quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Encontro Precioso (Dica de Livro)




Encontro precioso de amor, de gerações, de cultura e herança;
Histórias que se entrelaçam com a da gente,  contos e receitas, costumes e tradições.

É sobre isso e toda arte de contar histórias, e de afeto que fala o novo livro de Maria Inez F. Pedroso, com ilustrações de Érika Rodrigues S. Duran: Encontro Precioso; O livro traz relatos sobre a cultura africana, comidas, costumes, canções, brinquedos, danças... Tudo contado pela personagem principal Dona Júlia uma senhora negra que tem muitas experiências e recebe Helena a filha de seus cuidadores sempre com alegria e afeto , transmitindo para ela valores culturais e contando belas histórias de seus ancestrais, de seus descendentes, negros.
 Um livro que traz à tona a valorização de nossa cultura e herança e mostra de forma terna a importância de nossos antepassados para a nossa própria existência.
Mãe Cicera Simoes amou o livro e já está lendo para as netas.
Mãe também é uma avó como a personagem principal Júlia que ama contar histórias de seu tempo. Essas travessias e interações com outras culturas nos alimentam e pelo conhecimento e tradição oral vamos tecendo nosso conhecimento com sabedoria e de forma significativa.


Maria Inêz é professora, pesquisadora, professora de arte, ativista popular e escritora. Tem mais de 10 livros publicados e Encontro Precioso é seu 13º livro, inspirado na cultura africana, e homenagem à uma senhora Dona Júlia uma centenária que tem muito a contar para a neta,no que se resume ai o Encontro Precioso, entre amigos, entre gerações.
O livro traz informações sobre a culinária, brinquedos como a  Abayomi que significa resistência e tem uma história de força e afeto, pois foi feita com pedaços de retalhos arrancados pelas próprias mãos das mães nos navios negreiras para trazer um afeto às crianças.



Quando um livro chega aqui prontamente já é logo lido por crianças e adultos, não necessariamente nessa ordem, pois os adultos leem para as crianças e as crianças também lê para adultos, outras crianças e até para os bichinhos de estimação.

Vovó Cicera Simoes lê para as netas: Encontro Precioso de Maria Inez Flores Maria Inez F. Pedroso com ilustrações de Érica Rodrigues S. Duran
Um livro que retrata a vida de Dona Júlia, uma senhora sábia , educadora de natureza, cheia de cultura , com muita tradição oral, costumes africanos que vai mudar o olhar para a cultura negra. A vovó Júlia conta  histórias, receitas de chá, amenidades e assuntos reais e importantes da nossa cultura.
Um livro que promove o encontro com nossa cultura e nossa ancestralidade.


Um livro pra exercitar o respeito, a diversidade, a tolerância, e promover a paz, e a convivência feliz!

Vejam a interação da vovó Cicera com a neta 



Contatos

Fone: (55) 3511-6561 e (55) 9.9631-8490


5 comentários:

Anne Lieri disse...

Paula, que maravilhosa essa interação incentivando a leitura, a troca de conhecimentos e afeto! Parabéns pelo seu belíssimo trabalho! bjs

Cidália Ferreira disse...

Que postagem fantástica! Algumas das novelas que a Vovó falou, passaram em Portugal Oh que saudades :-)))


Beijo e um tarde feliz

Anônimo disse...

Sou muito admiradora da vovó da Alice e Hadassa!!! Beijo. Renata e Laura

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Boa noite amiga!
Vim mais uma vez com o convite da 18ª edição do Poetizando e Encantando. ´E sempre um prazer lhe ter como participante, pois sua poesia nos encanta a cada participação.
Já está prontinha, acabei de publicar e desta vez iniciando uma retrospectiva de 2017.
Abraços, tenha uma noite abençoada e um amanhecer feliz.

Toninho disse...

Que lindo Paula, um livro para muitos adultos que ainda não entenderam a importancia da participação negra no processo de toda nossa historia. Amei o livro pela sua apresentação e amo esta vó com os netos neste processo de contar historias e despertar leitura.
Muito lindo Paula.
Não tenho visto foto de Amós.
Abraços