terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Final de férias: É tempo de reajustar a rotina das crianças




Com a chegada do ano letivo, vai também acabando as maravilhosas e tão esperadas férias que pais e crianças brincaram tanto. Nas férias as crianças puderam jogar , brincar, dormir até tarde na cama dos pais, na casa da avó ou dos amigos, fazer festa do pijama, ver filme até tarde e etc... Tudo isto foi importante para que as crianças pudessem relaxar, e ter momentos de descanso, sem dever de casa, sem tanta obrigatoriedade com o estudo, mas  e quem disse que brincando a criança não está aprendendo? Aprende e ajusta o que estudou durante o ano letivo, e na brincadeira aprende também de forma lúdica porém  descontextualizada da  linguagem formal da escola.
Agora com o final das férias já é tempo de voltar às aulas, de conhecer professores novos, rever os colegas, fazer novas amizades. É tempo também  de  ir voltando à rotina em casa, deixando com que a criança se acostume com novos horários, como dormir mais cedo, para que quando começar ás aulas esteja preparada para enfrentar novos desafios de acordar cedo, por isso, se faz necessário o ajuste no horário de ir para cama, para acordar disposto, visto que é na hora do sono que o cérebro processa o que foi estudado para assimilar e aprender coisas novas.
Mesmo sendo férias, toda criança precisa de rotina, de horários estabelecidos, de alimentação certa na hora certa, de ver tv por pouco tempo, de brincar muito, mas tudo sem exageros e com tempo marcado, pois é com a rotina que a criança aprende a organizar o tempo, compreende noção de espaço e aprende a se programar para suas atividades propostas no dia a dia.
Cabe aos pais ajudarem nesta organização de tempo e de rotina durante a última semana de férias.
Para que a criança aprenda o ritmo e se acostume com este novo tempo, o bom é que ela esteja envolvida neste mundo escolar, seja sair com os pais para comprar o material novo, seja separar lápis, cadernos, livros e  para as que já escrevem pedir que coloquem seu nome nos objetos escolares, ou encapar os livros didáticos, ou separar o antigo uniforme para lavar , assim como também tênis e meias que serão usadas nos primeiros dias de aula.
Para as escolas nas quais as crianças  não têm uso obrigatório de uniforme, escolher roupas fresquinhas como bermudas e camisetas, calças, leggings e blusas de algodão para que se sintam á vontade para brincar na hora do recreio ou de algumas atividades que com certeza serão feitas em sala de aula, uma vez que criança se movimenta, rola no chão, pula, abre pernas e  em meio aos coleguinhas e para evitar exposição e constrangimento melhor usar um look mais composto nas meninas, e no entanto que dê liberdade para elas  brincarem  e se movimentarem.

Confiram algumas sugestões de looks que as crianças que não tem uma escola que obriga a usar uniforme, ou no dia da brincadeira que muitas escolas fazem , por exemplo na sexta -feira  podem usar, e está confortável para pular, correr e saltar.E entrar no ano letivo de 204 com a corda toda:

Looks Didinha com calças, leggings e blusinhas de malha para as meninas se apresentarem no primeiro dia de aula ainda mais "didinhas"








Camisetas fresquinhas de algodão da Bugbee para  suportar os dias de calor na escola e soltar todas as feras.











Os macaquinhos e conjuntos da Elian além de serem feitos com tecidos de malha confortáveis, são fresquinhos e  deixam as meninas lindas.


25612

25598


E por fim pra escola o bom é que crianças calce tênis confortáveis que deixem o pé respirar e livre para correr ou caminhar. Com a Pé com Pé Calçados o conforto e a liberdade dos pezinhos delas está garantido!






Paula Belmino
*Foto da Alice por Flávia Alves Fotografias
Alice usa Jacris Kids e Teens

3 comentários:

Ana Paula disse...

Por aqui já começamos a arrumar material, lavar uniformes e agora começaremos a ajustar a hora de dormir, já que nas férias dormiam mais tarde.
Lindos os looks!
Beijo

Anônimo disse...

Gostei muito dos Looks da Marca Didinha, um luxo!!!!
Vou pesquisar a Marca.

Vida disse...

Já comecei a me preparar para o novo ano escolar desde Dezembro/2013 rsrsrsrs e agora estou só curtindo o restinho de férias com minha princesa. Amei a sugestão desses looks.