sábado, 1 de maio de 2010

DIA DO TRABALHO


O que você quer ser quando crescer?
Foi assim que comecei a roda de conversa na sala de aula, pra debatermos sobre o tema trabalho.Uns disseram motorista, outros, bombeiro, outros policial, e outras profissões, mas a maioria das crianças disse: Eu quero ser professor (a)!Ente tantas profissões e escolhas na mente da criança a primeira dela é a de ensinar, de ser mestre, de poder educar.Aqui em casa não é diferente, minha Alice faz uns trabalhos como modelo e ai eu sonho pra ela essa carreira, ou a de escritora, a de médica, a de doutora.
Tanta coisa que desejamos de bom aos filhos que fica difícil saber qual melhor caminho, mas sempre sabendo que importa que este caminho seja pra fazer o bem.Hoje acordei com ela falando com as amigas imaginárias, melhor, com as bonecas representando as colegas de escolinha, e ela ali era a professora, deu lápis de cor e papel pra cada uma e conversava com elas como se elas fossem as amiguinhas da escolinha.Muito engraçado!E ao mesmo tempo muito interessante perceber que em sua pouca idade já reconhece o trabalho de quem está ao seu redor.
Dia desse eu falei pra ela que também era professora, ela ficou muito espantada. Acho que só entendia a professora dela como tal!Pois bem, o trabalho precisa ser feito com amor e maestria, não importa o que se faz, mas que seja feito com competência a fim de que as pessoas valorizem-no e de bom grado eduquem as crianças para que o sigam ou que o respeitem seja professora seja gari, seja motorista, seja porteiro, seja advogado, cada um lutando pelo seu sustento, mas como cidadão de bem exercendo a labuta de cada dia.E você o que quer ser quando crescer?Sim, pois a cada dia precisamos reciclar o conhecimento, mesmo em anos de profissão, precisamos olhar com uma visão futurista e dedicada, respeitando as diferenças e buscando novos caminhos pra o sucesso.Há que se trabalhar com afinco e dedicação, pra manter o trabalho digno e ganhar o pão.Mas há também que se trabalhar com amor, sabendo que de seu trabalho as pessoas ao redor serão melhor ou serão apenas quem são! Vai mudar o mundo ou apenas preencher o que te falta.
Paula Belmino
*foto de Alice visitando o trabalho da mamãe

6 comentários:

jakeline magna disse...

Feliz dia do Trabalho... A Alice e lindissima... fofura total... bjssss

chica disse...

Muito legal,Paulinha e Alice está um doce aí! Neno fez hoje o desenho de onde quer trabalhar... na fábrica onde o vovô trabalha. As referências sempre,né?beijos,chica

Anônimo disse...

Paulinha,uma cronica afiadíssima!E a Alice está um graça de professora!Bjs,

Úrsula Avner disse...

Oi Paula, bonita e sensível reflexão sobre o trabalho e seu verdadeiro valor. Bj grande um ótimo domingo.

Lady M disse...

Bom dia, Paulinha. Passando para conferir o seu trabalho e a gracinha da Alice. Beijos no coração. Milla

Bergilde disse...

Paula,valores assim é o que nós pais devemos estimular em nossos filhos.Bela Alice e que seja feliz na carreira escolhida no seu futuro com os alicerces adquiridos desde já!Abraços e boa semana pra vocês,Bergilde