sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Abecedário Poético de Frutas. Roseana Murray



Hoje teve poesia das frutas na escola



Trabalhamos com a turma de 2º ano do Fundamental e é necessário ainda mais ler para as crianças, que estão em processo de alfabetização, para que estas se desenvolvam plenamente em suas competências e habilidades.
A partir da leitura do livro Abecedário Poético de Frutas de Roseana Murray as crianças puderam ler com ajuda, desenvolver a leitura fluente e sendo mediadas a compreender o abstrato nas vivências de sua realidade, enriquecendo o vocabulário conhecendo palavras novas e seus significados além de nomes de outras frutas diferentes da nossa cultura, como sapoti, oiti, caqui etc...
Pude assim diagnosticar a hipótese silábica de cada um que veio ler um poema de fruta diferente, bem como observar os que se negam, ou por timidez ou por ainda não saberem ler.






A leitura foi feita com o microfone para que eles pudessem  ouvir bem sua própria voz, e na leitura com voz alta desenvolver a fluência e saber se expressar, assim como oralizar em público.
As crianças trouxeram frutas para juntos fazermos uma salada e uma história matemática, já trabalhando quantidade, tamanho, formas geométricas, e resolução de problemas envolvendo adição.
De acordo com as frutas que as crianças traziam fizemos uma lista, e deixei que elas escrevessem como sabem, depois coloquei no quadro os nomes das frutas com ajuda deles para contar e de acordo com a contagem fizemos um gráfico de barras, sendo sempre instigados a pensarem e responder:
Qual fruta tem mais?
Qual fruta tem menos?
Quantas ao todo?

Ainda resolveram alguns problemas envolvendo as frutas e pintaram as barras do gráfico de acordo com as cores das frutas.
 Em Artes conhecemos a obra O vendedor de Frutas de Tarsila do Amaral, eles puderam analisar o que viam, de onde vem o homem, como, o que carrega no barco? E ilustraram de acordo com o que observavam.
Daremos continuidade a esta obra na próxima semana
Por fim saboreamos uma deliciosa salada com as frutas




Um pouco de nossa leitura





3 comentários:

Anônimo disse...

Uma delícia de aula, literalmente. Beijo! Renata e Laura

chica disse...

Aprender assim tem mais e melhor sabor! beijos, chica

Toninho disse...

Paula que ideia maravilhosa esta e vi que os meninos se inspiraram e aderiram bem.
Bela criatividade Paula e ainda com Tarsila do Amaral para orienta-los pela arte.
Aplausos amiga.
Meu abraço