sábado, 10 de setembro de 2011

Sábado Cultural!







Hoje levei a Alice ao Museu da Língua Portuguesa, ouvimos e vimos muito sobre a origem da nossa línga materna, ela amou ver a cultura do povo, peças, canções videos,  ouvir poesias interagir com as palavras, de quebra passamos na estação da luz, andamos de trem, fomos a Pinacoteca, e ao parque da luz.Um dia hiper cultural que só nos trouxe conhecimento e paz.Eu me emocionei muito em estar no museu e conhecer mais da língua portuguesa, ouvir canções  e lindas poesias e mais ainda  por proporcionar a Alice um momento tão preciso experiência que hoje ela pode não entender o significado, mas que em seu processo de alfabetização e incentivo á leitura fará toda a diferença.
Ir ao museu da Língua Portuguesa é um passeio que todos devem fazer tendo a oportunidade de  vir a SP

E nosso domingo promete ser lindo! Aguardem e bom final de semana!

Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiro anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.




O Museu contou com uma equipe de criação e pesquisa composta por mais de trinta profissionais qualificados, dentre eles sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas que trabalharam sob a orientação da Fundação Roberto Marinho, instituição conveniada ao Governo do Estado de São Paulo responsável pela concepção e implantação do museu.



Seu projeto foi avaliado em aproximadamente R$37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais) que foram usados para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauro do Prédio da Estação da Luz. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha.



O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.



Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:

- mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura;

- celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;

- aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa;

- valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;

- favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa;

- promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes;

- realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.
**Extraído do site do Museu

Um comentário:

Anônimo disse...

bom dia lindas meninas...

que delícia de passeio, preciso ir à São Paulo pra conhecer...

andar de trem na estação da Luz... nossa isso tem cheiro de infância... que saudades dos passeios que fazia com a minha mãezinha....

beijokas pras duas lindas!


Su.