sábado, 28 de maio de 2016

Dia mundial do Brincar



Brincar é fundamental, é urgente, emergente, é força e solução para aprender e se socializar.
Brincar é sede e fome de crescer saudável, é essência, é lúdico, e imprescindível, é sanidade.
Brincar é linguagem universal, social, cultural e historicamente intrínseco do ser humano, dos animais,de todos seres viventes.
Tudo ao nosso redor brinca. O vento com as folhas, o sol com a sombra, as aves com as plantas, as borboletas e mil insetos com as flores, as ondas com a praia. 
Tudo é brincar!
Nós brincamos dentro da barriga até nascer e ao envelhecer brincamos de voltar a ser criança. 
É fundamental saber brincar para viver, crescer, envelhecer com saúde e alegria. O brincar livra da solidão e das doenças, desperta sensações e sentimentos, ajuda a desenvolver o ego de forma lógica e com saúde.
Brincar é ternura e verdade, é cultura e arte, é prazer e expressão.
Brincar é a principal forma de vencer seus próprios limites, conhecer-se, desafiar-se e e superar obstáculos impostos, e vencer obstáculos de sua própria personalidade, transformando-se no brincar. Ao brincar aprende-se o mundo na palma da mão.

Brincar é a principal forma de vencer seus próprios limites, conhecer-se, desafiar-se e vencer obstáculos de si mesmo, aprendendo o mundo na palma da mão. 


Brincar de tudo, ao ar livre na balança, no parque, subir na árvore, correr, andar de bicicleta , d e patins, correr, com jogos educativos, bonecas de papel, desenhar, ler , conversar, adivinhar, manter o contato com amigos e brincar com os adultos além de proveitoso e saudável ajuda ao desenvolvimento intelectual e sensorial psicológico e social da criança








O brincar é fundamental na vida de uma criança, por isso foi criada uma semana inteira (de 22 a 28 de maio) dedicada a incentivar a prática das brincadeiras mais diversas. O auge da comemoração será neste sábado, com crianças do mundo inteiro se divertindo, brincando e comemorando o Dia Mundial do Brincar.


A Aliança pela Infância, que desenvolve e inspira essa iniciativa desde 2009, está propondo “O brincar que encanta o lugar” como tema das atividades em 2016. Nesta semana – que vai acontecer de 22 a 28 de maio em todo o país – uma semente será plantada, mas a ideia é que o valor do brincar seja cultivado em todos os momentos.
Como sempre, as atividades são abertas, promovidas voluntariamente por pessoas, grupos e organizações sensíveis ao encantamento das crianças. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, que envolvem música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias e manifestações culturais tradicionais e outras ações. O importante é que se trata do brincar livre, com brinquedos não estruturados, em que as crianças encantam o lugar com suas brincadeiras.
O tema escolhido para as atividades de 2016 pela Aliança pela infância  busca chamar atenção para a necessidade de se abrir espaços para o brincar. A ideia é que famílias, educadores e adultos em geral mantenham e nunca percam o encantamento de seu olhar sobre a infância, que estimulem e propiciem lugar e tempo para a criança brincar. As atividades da Semana são pensadas para que os pequenos possam, com sua criatividade e imaginação, encantar ruas, praças, casas e escolas.


Em todas as fotos a Alice usa Lecimar
Créditos das fotos Camilla Bandeira, Naline Joele e as primeiras de minha autoria

5 comentários:

chica disse...

Que lindo,Paula! Lindas fotos e brincar é preciso pra grandes e pequenos! bjs, lindo domingo! chica

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Assino embaixo de tudo Paula e faço minhas suas palavras... O brincar liberta para todas as outras coisas da vida e se a vida pesa, devemos ter a brincadeira na alma pra nos sairmos da melhor maneira dos desafios impostos pela vida...
Brincar de criança à velhice faz do ser humano mais humano, mais doce, mais leve, mais tudo!
Brinquemos!
Muito válida essa Semana Mundial do Brincar e o Incentivo da Aliança pela Infancia!

Beijos e muitas brincadeiras pra vocês.. Lindas fotos!

Tê e Maria ♥

Ana Paula disse...

E pensar que tantas crianças são privadas desse direito, dessa parte tão importante do desenvolvimento.
Lindos os momentos de Alice em vários tipos de brincadeira, de diversão, inclusive a leitura!
Beijo.

Toninho disse...

Muito bonito ver a alegria estampada no rosto de uma criança bem amada.
O direito de brincar,sujar, machucar e voltar a brincar estar na nossa formação.
Não se blinda criança para liberdade de brincar, pois é assim que expressa sua
alegria de viver plenamente nesta fase.
Belos momentos Paula.

Uma semana abençoada e maravilhosa para voces.
Carinhoso abraço amiga.
Bju de paz para voces.

Anônimo disse...

Brincando aprendemos mais com as crianças! Beijo! Renata e Laura