quarta-feira, 7 de junho de 2017

Pé-de-bicho (Dica de Livro)









Um Pé-de-bicho
Cheio de vida
sons do mato
vento a ecoar
vozes de bichos
todos juntos e unidos
a cantar.
Um pé-de-bicho
pra brincar, subir, saltar
afiar as garras, se aninhar
dormir, se refrescar
tomar sol e sombra
Pé-de-bico pra encantar.
Muitos bichos
quem vem, quem vai?
Quem chega 
Quem sai?
Ali todos vivem juntos 
de dia uns se cansam
à noite outros descansam
e a vida vai se revelando
amor e união
bela poesia
Nesse pé-de-bicho
todos os dias!


Paula Belmino





Essa poesia é para falar um pouquinho do lindo livro da Editora Pulo do Gato que recebemos em nossa parceria e fez sucesso na escola. Escrito por Márcia Leite traz um texto sonoro, que fala de uma árvore que acolhe todos os bichos da floresta, com harmonia e muita paz. Uma boa história pra refletir sobre a preservação das florestas, do meio ambiente do habitat de cada ser vivo, não desmatando, não poluindo.
O texto cumulativo todo ritmado aguça a concentração e a curiosidade das crianças para saber mais sobre os personagens bichos, todos bem ilustrados e coloridos pelo ilustrador Joãocaré, animais de nossa fauna e com nomes nativos da língua indígena. 



Em nossa sequência didática separamos os bichos por classes e as crianças levaram pesquisa sobre os hábitos de cada um.
Fizemos a leitura, depois fiz um ditado com as palavras do livro 
Depois criamos um Pé-de-bicho onde cada criança escreveu, e desenhou uma folha pra ser um bicho e assim corrigirmos o ditado, depois as crianças colocaram os nomes em ordem alfabética e a partir da ordem reescreveram de forma autônoma sobre o texto, e puderam perceber que os animais viviam todos juntos ali naquela árvore porquê eram livres e tinham um lugar sem poluição e nem ação do homem
Ilustraram e puderam no cantinho da leitura ler o livro de forma prazerosa e ainda mais curiosa para saber mais de cada bicho
E ainda em nossa sequência didática separamos os bichos por classes e as crianças levaram pesquisa sobre os hábitos e características de cada ave, réptil, mamífero, anfíbio etc..

Vejam só:




As crianças ficaram fascinadas em poder conhecer mais de cada animal, alguns em risco de extinção e podermos fazer esse debate de que para os animais existirem é necessário manter as florestas, e mesmo que aqui nossa fauna e flora seja diferente do que o livro mostra é parte de cada um cuidar da natureza ao redor, pois somos todos partes da mesma casa, do mesmo lar, da terra.
Um livro rico em experiências lúdicas, brincantes e ótimo para trabalhar a concentração e a sequencia lógica dos fatos, no caso com quem chega, que bicho se vai. além de sequencia matemática entre outros pontos revelantes
Escrito em caixa alta, e texto curto ajuda na alfabetização e desenvolve a habilidade de ler fluentemente.


Para saber mais do livro:






Autor: Márcia Leite
Ilustrador: Joãocaré
ISBN: 978-85-64974-71-5​
Páginas: 32
Formato: 22 x 22 cm
Cores: 4 x 4
Do que trata o livro: natureza, meio ambiente, fauna brasileira, convivência, nomes indígenas, brincadeiras.  
Gênero: livro ilustrado; jogo de palavras; texto cumulativo.
Indicação: começo a ler sozinho; leia comigo; 
Pé-de-bicho é o ponto de encontro dos bichos da floresta. Nessa grande e acolhedora árvore sempre cabe mais um! É nela onde animais de diferentes espécies se reúnem, se divertem e convivem em total harmonia.

Pra comprar: 
https://editorapulodogato.lojaintegrada.com.br/pe-de-bicho

Um comentário:

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Muito interessante essa dica de livro. Pela beleza e os elementos presentes na sua poesia, esse livro deve ser maravilhoso de se ler e trabalhar em sala de aula. Amei tudo, como sempre, seu trabalho é digno de inúmeros aplausos! Beijos, Lúcia.