sexta-feira, 5 de julho de 2013

Os frutos do Alfabetizar



A alfabetização começa bem cedo, muito antes de a criança ler ou escrever de forma convencional e formal. Ela se inicia nas garatujas, nos rabiscos, nos desenhos e ilustrações com os quais a criança se expressa e se utiliza dessas formas para se expressar e dizer o que sente e compreende de mundo. 
Alfabetizar é complexo, e belo, explicável e ao mesmo tempo milagroso. Uma luz na mente, um insight. Segundo Piaget um momento de transição entre a assimilação, acomodação equilibração e aprendizagem.
E para alfabetizar a Alice sempre tive em casa muitos livros, lia pra ela, ia nas livrarias, comprava jogos educativos, escrevia, pintava. E agora começa a dar frutos á escrita espontânea. 
Hoje pela primeira vez ela escreveu uma frase sozinha e sem ajuda, queria fazer uma declaração de amor, ou falar de  mim e  rodeada de livro travesseiro e revistas se deparou com a agenda e quis agradecer o carinho da empresa Pé com Pé  para com ela, sempre enviando mimos e presentes e como ganhou um sapatinho de salto e eu já não posso usar salto ela quis decerto transmitir na frase que queria me ver usando um calçado tão lindo feito os dela, visto que eu só uso calçados quase ortopédicos.
Alice é muito vaidosa! 
Escreveu e assinou e só então percebeu que apesar de eu não poder usar salto e está na moda como algumas mães, ela me amava pelo fato de que eu brincava com ela.E não importava o que eu usasse.E queria enviar a empresa parceira sempre tão especial mandando pra ela presentes e calçados sua gratidão e homenagem : ver a mãe de Pé com Pé! Quem dera eu pudesse usar esses calçadinhos tão fofos e sair por ai saltitando!!
Como não dá, brincar com ela e saber que ela me ama basta!
Me emocionei!!
Por que a gente incentiva, educa , transmite valores,e no fim só desejamos que nossos filhos cresçam felizes e tenham em nós o porto seguro de amor e amizade incondicional.
Só quem é mãe e professora compreende o que significa ver a criança escrever o que sente, o que acha, sua visão de mundo, escrevendo de maneira natural, sem frases prontas.
Fiquei feliz em ler e ver que a primeira escrita dela foi para mim e um gesto de carinho com a empresa sempre presente no seu dia a dia.Espero que logo ela possa escrever mais e mais, versos, cartas, anotações recados e poesias. 
Mas pode ir devagar minha filha...Não precisa crescer tão rápido!
Basta aprender a ser feliz e escrever e falar palavras de amor, gratidão e alegria!

Paula Belmino





3 comentários:

chica disse...

Que fase linda essa! Um amor e tão gratificante ver! beijos,chica

Ana Paula disse...

Paula, a alfabetização abre um mundo de possibilidades! Linda a cartinha da Alice e esse sorriso com janelinha!
Bom final de semana. Bj

Unknown disse...

Oi Paula,

Que momento lindo!!
É emocionante para qualquer mãe ver seu filho iniciando a alfabetização, escrevendo as primeiras palavras, frases, lendo... Nossa, fico muito feliz por você. Parabéns por ser essa mãe tão atenciosa e dedicada a sua filha!

Beijinhos para vocês e uma maravilhosa semana!!!