sábado, 8 de março de 2014

Cuidados com os dentes das crianças




Quase todos os pais de crianças pequenas reclamam da mesma coisa nos consultórios odontológicos: precisam cobrar o tempo inteiro os filhos sobre a importância de escovar os dentes sempre após as refeições.

Mas há outro momento em que é preciso fazer a escovação, que é logo após a criança ingerir um medicamento, especialmente os líquidos, já que possuem corantes e sabores adocicados justamente para facilitar na hora de medicar os pequenos, avessos a remédios de gosto amargo, por exemplo.

E é nesse momento que surge uma dúvida: os antibióticos podem estragar os dentes?
Minha Alice quando menorzinha tomava muito antibiótico devido as crises de gargantas e eu me preocupava tanto  se não fariam mal á dentição que só me contentei quando a pediatra dela me orientou e esclareceu essa dúvida.

O Prof. Dr. Hugo Roberto Lewgoy, Especialista, Mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e consultor da Curaprox esclarece:



"Antigamente se dizia que antibióticos estragavam os dentes das crianças. Isso é mito ou verdade? Por quê?

Isso é um mito. Gestantes e ou crianças que utilizam antibióticos derivados das tetraciclinas durante a época de formação dos dentes (germes dentais decíduos ou permanentes) podem ser acometidas por uma alteração de cor bastante severa.

As manchas podem variar para uma tonalidade amarela, cinza e ou marrom e são estruturais, ou seja, são intrínsecas, ocorrem na matriz mineral dos dentes, e são muito difíceis de serem removidas sem o desgaste da estrutura dental.
Esteticamente são muito desagradáveis, porém, as áreas pigmentadas não se tornam fragilizadas. É bom que se frise que as doenças orais cárie e gengivite são provocadas pela falta de higiene oral adequada e não pelo uso de antibióticos.Os antibióticos nem protegem e nem prejudicam os dentes. O médico ou um cirurgião-dentista devem receitá-los quando necessários, porém, os pais e/ou responsáveis devem estar atentos redobrando os cuidados com a higiene oral durante este período.  "

É perfeitamente possível passar a vida toda com os dentes saudáveis se os cuidados com a escovação forem realizados com dispositivos adequados, de boa qualidade e desde a mais tenra idade.

Os pais e/ou responsáveis também devem estar atentos a tarefa do reforço da escovação para evitar cáries e outras doenças da boca e periodicamente levar a criança ao dentista para verificar  como anda a saúde bucal e escolher escovas adequadas ao tamanho da criança e de boa qualidade que aqui no caso indico a CURAKID da Curaprox com cerdas macias que nem agridem a gengiva e tem cabo octovado e facilita a escovação.

CURAkid: tão suave e macia que naturalmente ajuda os pequenos a criarem o hábito da escovação.

Foto: CURAkid: tão suave e macia que naturalmente ajuda os pequenos a criarem o hábito da escovação.
Você encontra  as escovas Curaprox nas grandes redes de farmácias como Drogasil, DrogaRaia, Drogaria São Paulo, Drogaria Iguatemi, pode encontrar também nos sites:
www.farmadelivery.com.br;www.oralbox.com.br

E a última novidade em escova é a que representa bem o nosso Brasil olha só que linda



Paula Belmino

fonte  http://chrisflores.net/saude/3/materia/3801/dentesperfeitos.html

Nenhum comentário: