domingo, 6 de dezembro de 2015

Domingo Literário com Frederica a Galinha do Pé Azul



Instigar a imaginação, deixar a criança se colocar com suas ideias, exprimir suas intenções literárias e fazer suas apreciações da leitura apoiada nas imagens e em conjunto com questões que o adulto leitor pode ir inferindo em informações lúdicas para construir juntas a habilidade leitura. Um conto a quatro ou seis mãos, em roda de leitura, em grupo, sem pressão!
 Foi assim hoje pela manhã , um domingo literário com o livro que recebemos da Maria Cininha: Frederica a galinha do pé azul. A Alice recebeu a visita da priminha Hadassa de 4 aninhos que adora livros e cria suas próprias histórias baseando-se nas imagens, e do primo Amós (10 anos ) e juntos fomos lendo, interpretando, internalizando informações acrescentando palavras, indagando e relacionando com as poesias que falam da mesma cor amarela da galinha da história, a poesia Flor amarela de Cecília Meireles que a Hadassa já é familiarizada e fomos falando de cores, de natureza, e assim criando uma leitura divertida, uma roda de conversa, uma maneira de criar conceitos e divertir de ganhar tempo, e de transformar um domingo alegre e colorido. Alice (9 anos) que já ler pôde ir  fazendo a leitura decodificada ajudando a prima a compreender o cenário e o roteiro da história e assim seu desfecho, de maneira lúdica e na brincadeira de achar que e tá só brincando vai aprendendo palavras novas, repertoriando o vocabulário e aprendendo novos conceitos e novas aprendizagens como no caso de hoje o respeito á diversidade e as cores primárias. Leitura com o dever de ser transformadora,  informando, recriando conceitos, formatando o pensamento.
Hoje elas se aproximaram mais da autora, puderam criar com ela um laço afetivo, puderam pensar nos valores de amizade, e do respeito que devemos tratar as pessoas e suas diferenças uma vez que cada um tem sua maneira própria de ser.
Um domingo de leitura e interpretação e releitura de imagem que elas fizeram com ajuda do primo Amós (10) anos a Frederica personagem principal da história usando tinta guache espalhada na mão na cor amarela, a crista e o bico usando dedinhos polegares com tinta vermelha e os olhinhos em branco e preto com a ponta do dedo mindinho e por fim as pernas e pés azuis e amarelas com cabinho de colher, pois eu estava sem pincéis em casa e para mostrar que quando se quer se usa a criatividade e tudo pode ficar mais colorido.
Uma manhã livre da televisão e dos jogos eletrônicos, um momento lúdico e cheio de conhecimento desde as artes ás habilidades leitoras e apta a desenvolver  a oralidade, pois é necessário que a criança fale o que pensa e no seu falar ir reorganizando seu pensamento. Além de toda cor e alegria da manhã a socialização com os primos e a interatividade para crescer saudáveis e desenvolver inteligências pictóricas, linguística e interpessoal.


Espiem só nossa farra:

Assistam o vídeo


Espiem mais imagens de  nossas artes:




Para saber mais do Livro visite a página Estúdio MariaCininha



Obrigada Maria Cininha por transformar nossas vidas!!!

Um comentário:

Toninho disse...

Bonitinho o video das Hadassa falando e da Alice lendo.
Voce faz muito bem este trabalho de incentivo.
Gostei.
Abraços