quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dica de Livro: Pedolândia Cybele Meyer



Passo por passo , pé ante pé, um mundo encantado de criança
Onde os primeiros passos são importantes pra dizer quem ela vai ser, quem ela é.
Ler, fantasiar, aproximar-se dos livros
E de maneira lúdica brincar, falando de valores, família, meio ambiente e regras de convivência para todos aprender e se educar.
Um livro cheio de mistério, onde irmãos vão descobrir um mundo novo... Pedolândia onde se fala a língua do pé. Parecida a lingua do Pê que quando criança a gente aprendia dizer.
Pé de chuva, pensamento,
Pé de vento, livramento!
Pé descalso lá poderá também aprender?
E um bom pé de moleque, pra correr e também para comer.
Muita aventura para Gabriel e Gabriela, meninos que desobedecem os seus pais, e num mundo encantado conhece o mal, mas salvo pelo pé direito logo fogem pra casa e aprendendo a  falar a verdade, prometem nunca mais mentir aos seus pais, nunca mais enganar ou sair sem avisar. E os pais com muito perdão e alegria mudam o modo de agir, em vez de palmada ou castigo, as portas da liberdade aos filhos resolvem abrir.



Com este breve relato trago hoje a dica do livro : Pedolândia de Cybele Meyer, que a Alice recebeu de presente e claro divide com muitas crianaçs e entre elas meus alunos.
Além de ouvirem a história as crianças puderam na roda de conversar expor suas ideias, seus sentimentos, suas antecipações sobre os assuntos tratados no livro, além de enriquecer o vocabulário, conhecendo palavras diferentes e expressões idiomáticas que também já ouviram dos pais e avós e fazermos a interferência com outras que já ouviram fora da escola.
Por estarmos na semana da crianças usamos a história para falar dos direitos e deveres das crianças como brincar, ler , estudar, além de lazer e um bom relacionamento com a família e com os amigos. Realizamos algumas atividades como pintura do pé, onde trabalhamos coordenação motora fina e a sensibilidade, o tato, e um momento de descontração e maior aproximação das crianças através do toque e do prazer no riso e na gargalhada através do fazer cócegas ao pintar os pés e banhá-lo com água e sabão, num escalda -pés divertido.
Outra atividade foi a ilustração da história, já que é por meio do grafismo infantil, que a criança pode manifestar algumas de suas emoções e revelar como ela interpreta, além de ser percursor da escrita e de fundamental importância para o avanço das hipóteses silábicas.
Também reconstruímos as árvores de pedolândia que ao invés de produzir frutas davam sapatos, botas, chinelos e pedimos aos pais que mandassem sapatinhos de quando as crianças eram bebês, numa tentativa de aproximar criançae pais da escola, numa maneira prazerosa e que resgata o amor, e o afeto, em doces lembranças da vida infantil. As crianças colocaram seus saptinhos na árvore na sala e reforçamos a importância de se amar as plantas e cuidarmos bem delas,a final só as árvores de verdade são fontes de alimento para nós e como estamos na primavera, reutilizamos garrafas pet e tinta guache para pintarmos flores lembrando do outro livro da escritora Cybele Meyer: A flor amarela
Vejam algumas fotos e os desenhos das crianças:






















Pintura do pé, momento de afeto e escalda-pé com espuma, um momento prazeroso de se sentir o toque e sorrir e claro falar sobre higiene dos pés para a boa saúde corporal.





3 comentários:

Toninho disse...

Um belo presente para nossa Alice e mais lindo partilhar com os coleguinhas da escola e assim todos participarem no treino à criatividade.
Parabéns Paula pela ideia.
Abraços amiga.
Beijo

Anônimo disse...

Lindos, livro e Alice! Por aqui, somos sempre amigas dos livros. Beijo! Renata

Unknown disse...

Incentivar sempre a leitura, parabéns Paula, bela iniciativa.

Beijão!