domingo, 3 de janeiro de 2021

O dia do rio

 



Uma cidadezinha e seu rio, a vida simples do lugar.

O rio era visitado era o lugar de encontro, de histórias,  de vida.

Com a chegada do Senhor João Progresso, pensando na forma  simples e no comodismo da água encanada , tudo ao alcance das mãos,  as pessoas deixaram de visitar o rio e nem lembravam mais que  a água que usavam para tudo e que bastava-se ligar a torneira para  achá-la vinha do rio.

Não bastasse Senhor João  Progresso coloca grandes tubulações e canos e a água dija do esgoto descartada deixa  o Rio doente. Quem poderá ser consciente e ajudar ?

A cidade só lembra do Rio quando a água falta. 

Mas é  na voz e na ação de uma criança inteligente e amante do rio que essa situação poderá ser contornada.

Livro lindo escrito por Eraldo Miranda  @eraldomirandaof  com ilustrações de Alberto Pinto  Publicado pela Franco Editora 

Livro pra gente repensar nossas ações de cuidado coma natureza, com a água que não é apenas um recurso  ,  é  parte integrante da nossa existência,  está em nos e em todos os seres vivos nos mantendo de pé,  vivos. 

Livro necessário para a gente repensar nossa forma de tratar a natureza, o consumo  , o cuidado com o lixo e o descarte de resíduos, pois mesmo onde a gente more não exista Rio, a água vem de algum lugar, debaixo da terra por exemplo, no caso dos poços artesianos e basta colocar lico de forma inadequada para contaminar o solo, o lençol freático e contaminar a água, os rios subterrâneos .

.

Cuidemos da água,  das nascentes,  da nossa vida.



2 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Lendo, gostando, e desejando um
.
Feliz ano 2021
Saudações poéticas.

Renata disse...

Boa dica. Afinal, nosso amanhã é determinado pelos passos que damos hoje.

Feliz Ano Novo, Paula!

Beijo!!

Renata e Laura