quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Projeto Poesia do Bem na Jornada pedagógica de Bodó



A leitura é 
liberdade
asa e olhos.
É porto e casa,
ponte e agasalho,
aprendizagem e troca.
A leitura é o ato de ler a nós mesmos
e nos acharmos dentro de um livro
e depois de revelarmo-nos pela literatura
ter o poder de ser quem a gente quiser
Leitura é  teletransporte
é transformação
passagem para o inimaginável.

Paula Belmino

E hoje tive o prazer de participar da Jornada pedagógica da cidade de Bodó-RN a convite da Secretaria de Educação para falar um pouco da Educação literária na Prática, uma abordagem alinhada a BNCC que prevê a literatura como eixo da Língua Portuguesa e norteia todo o trabalho contextualizado numa visão de Educação Integral.


Relacionei as competências gerais da BNCC ao Documento Curricular do RN com ênfase na Educação Literária como eixo integrador, visando garantir o direito da criança, do aluno com base na leitura viva, e pelo poder da poesia, e da literatura em geral, transformar, ser alento e cura, ser ponte e porto.
O papel do professor como mediador de práticas de leitura que vão além de tratar conceitos, mas de formar cidadãos, leitores críticos, que sabem opinar, se expressar, ser resilientes e empáticos. A leitura como bússola para falar de assuntos difíceis de serem lidados, mas que com as narrativas as crianças expõem o que sentem sem perceber e sem se sentirem constrangidas, colocando para fora o que sentem e fazem mal, dando voz as palavras e renovando-se pela poder  da palavra, transformando assim  a realidade em que vivem por meio da fantasia.





O momento foi de conversa com os professores, com dinâmicas que eles podem levar pra sala de aula. Um momento Literário-musical com meus poemas musicados em parceria com o músico José Garcia, um projeto que permite ao aluno utilizar-se de várias linguagens como rege a BNCC na Competência 4
“Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Língua Brasileira de Sinais [Libras], e escrita), corporal, visual, sonora e digital–, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.”


A literatura permite o exercício de si mesmo e do outro, numa tomada de decisões, na reflexão, na assertividade, na empatia, ofertando a visão global de todas as áreas do conhecimento, onde o professor pode se utilizar de um único texto para trabalhar de forma contextualizada todas as unidades curriculares e oportunizar assim aos alunos o desenvolvimento construtivo de suas habilidades e competências.


Em suma nossa tarde se deu em destacar vorazmente o poder da leitura como um ato libertador e emancipatório.


Espero ter compartilhado e contribuído um pouco para a aprendizagem dos professores, pois também lá me emocionei e aprendi.
Uma das professoras um dia antes leu meu poema Anjo Flautista e viu seu filho com autismo nele, não escrevi pensando na inclusão, mas a poesia está ai para fazer pontes e variadas interpretações quando chega à alma de quem lê.



Esta é a aluna Rayane Guimarães aluna de uma escola pública de Bodó que dedica seu tempo á poesia, lendo, recitando, e escrevendo com autoria 
E aqui recita meu poema Pirilampo, que fez majestosamente um dia antes no 1º dia da Jornada pedagógica



Obrigada a todos pelo convite!


7 comentários:

Unknown disse...

Orgulhosa de vc, Paulinha! Parabéns!🌹

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de paz, querida amiga Paula!
Muito bonito o vídeo da menina linda!
Bem declamado e ilustrou lindamente o teor do post.
Parabéns aos professores que incentivam à literatura!
Tenha um dia feliz e abençoado!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
😘🤩🙏

Toninho disse...

Muito bem Paula, você com sua dedicação tem sempre a passar aprendizado nesta área.
Imagino como quão emocionante Paula ouvir esta leitura do poema e saber da emoção, que provoca e creio mesmo Paula que a poesia tem esta função em todas áreas se fazer presente.
Gostei.
Meu abraço com carinho.

Unknown disse...

Parabéns Paula pelo belíssimo trabalho que você realiza aliás trabalho realizado com maestria por uma profissional que se entrega ao que faz dessa forma encantado a todos♡

Diná Fernandes disse...

Bom dia Paula, cá estou novamente, passando apenas para informar o motivo da minha ausência que está postado no novo blog, peço que delete os links antigos, pois sumiram os sete blog, tento acessar depois que o pc queimou e a msg informa que foram removidos.

Estou a segui seu blog
https://blogpoetico2019.blogspot.com/

https://poetandojuntosemisturados.blogspot.com

Abraço saudoso.
Diná Fernandes

Gracita disse...

Parabéns Paula. Você uma competente e dedicada educadora dando o seu contributo para a prática da leitura e a formação do leitor crítico e consciente do seu papel garantido pela aquisição do saber através da leitura. Um momento perfeito e lindo
Beijos

Diná Fernandes disse...

Paula e sua competência desenvolve um belo trabalho em prol da Educação, pena que o governo do seu estado não valorize os servidores, especialmente os Educadores.
Parabéns pelo empenho e carinho dedicado aos seus alunos e circunvizinhos.

Um bom e abençoado dia.