terça-feira, 27 de junho de 2017

Eloísa e os Bichos (Dica de Livro)




O que fazer quando a gente se sente perdida num lugar estranho?
Ser diferente a ponto de se sentir estranha?
Ser único num lugar onde tudo parece ser igual
Não achar pouso, e nem se sentir em casa?


A história que trago como dica literária hoje fala nas entrelinhas sobre a busca constante para se reencontrar e aprender a conviver consigo mesmo e com as pessoas ao redor  para se completar na  amizade, sabendo respeitar a todos na sua singularidade, na sua diversidade, e compreendendo que na multiplicidade de afetos, gostos diversos, somos completos,  seres incompletos que somos.

Aprendendo na diversidade, que para Deus somos iguais, mas somos únicos e multifacetados e é justamente nesse colorido da vida  que está a beleza de o ser e saber viver.


Foi com essa roda de conversa que iniciamos nossa aula sobre diversidade, inspirada no livro Eloísa e os bichos de Jairo Buitrago com belas ilustrações de Rafael Yockteng pela Editora Pulo do Gato .

O livro Eloísa e os bichos foi traduzido por Márcia Leite e narra a história de uma menina que acabou de se mudar com o pai para uma cidade nova. 
Eloísa se sente um bicho estranho, e vive triste a lembrar de sua vida passada. Na escola ela demora a se adaptar, até que com o tempo vai aprendendo a conviver com os demais.
O texto curto e lírico, traz grandes reflexões sobre convivência, respeito à diversidade, bullying, a questão das relações humanas e a ter empatia.

O texto casa com as belas ilustrações e nos faz pensar na pluralidade, no deslocamento das pessoas, temas que devem sempre ser abordados em sala de aula com as crianças.



Aliado ao livro didático, as crianças puderam ler, expressar suas ideias sobre respeito às diferenças e falar por exemplo sobre a questão dos refugiados, ou até mesmo de sua própria realidade quando os pais deixam o lar, a cidade pequena em busca de uma vida melhor na cidade grande.




Depois de ler, refletir, as crianças fizeram interpretação oral, e ilustrações, e uma lista dos animais que aparecem no livro, explicando como são as características dos seres invertebrados.





Aula contextualizada, com ênfase na cidadania, diversidade, amor e amizade, usando a interdisciplinaridade para aprender de forma lúdica, sempre partindo de um boa leitura literária.



Para comprar o livro:

http://www.editorapulodogato.com.br/livro.php?id=26

Nenhum comentário: