Hoje teve leitura do livro Leila menina de Ruth Rocha pela Editora Moderna. Leitura leve e encantadora embaixo de uma árvore, ao ar livre para os primos e a quem quisesse ouvir. Leitura para todos em qualquer lugar. Porque ler desenvolve a imaginação, sensibiliza, alenta, faz a poesia dentro d enós, prende o tempo e eterniza na memória, desenvolve a oralidade e a criatividade, o espírito de solidariedade, e muito mais.
O livro Leila menina é da série Meninos eu vi! E narra a história de uma menina para jogar futebol o que era proibido na época e vai além disso conta da luta das pessoas pela liberdade política e pelos direitos das mulheres no ano de 1968.
A história de Leila ocorre na cidade do Rio de Janeiro uma menina com espírito de luta pela igualdade social e de gênero, a começar pela busca de direitos iguais para uso e uniforme, jogar futebol, reivindicação de direitos. Leila menina é tema atual é apresenta história de meninos e meninas bem parecido com os de hoje no Brasil e no mundo.
Uma boa oportunidade de conversar com as crianças sobre seus direitos e deveres e conscientizar sobre cidadania e valores, respeito e diversidade. Literatura para encantar, trazer alento e também conscientizar.
Sobre o livro:
Nessas situações injustas, só há uma coisa a fazer: protestar. E foi o que a Leila e algumas meninas fizeram. Não posso contar como. Mas garanto que foi engraçado e, o mais importante, eficaz.
Ah, esqueci de dizer que a história da Leila se passa no ano de 1968, uma época em que muitas coisas eram proibidas — para os homens e para as mulheres. Mas muito mais para as mulheres.
Com leveza de estilo e profundidade de pensamento, numa espécie de romance histórico para crianças, a Ruth Rocha foi longe, até o cerne de um problema que ainda não foi completamente superado: o machismo, um dos nomes mais infames do desrespeito e da opressão.
Série: Meninos, Eu Vi!
Ilustração: Suppa
Editora: Salamandra
ISBN: 9788516081713
32 páginas
Para conhecer outros livros da Série: Meninos eu vi http://www.ruthrocha.com.br/livro/leila-menina
Um comentário:
Deve ser bem interessante o Leila nesta historia de uma época e seus freios.
Amei as fotos de voces.
Acho tão delicada a Hadassa.
Com carinho meu abraço.
Postar um comentário