sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Menos televisão. Mais Teatro. E em Casa!!




As crianças estão cada vez mais vidradas nas tecnologias, nos jogos de computadores, nos tablets, na infinidade de aplicativos e ainda muito tempo presas em casa vendo por longas horas programas de televisão. Muito se sabe que alguns canais principalmente os mais famosos passam um desenho e metade do tempo em intervalos  com propagandas que induzem a criança ao egocentrismo, que incentivam o consumismo desenfreado, que "faz" a cabeça da criança para pensamentos passivos que não a fazem pensar, ser criativa e  imaginar. Os desenhos animados por sua vez, alguns deles já levam a criança a aprender uma outra língua, algumas tomadas de atitude, mas tudo vago e fora do contexto social da realidade em que a criança está inserida. 
Esta semana fiz uma pesquisa com meus alunos e alguns deles veem mais de 6 horas a televisão. Faltam horas pra brincar, para ler, para ouvir histórias. Aqui a cidade não oferece muito o que fazer, não há cinema, não existe teatro e raras são as vezes que aparece uma apresentação para crianças, ou um circo na cidade. Nas praças faltam brinquedos e se os pais não estiverem atentos essas crianças vão crescer mais rápido do que o natural, adultizadas vendo novelas e filmes fora da faixa etária, presas no sofá, subordinadas a ideias premeditadas e indiscriminadas que a fazem se tornar um adulto fútil e consumista e pouco consciente e criativo, tendo o melhor de sua infância adulterada por conteúdos sexistas e que privilegiam classe sociais. Melhor seria poder fazer com os pais uma visita á biblioteca, ouvir histórias, ver uma peça de teatro. Como nem sempre os pais podem pagar para levar os filhos a essas apresentações e aqui onde moramos  nos restringimos a só irmos ao teatro se formos á capital, temos  que usar  a criatividade e a total atenção para a ociosidade de nossos pequenos evitando que se percam por horas em frente á TV. Agora e se eu contasse que dá pra ver uma peça de teatro sem sair de casa ao invés de ver novelas que se dizem infantil, mas apregoam a inveja , o namoro antes do tempo, muita maquiagem e sentimentos e ações maldosas contra os amigos?
Pois sim,  agora é possível ver teatro na sua casa de forma lúdica, informativa, consciente e com propósito de unir a família ao invés de ocupar a  criança enquanto os pais fazem outras coisas.
A Cenarium vendo esta necessidade de levar cultura e entretenimento para as crianças com o enfoque no educar sem induzir ou alienar criou um Box com 7 DVDs que trazem peças de teatro  com temas diferentes que despertam a imaginação e dão prazer  com o mundo mágico do teatro. Artistas que resgatam tradições, enfocam o misticismo e o  mágico dos contos de fadas, desvendam mistérios com muito humor, música e alegria. Esta é uma boa pedida para dar de presente ao papai pelo seu dia comemorativo assim quem se diverte é a criançada e ainda me família.

Recebemos um box com os mais belos espetáculos e a  Alice está toda prosa. Logo mais voltamos a contar como foi a reação dela e das crianças por aqui vendo a novidade.

Conheçam mais da coleção Grandes Espetáculos

Histórias Por Telefone


Ciranda das Flores


O Mistério no Expresso do Oriente




Terremota


A Volta Ao Mundo Em 80 Dias



Amazônia Adentro



O Fantasma do Som


O box Grandes Espetáculos Infantis nasceu da necessidade em democratizar o teatro para o maior número de crianças no Brasil.

Muitas crianças não podem ir ao teatro com a frequência que deveriam, seja pela pouca oferta de espetáculos próximos a sua casa, seja pela falta de tempo na rotina dos pais.

Esta Coletânea vem recheada com 7 encantadoras histórias que vão fazer seu filho descobrir um mundo novo de possibilidades e propiciar a vocês bons momentos juntos na frente da TV.

Veja o trailer e conheça agora alguns dos espetáculos que compõem o box:


E para comprar o seu:




Aguardem em breve mais novidades e resenha dos espetáculso que assistiremos aqui em casa e na escola com as crianças!

5 comentários:

Anônimo disse...

Beleza de teatro em casa! Teatro é um mundo encantado e poder desfrutar da alegria desta fantasia no conforto de casa é melhor ainda! Adorei a novidade!! Beijo! Renata e Laura

Pérola disse...

Belas sugestões.

Também sou a favor de menos tecnologia.

Beijinhos

Anônimo disse...

muito bem pensado, uma grande idéia, se as criança de hoje não brincam mais como devem brincar, arte sênica nelas, com certeza amanhã estará pelos tablados. Louvo sua iniciativa. Parabas!
Bjs!

Toninho disse...

Parabéns à Cenarium por esta bela ideia Paula.
Suas criticas são perfeitas com relação aos canais tradicionais, que sobrevivem em função dos comerciais.
A Alice via adorar e crescer.
Parabens para voce que está bem antenada.
Bjs

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Ahhh que bom Paula, adorei a novidade!!! A Cennarium está espalhando cultura e indico de olhos fechados os espetáculos tão cheios de alegria, encanto e cultura.

Os artistas são maravilhosos, dinâmicos e cheios de criatividade...

Tomara que seja de grande proveito para seus alunos que com certeza só terão a ganhar e claro, para LindAlice..

Lindo texto, adorei!

Beijos beijos