quarta-feira, 11 de março de 2015

Para Registrar Amor



"Escrevo porque tenho medo
De que as coisas fujam de mim
Presas as palavras aqui no caderno
Serão feito diário e jardim
Que guardarão as minhas memórias e sonhos
Registros de um amor indescritível
Um dia lidos
os mais ternos versos de amor.
Um dia desabrocharão feito primavera
Os poemas que escrevo para você
E logo serão na tua alma serena
Feito as flores que enfeitam a janela." 

Paula Belmino

Só se aprende ler lendo, só se sabe escrever escrevendo. E para escrever bem é preciso estudar, ler muito, ter incentivo, intervenção por parte do professor, ajuda dos pais, imaginação fértil para que a escrita e as primeiras produções de texto aconteçam é preciso começar do começo, está alfabetizado, partir das palavras, das listas, de um convite, do escrever um bilhetinho, terminar uma história, ou dar um começo, um título etc... É o pensar no que escrever, para que , para quem?
Escrever vai além de fazer frases, é colocar no papel ideias em concordância, com coerência e coesão, o começo, meio e fim. Não se escreve bem sendo pressionado,já que cada criança tem seu ritmo e seu tempo de amadurecimento,  mas sim incentivado, seja através de uma leitura de imagens que vai ajudando a criança a pensar e tomar notas sobre o que vê nos fatos ali apresentados, seja por meio de instruções, de pergunta, de como usar sinais de pontuação, e as normas e regras convencionais da escrita formal. é o repensar com qual letra começa, que tipo de letra usar, é o manter o hábito constante e rotineiro do escrever não somente na escola , mas em casa onde os pais e familiares são os primeiros a apresentarem o mundo da leitura e escrita aos filhos, e com quem passam maior parte do tempo.
para escrever bem é preciso pensar, e falar sobre o que se leu, quando por exemplo, os pais contam uma história ter sempre um feedback do que se leu, onde se passou a história, quem eram os personagens, o motivo pelo qual o escritor quis dizer tal e escrever sobre tal assunto e assim ajudar a criança a refletir e apensar, repensar e organizar seu pensamento falando sobre tal assunto, já que quanto mais fala, e participa do processo de leitura e escrita interpretando, melhora no pensamento lógico e racional, amadurecendo cognitivamente.
ler e escrever são portanto duas ações que devem caminhar juntas, mesmo que pode acontecer de uma criança aprender escrever e aind anão ler e ou ao contrário, é preciso investigar os motivos e ler sempre de maneira prazerosa e constante, já que vivemos num mundo letrado onde se tem escritos por todos os lugares desde placas de rua, aos rótulo de embalagens, na tv, no computador, nada é ilegível ou iletrado neste mundo em que vivemos, dai uma das dicas de se incentivar a escrever e a ler, partindo desses vários portadores e gêneros textuais como folhetos, revistas, bulas, sacolas de supermercado etc...
ler sempre para crescer, para aprender a escrever, para mudar o pensamento, para se tornar crítico e cidadão que é consciente de seus direitos e deveres, ler para ter prazer, para brincar, para fazer o cérebro sempre ativo, para mudar o mundo a  começar por si mesmo.
Quero com esta breve reflexão sobre o a importância do escrever mostrar  aqui uma pequena produção da Alice numa atividade de casa que a professora apssou. agora que ela se alfabetizou quer escrever sozinha, sem ajuda, ainda há erros ortográficos claro, mas que são corrigidos de acordo com sua maturidade e aprendizagem partindo dos erros para o acerto. O que importa aqui é a vontade de escrever, sempre numa historia, num bilhete para a professora, ou para as tias da igreja, num pedido de oração que leva para a escola dominical, num cartão de aniversário que prepara para uma amiga, numa brincadeira com a coleguinha vizinha onde brincam de escola escrevendo na lousinha. Enfim escrever sem pressão, e sempre com estímulo, mas claro com a orientação dos pais e do professor, com letra legível independente se for em letra bastão ou cursiva essa última super importante no desenvolvimento psicomotor da criança, na atenção, na memória, no traçado para desenvoler outras habilidades , e independente deste tipo de letra usado pela criança importa que conheça os variados tipos de leras e escreva sempre para que  possa ir progredindo significadamente cada vez melhor, para assim quem sabe se tornar um grande escritor, um poeta, um co-autor de sua história. Porque escrever é mais que um dom, é meta a ser alcançada com muito entusiasmo e estudo.

Para nos ajudar neste processo de escrita e leitura a Jandaia nos enviou lindos cadernos , com capa dura, miolo decorado em 4 cores, cheio de adesivos com os personagens da Alice no país das maravilhas que ela se amarrou e outros dois cheios de novidades, e bolsa em papel com arame revestido e com as folhas lindas para se escrever muito amor e poesia.


 Olha só a  felicidade dela?


Uma produção dela para a escola já no caderno Jandaia


E por falar em escrever está rolando na internet uma campanha onde as pessoas mostrem sua letra, uma vez que depois deste mundo virtual e com teclas a gente não escreve mais com letra cursiva, o que tem prejudicado muita criança e adultos , afinal nas sms , e noutras redes costumamos racionar  o escrito, diminuir as palavras, usando apenas sílabas e tags. Uma comunicação monossilábica. A campanha começou no Instagram e tem tomado conta de todas as redes sociais como Twitter e facebook.  A frase para quem participa começa sempre: "Uma coisa que não vemos mais: a letra das pessoas" essa é a minha. Geralmente seguido por tags e frases de incentivo à escrita cursiva e de mostrar a caligrafia.
Uma boa ideia , e que não seja apenas mais um motivo apenas para se internetizar , mas sim para se voltar aos diários, as cartas de amor, aos bilhetes, as listas de supermercado, aos registros diários de nosos alunos, já que vemos que até entre os professores tem se tornado um caos escrever o que se avalia no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. escrevamos mais, com caligrafia mesmo torta, mesmo que ainda erremos na grafia ou na ortografia, mas que escrevamos, para escrever melhor, acertar com os erros, ler mais e muito mais e assim tornarmos escritores de nossa história, assinando abaixo com caneta azul tinteiro ou em cores mil, mas que possamos escrever mais e mudar a nós e ás crianças que seguem nossos exemplos por um mundo mais bonito e com poesia que se lê nos diários já desbotados, ou nos cadernos lindos como os da Jandainha do Brasil.

Olha só nossa letrinha?




3 comentários:

Ana Paula disse...

Paula, uma excelente reflexão você nos traz com esse texto. A importância do escrever, saber expressar as ideias, a imaginação, a opinião. Em tempos de internet, onde até os míseros 140 caracteres foram substituídos por caretinhas, os emojis., cada vez se escreve menos.
Aforei ver a sua letra, muita bonita por sinal! Eu participei dessa campanha no instagram.
Tomara mesmo, não seja somente uma modinha, mas que as pessoas passem a escrever bilhetes, cartas, diários.
Beijo!

Maurélio disse...

Legal amigas Alice e Paula Belmino,beijos

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Excelente sua postagem Paula.
Importantes temas e adorei ver sua letra.
Obrigada por sua presença sempre tão
carinhosa.
Um excelente fim de semana para ti.
abração com carinho