quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro. Dia de Festa. Dia de Libertar Livros



Quem incentiva á leitura é anjo, 
É mestre no ensino, 
É amigo das letras, é doutor
Quem se destina a educar é artista, é professor.
Quem vive a vida com intensidade é sábio 
Quem na vida tem a missão de ensinar é puro amor.
Ser um difundidor de ideias
Ser a mão que acolhe
Ser braço que abraça a leitura
Que mostra ás crianças um caminho de vitória
Quem educa com livros, 
Constrói uma linda história
Quem pelo livro dos livros 
Ensina o caminho aos filhos
É de Deus presenteado com glória
Aquele que leva a semente do amor e da amizade ás crianças
É sujeito a ser amado por todo tempo
Em toda sua trajetória.
Quem incentiva a ler com afeto 
Cria nos outros o amor pelos livros
E deixa sementes de paz em nossa memória

Paula Belmino



Hoje é um dia importante, é dia do aniversário da minha mãe Cicera Simões, dia de dedicar a ela todo carinho e homenagens merecidas por sua vida de luta, quase 50 anos de sua vida, mais da metade dela em prol da educação em nosso município e coincidentemente hoje também é dia internacional do livro um dia plenamente festivo.

E por falar em livros, leitura, incentivo á leitura você já ouviu falar no movimento BookCrossing Blogueiro





O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing - um movimento que acontece fora do mundo virtual – e nada mais é do que o ato de “libertar” um livro com a finalidade de difundir o hábito da leitura. 

Estamos participando do movimento organizado pela Luz de Luma e nossa participação foi diferente, não esquecemos um livro, não deixamos de presente para um desconhecido, aproveitamos para presentear duas crianças de nossa escola Centro Mun Evilásio Luiz Victor, uma vez que as crianças não tem muito contato com os livros  anão ser  pela única bibloteca municipal da cidade, ou na escola , pois por aqui não existem livrarias, apenas algumas lojas com poucos e sem muita variedade de títulos infantis. Como conheço a realidade escolar, usamos a manhã aproveitando para congratular minha mãe pelo seu aniversário e como ela é também professora de sala de leitura ali aproveitamos o momento divertido das crianças em contato com a biblioteca ambulante, que falei aqui e toda alegria do momento com os livros para entregar a duas  crianças  de idades diferentes o nosso livro para libertar. Qual foi a reação de felicidade das crianças ao saber que o livro da vez era delas de verdade!
Os alunos escolhidos foram Jonas da Pré escoal e Davi da creche
O livro escolhido foi: O medo do escuro de Ivone Gomes de Assis, pela editora Assis. O livro é um conto infantil que fala de forma divertida e didática sobre a maneira como as crianças enfrentam seus medos noturnos , sem ter a pretenção de ensinar a superar os medos.
Tivemos a oportunidade de conhecer a autora quando viajamos no final do ano para Goiás/MG e tivemos o prazer de ganhar da amiga empresária Luzmarina do Espaço Desenvolver alguns livros da autora para trabalharmos com minhas crianças, o que logo mais trago a resenha do livro e algumas atividades inspiradas nele, pois como trabalhamos por temas na escola sempre tento encaixar os títulos dos livros nas minhas metodologias e atividades propostas pelo plano de aula.Como as crianças do turno matutino não conheciam o livro , tivemos a pretenção de fazer o desapego, e doar dois deles para que seus pais leiam para eles em casa e difundam ainda mais a magia da literatura pela nossa cidade e consequentemente dividam com outras crianças de suas turmas com ajuda das professoras.
Olha só a alegria das crianças:





Participe você também deste movimento!
Liberte um livro, incentive á leitura, leia para uma criança, doe um livro, gere amor e liberdade através das palavras!

Clica na imagem e vem saber mais detalhes deste lindo projeto



4 comentários:

Ana Paula disse...

parabéns para tua mãe, dona Cícera!
Muita saúde e sorrisos para ela! Beijo.

Luma Rosa disse...

Oi, Paula!
Me emociono bastante quando me deparo com pessoas que amam o que fazem, principalmente quando as crianças estão envolvidas.
Eu também acredito que quem incentiva a leitura é anjo - um anjo da guarda!
Vou copiar aqui o comentário que fiz na página do evento:
Parabéns pra sua mãe, pra você e todas as pessoas envolvidas que conseguem transmitir para as crianças a vontade de ler e aprender. O que será sempre lembrado por elas, principalmente quando não possuem bibliotecas ou livrarias na cidade!
"Liberte um livro, incentive á leitura, leia para uma criança, doe um livro, gere amor e liberdade através das palavras!"
O Mundo seria diferente se as pessoas seguissem pelo menos a última linha da sua citação.
Obrigada!
Beijus,

Toninho disse...

Legal Paula esta dedicação é que nos enche de esperanças com a infância e juventude bem orientada e nada melhor que o mundo dos livros.
Exemplos que devem ser seguidos com todos nesta missão.
Grande mãe com um abraço carinhoso e beijo neste lindo coração.Que Deus cuide dela com todo carinho para alegria geral.
Parabéns a ela pela vida e arte.
Abraços.
Beijos

Anônimo disse...

Mas que atitude maravilhosa de vocês, além de libertarem os livros, ainda puderam ver os olhinhos das crianças brilhando! Parabéns! É a segunda vez que vejo d. Cícera aqui no Poesia, mas já sou admiradora dela até o fim pelos mais de 25 anos dedicados à Educação, um exemplo a ser seguido, elogiado, parabéns, d. Cícera, sou sua fã! Desejo mais saúde e mais alegria!!

Beijo!

Renata e Laura