quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A família da casa amarela



Uma família feliz 
vive numa casa amarela, 
cheia de amor 
e muitas flores belas, 
entre elas um girassol no jardim 
todo amarelo e singelo.
Uma menina e dois irmãos
sonham inventar coisas 
para o mundo mudar.
Um outro irmão
gosta de passarinho
e de carrinho brincar.
O pai sai bem cedinho
todo arrumado
só volta no fim do dia
o paletó vem amassado.
A família é feliz
na casa amarela
sonham, se amam
ouvem histórias
comem os bons pratos da mamãe.
Essa família vive em paz
Pois todos se respeitam 
e se amam demais!

Paula Belmino



Poema feito de forma coletiva com as crianças na escola, inspirados no livro lido e  para retratar a história trabalhada hoje na escola com as crianças com o livro: A família da casa amarela de Acsa Brito pela Editora InVerso
O livro foi escrito pela autora que tem 8 anos, quando ainda tinha seis anos de idade e por ela também ilustrado. O livro é bilíngue e conta de forma criativa as relações de uma família, desenvolvendo a empatia e os valores para com nossos parentes.







 


As crianças na escola ficaram encantados, e curiosos, listamos algumas palavras do inglês que eles conheciam, li outras e falamos sobre a importância de ler e escrever, e registrar nossos sentimentos, expressar nossas ideias, para assim compreender melhor o mundo e a nós mesmos.
Após a leitura fizemos uma roda de conversa sobre as semelhanças e diferenças da família do livor para com as de cada aluno, e eles puderam produzir seus textos inspirados no livro com rimas ou não, com frases curtas que falassem da casa em outras cores, da personagem principal e de outros parentescos na diversidade da composição familiar de hoje em dia.





Na escola por exemplo tem criança criada só pela avó, outras que sentem a falta do pai, outras que perderam recentemente um avô e ou avó, e esse livro veio com muita importância para tratar do assunto família como base da sociedade, e razão de existirmos.

"Mais que ensinar ler  e escrever, é importante saber olhar as crianças em sala de aula , amá-las, enxergá-las, compreender como se sentem e assim usar a escrita e a literatura para ajudá-las, para abraçá-las." Paula Belmino



Para comprar o livro:

https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/a-fam%C3%ADlia-da-casa-amarela-the-yellow-house-s-family


Um comentário:

Toninho disse...

Que linda interação Paula e assim os meninos se embrenham pela leitura e criam as imagens belamente como pude ver e a poesia na construção da família ficou linda. Você merece nossos parabéns por tão dedicada missão de incentivar as leituras e estimular a criação da lido.
Eu temo que não seja pelas escolas do Brasil principalmente nas capitais.
Meu abraço com carinho amiga e um beijo na Alice e Hadassa. Abraço ao Amós.
Bom fim de semana para vocês com paz e alegria na família.