quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Semana da criança: Direito á brincadeira e a fantasia

Estamos comemorando a semana das crianças na escola e nada melhor que enfatizar a leitura e todo o prazer que ela nos trás, através dela falamos e enfatizamos sobre os direitos da criança tais como brincar, educação, saúde, amor e afeto, presença dos pais  etc... Na escola hoje  a aula começou com muita magia e a  professora Cicera Simoes minha mãe, nos trouxe uma história cheia de encanto e magia, onde as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver a imaginação e a criatividade, no faz de conta, no imitar as personagens Lenita e a fadinha , e se expressarem com música, gestos e ideias emocionadas sobre o livro de Anne Lieri : Lenita , a menina voadora.



 A professora Cicera trabalha na educação há mais de 48 anos e com dedicação e amor ao trabalho desenvolve seu papel com zelo e eficiência educando para a vida e incentivando o gosto pela leitura formando assim cidadãos críticos e que amam os livros
Uma pesquisa recente mostra que ler nos torna mais gentis pois estimula a empatia, e  quando a  criança vai conhecendo os personagens de um livro vai aprendendo a amá-lo.Foi o que aocnteceu hoje na sala de aula, as crianças logo se apaixonaram pela Lenita e pela fadinha e queriam todas se fantasiar como elas, e também conhecer a amiga Anne Lieri que nos trás tanto carinho. Como não é possível pela distância mandaram uns beijinhos tímidos e pintaram os desenhos para ela.













Vejam só o vídeo de alguns momentos da aula hoje:



 Segundo a pesquisa da Universidade de Washington e Lee, nos Estados Unidos. Ao relacionar o hábito de ler com a empatia que desenvolvemos pelas pessoas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que quanto mais nos envolvemos com as histórias dos livros, mais criamos a vontade de ajudar os outros.

Para realizar o teste, alguns voluntários foram convidados a ler uma história curtinha, e depois se submeteram a perguntas simples sobre o enredo. Em determinado momento da entrevista, os estudiosos derrubaram propositalmente um monte de canetas no chão. O resultado? Quem já tinha o hábito de ler se envolveu mais com a narrativa, e consequentemente criou o desejo de levantar e recolher as canetas. Já quem não costuma se entregar à leitura, se mostrou mais apático à situação.


O entendimento obtido foi que aquelas histórias que lemos para as crianças, ou que elas leem, são mais que um passatempo. Quando lemos ou ouvimos um conto, acabamos criando empatia com os personagens da história, e o sentimento desperta a gentileza de querer ajudar tanto os personagens, quanto o próximo na vida real. Ou seja: a leitura é uma forma lúdica de estimular o interesse e a caridade.

*fonte blog Elian 

5 comentários:

arlete disse...

Criança é tudo de bom.Nada melhor do que incentivar as crianças aohábito da leitura.Beijos

Unknown disse...

Nossa, que perfeita essa aula, tenho certeza de que as crianças AMARAM e os livros da Anne encantam e tornam tudo mais especial!

Um feliz dia das crianças para todas elas!

Daniela Roos disse...

Esta semana é a melhor de todas no ano :)
Bjocas e adorei as pinturas das crianças

chica disse...

Adorei ver e imagino o quanto as crianças devem ter gostado! bjs, parabéns às crianças! chica

Unknown disse...

Nossa Paula, quanto tempo!!!!
Esses dias estava visitando seu cantinho mas nem deixei mensagem.
Também acredito e muito na leitura. Criança necessita de leitura e isso só resulta em amor. Suas aulas devem ser só amor.
Legal a participação da sua!
A Alice continua um encanto.
Saudades. bjs