segunda-feira, 23 de junho de 2014

O Mar e outras coisas de que também me lembro








O ser humano é formado de  sua busca por prazer, de seu contentamento nas suas conquistas,da superação de suas perdas, na tolerância de suas fraquezas e na força que retira de suas tristezas e turbulências e para ser forte e por muitas vezes é preciso uma mão amiga, alguém que lhe acolha, de uma conversa, de um conselho, seja por meio de uma viagem, seja pela oração, e a fé me Deus ou outra relação de amizade que lhe seja porto seguro e sabedoria para conduzir-lhe ao bem.
O ser humano é feito de sensações de lembranças e amizades, de momentos e saudade, é uma alma em consonância com pessoas com as quais vai tecendo a vida que lhe foi doada. Serão estes momentos e estas pessoas especiais de nossa vida que vão nos ajudar a crescer e a ser feliz, a superar traumas e decepções,  e nos garantir a garra para caminhar, a fé para vencer, pois a cada lembrança de algo bom vivido teremos a receita para ser feliz, a esperança para continuar a jornada, a firmeza para poder apostar que tudo por mais difícil que pareça será resolvido no final.
Ter em quem se segurar, seja num abraço que consola, seja uma mão estendida, seja uma conversa e num conselho amigo, ter a certeza de que a gente pode todas as coisas quando se têm um amigo para contar, um sonho para dividir e sonhar junto é saber ser um ser humano melhor, mais saudável, mais disposto a perdoar, a viver melhor, a ganhar em qualidade de vida e otimismo.
E por isso hoje trago a  indicação de um livro que aborda  este assunto, e fala de amizade e das relações que nos ajuda  a sermos melhores, um livro para ler, se emocionar ,para lembrar e relembrar seus momentos com amigos e parentes e também o relato e imagens de momentos lindos que nos fizeram felizes e matar a saudade em dias bons que vivenciamos este final de semana ao lado da amiga Luzmarina, uma pessoa maravilhosa que conheci no momento mais difícil de minha vida, quando sofri o acidente e desde lá até hoje esteve presente na minha vida mesmo que distante, mas por graça nos veio visitar e dividir amor, compartilhar historias e sentimentos e ensinar muito. Alice ficou apaixonada por ela e vivenciamos lindos momentos no mar, em passeios, em viagens pelos arredores da minha cidade. Um anjo veio nos visitar , e no mar nos derramamos em poesia e felicidade, nos banhamos de ternura e nas histórias, na cultura e na recordação de muitas coisas.
Sentimentos que afloraram com o mar, se desenvolveram no balanço das ondas de nossas praias Natalenses, nos nossos passeios pelo sertão e nas tantas lembranças que guardaremos no peito e na memória, que com certeza escreveriam e pintariam em telas memoráveis outras histórias, que o mar, o amor, e o céu nos farão lembrar para sempre.








Recebemos de presente da Editora Pulo do Gato o livro: O mar e outras coisas de que também me lembro. A história relata memórias de uma neta com seu avô querido, fala de aprendizado, de amizade, de relação saudável entre parentes e nos emociona com lindas imagens super coloridas que esparrama lembranças de nossa infância. O livro foi escrito e ilustrado  pela artista plástica Mônica Gutiérrez Serna e traduzido por Márcia leite de forma singela e delicada trata de abordar assuntos da alma humana, do que aprendemos com outro, da afetividade, do amor para com o outro. Quando li com Alice lembrei muito de meu avô e de tudo que aprendi com ele: o prazer pela leitura, o gostar de ouvir histórias, a imaginação aflorada, e toda sua simplicidade para me ajudar a crescer, a me alimentar melhor, suas cantigas, seu carinho. E  relacionei este livro com todo o carinho que a Alice pode demonstrar para o anjo Luzmarina, pessoa da qual tenho estima e infinita gratidão e  afeto e transferi para a Alice e ela também aprendeu a amá-la  pelo que é, pela amizade que gruda na alma e pela luz que irradia num sorriso que traz vida a todos nós. Meu amor por ela nasceu num leito de dor, mas para Alice veio com o mar, no sorriso, num abraço, num momento de aconchego e felicidade e que ela também guardará em seu livro diário pintado de estrelas do mar e conchas marinhas.
 O Mar e outras coisas de que também me lembro é para a gente se debruçar de forma emocionante no outro, nas amizades, no que a gente constrói com relações saudáveis.É para servir de inspiração e acolhida e de refúgio e bálsamo para o coração. Pois o ser humano precisa de um mar de amigos, de irmãos, de relações que salvem da rotina, de sentimentos de libertação, de fé e de reviver momentos e realizar sonhos e compartilhá-los. Um mar de amizade, um quadro de amor pintado.










Para saber mais do livro:

O mar e outras coisas de que também me lembro
Quando passeia com sua neta, o senhor Jaime fala apenas o essencial, ou, às vezes, nem isso. No entanto, é ele quem aguça a percepção da menina e lhe ensina as coisas essenciais da vida, como ler as palavras e as imagens, as nuances das cores, a natureza, os afetos e até mesmo o silêncio, num processo de aprendizagem instigante e amoroso.
O mar e outras coisas de que também me lembro é um livro ilustrado que nos fala da singular relação entre uma menina e seu avô e que transborda pura poesia da interação entre texto e imagens, cores e sobreposições, lembranças e silêncios. A cada página o leitor é surpreendido pelas marcas do fazer poético, das pinceladas, das recordações da infância que fazem deste relato autobiográfico um inesquecível passeio à beira-mar na companhia daqueles que mais amamos, ainda que não estejam mais entre nós.

5 comentários:

chica disse...

Livro que deve ser lindo.Fotos muito bonitas e são tantas as recordações! bjs,chica

Zezinha Lins disse...

Legal demais! Paulinha!! Bom são joão pra vocês! Beijos!

Ana Paula disse...

Encantador o sorriso da Alice!
E tão bom é ter uma amizade ao nosso lado. Achei lindo as cores do livro. Deve mesmo ser lindo!

E ainda sem as atualizações :(
Beijo!

Anne Lieri disse...

Paula, pela carinha linda da Alice o livro deve ser mesmo especial! Ótima dica! bjs,

Toninho disse...

Linda apresentação de um livro que desperta nossa curiosidade Paula. Nada melhor do que encontrar anjos em nossos caminhos, assim como você a este anjo, que belamente ilustra sua postagem num momento de calor humanos, de amizade, de gratidão.
Muito lindo amiga.
Carinhoso abraço.
Beijo de paz.