psicologia.

Rosi Vilas Boas é bibliotecária, Especialista em Educação e escritora. Atualmente, trabalha em biblioteca universitária, com acervos impressos e conteúdos digitais educacionais em diferentes suportes tecnológicos. Há mais de 40 anos atua na defesa dos Direitos Humanos.

Inês De Biase é pedagoga formada pela PUC-Rio e Especialista em Leitura. Professora de oficina literária, coordena os Projetos de Leitura da Escola Parque no Rio de Janeiro. Também foi responsável pela coordenação da escrita do caderno de referência “Bibliotecas Infantis” das Bibliotecas Parque Estaduais do RJ.

Lucas Meirelles é bibliotecário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós-graduado em Gestão da Informação Digital pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente é bibliotecário da Escola da Vila, em São Paulo.

Mariana Per é atriz, musicista, cantora, narradora de histórias e educadora. Integra a Cia. Alcina da Palavra e a Produtora Sá Menina.

Bel Santos Mayer é educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), cogestora da Rede LiteraSampa e docente da Pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens do Instituto Vera Cruz. Por seu trabalho, recebeu os prêmios Retratos da Leitura no Brasil (2018), 67° Prêmio APCA, entre outros.

Luciana Gomes é formada em Pedagogia pelo Instituto Singularidades e Pós-graduada em Literatura para Crianças e Jovens pelo Instituto Vera Cruz. Atualmente trabalha no ateliescola Acaia, compondo a equipe da biblioteca e do Barraco Escola. Integra a gestão do Instituto Çarê e pertence à Coletiva Fiandeiras.

Rosinha é arquiteta e autora, com mais de 110 livros publicados. Participou de importantes mostras internacionais e recebeu vários prêmios, entre eles Jabuti, Cátedra Unesco PUC-RIO e White Ravens. Pela Editora do Brasil, publicou “O Mar de Cecília” (vencedor do Prêmio FNLIJ 2018 na categoria Poesia), “Minha Pasárgada”, entre outros.

Fernando Vilela é artista plástico, escritor e ilustrador, graduado em Artes pela Unicamp e Mestre pela ECA-USP. Por seu trabalho, recebeu importantes prêmios, como o Jabuti, e a inclusão de seu nome no catálogo White Ravens da Biblioteca Internacional de Munique. Pela Editora do Brasil, publicou “Ana e os palíndromos”.

Giba Pedroza é escritor, narrador de histórias e pesquisador da tradição oral e da literatura para a infância. Entre os seus livros publicados, estão “A lenda do preguiçoso” e “Alecrim dourado e outros cheirinhos de amor”.



Sobre a Editora do Brasil: 

A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do país, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor. 

O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.

Nenhum comentário: