segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A Menina da Cabeça Quadrada




Tudo começou com a aula de leitura com minha irmã Anna Andreia lendo o livro para as crianças e depois ilustraram e  produziram  uma menina de cabeça quadrada usando uma caixa de papelão. A caixa não era um cubo então aproveitamos para trabalhar conceitos matemáticos dos sólidos geométricos e suas características como faces, vértices, arestas etc... qual a diferença entre cubo e paralelepípedo, polígonos, linhas retas e assim brincar na prática para entender a geometria nos objetos e nos espaços.
E também já fomos dando ênfase no reaproveitamento de embalagens, na reciclagem para construir brinquedos.




Nessa história: A menina da cabeça quadrada de Emília Nunes do blog Mãe que Lê com ilustrações de Bruna Assis
Uma menina chamada Cecília acorda e percebe que sua cabeça está quadrada, ela passa horas no tablet jogando e pensa que pode ter dormido por cima dele, mas ao levantar percebe o peso nos ombros.
E agora o que fazer?
A menina vai pedir a ajuda a avó uma senhora muito sábia que a leva no médico, e lá descobrem que há uma epidemia, dezenas de crianças com a cabeça quadrada. o médico sugere uma solução brincar, ao ar livre e a avó diz com brincadeiras redondas.




As crianças puderam encenar em sala e depois no pátio para a turma de outro 3º ano, que também ouviu a história e ilustrou.


As crianças leram, releram, brincaram , dramatizaram e para casa levaram a lição de construir com os pais suas cabeças quadradas como máscaras ou usando caixas de papelão, e assim em casa recontar a história, um incentivo para os pais participarem das aula se se aproximar dos filhos, afinal a literatura tem esse poder.



Uma aula de incentivo à leitura vivenciando matemática na prática, conceitos e atitudes, trabalhando procedimentos de criatividade, desenho e ressignificação de brinquedos, além de aproximar família da escola.

Foi uma festa!
Todos envolvidos com essa menina, com o brincar, buscando soluções para "desquadralizar " a cabeça da Cecília e de nossas crianças. 

Alguns desenhos da turma do 3º B com a professora Valderlena








E agora assistam os dois vídeos, aproveite e se inscreva em nosso canal:

Na sala ensaiando e encenando com toda a turma com objetivo de vivenciar a história lida


E no pátio com interação de todos:



6 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Que ternurinhas :) Amei esta postagem. Parabéns e obrigada por partilhar connosco.

Beijo e uma excelente semana.

Lucinalva disse...

Olá Paula
Ótima postagem, os alunos interagiram na aula e isso é bom demais. Abraços.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Riquíssima sua aula! Com certeza, as crianças assimilaram a leitura e os ensinamentos contidos nela.
Beijos carinhosos e uma semana bem feliz!

Anônimo disse...

Uma aula completa para ampliar a mente e não ser "quadrado"! Beijo. Renata e Laura

Anônimo disse...

Olá Paula, que beleza de aula, reunir criatividade x ensinamento x participação das crianças, é um prazer para os mestres. Entro aqui e saio impactada com a beleza das suas postagens...Vejo muita sabedoria e criatividade. Só posso dizer: Aplausos e parabéns!
Radiante amanhecer; desejo a vc e todos os seus!

Toninho disse...

Que lindo a interação dos alunos explorando criatividade com esta menina de cabeça quadrada.
Incentivo bonito da arte de voces e creio que bons frutos colherão desta galera, tão aplicada e interessada sempre.
Abraços Paula.