quinta-feira, 12 de junho de 2014

E O GRANDE DIA CHEGOU!!! Torça pela vida, vista-se de amor!





Hoje é um dia importante, muito mais que dia dos namorados e início da copa, é a data de lutar pela vida, de garantir a saúde aos pequenos corações, de aprender e se informar sobre a cardiopatia congênita e de garantir a vida  às crianças e  uma infância rica em liberdade e brincadeiras. Hoje é dia de torcer pela vida e se vestir de amor. Use vermelho e faça parte desta campanha:

Um Gesto pela Vida

Torça pela Vida
Seja o amor sua luz
A alegria tua esperança
A vida a oportunidade de ver a DEus
A solidariedade tua mão amiga
Seja o sorriso tua saúde
A teu coração doce paz
Vermelho sangue tua força para lutar
E na alma a paz a iluminar.
Seja o amor para sempre o elo que une
Raças, tribos e nações
Cantando a uma só voz
Saúde, amor e paz aos corações


Paula Belmino


Conheçam mais:

Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita

12 de junho – na data em que os corações estão em evidência, seja pelo Dia dos Namorados ou pela célebre abertura da Copa do Mundo, lembramos outra data tão importante para vida de muitas crianças: o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita.

Em ritmo de festa, milhares de pais, amigos, parentes e apoiadores da Associação de Assistência à Criança Cardiopata (AACC) Pequenos Corações, estão engajados em diferentes ações entre 5 a 15 de junho, em todo o país.

1 em 100

Vários estudos apontam que 1 a cada 100 crianças nasce com um coração “especial”. Quando a descoberta é feita ainda durante a gestação, as chances de sucesso no tratamento aumentam e alguns procedimentos são feitos com o bebê ainda no útero materno. Mas sem o diagnóstico precoce e correto, muitos desses bebês correm risco de morte. A informação precisa sobre a cardiopatia congênita e a parceria com os profissionais de saúde têm sido essenciais para fazer diferença a esses pequenos corações.

O que é o Teste do Coraçãozinho?

Uma grande conquista! Na véspera das comemorações, o Teste do Coraçãozinho foi incluido NACIONALMENTE como parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um exame simples, indolor, rápido e não invasivo, que pode indicar a probabilidade da criança ter uma cardiopatia congênita grave.

Também chamado de Oximetria de Pulso e recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o teste deve ser feito ainda na maternidade, antes da alta do bebê, como triagem de rotina para os recém-nascidos. Ele mede a concentração de oxigênio no sangue e pode detectar um defeito cardíaco, para que a criança inicie o tratamento o mais rápido possível.

Outras formas de diagnóstico precoce, muito importantes: ultrassom morfológico mais atento ao coração do bebê. Neste exame, o médico pode desconfiar de alguma malformação cardíaca e encaminhar a gestante para a realização de um ecocardiograma fetal, para um ultrassom do coração do feto que mostre o defeito cardíaco.

O ecocardiograma fetal é recomendado após a 20ª semana de gestação. É também indicado para todas as gestantes consideradas de risco: com idade superior a 35 anos, que tenha tido outros filhos cardiopatas, portadoras de diabetes ou lúpus, com feto que tenha outras alterações ou com suspeita de síndromes, dentre outros motivos.




- Texto Adriana Marques Accorsi Assessoria de Comunicação.

4 comentários:

Mimirabolante disse...

Legal! Viva a Alice !

Anne Lieri disse...

Ficou uma graça a Alice e a poesia um amor! bjs,

Ana Paula disse...

Importante a divulgação desta campanha sobre a cardiopatia congênita. Informação faz a diferança!
Beijo.

Zezinha Lins disse...

Que legal, amiga. Vamos torcer pela vida, vida com abundância!
Beijos!!