quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dia da Terra! O que você tem feito por ela?

Alice usa Daya e Pé com Pé Calçados
Fotografia de Graciela Lindner

Hoje comemoramos o dia mundial da terra!A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data. Por coincidência foi nesta data que os portugueses chegaram ao Brasil em suas caravelas e encontraram os índios aqui que já tinham sua cultura, seu modo de vida, sua alimentação, sua língua e foram obrigados a conviver e a aprender outros costumes que chegam até nós. Mesmo com o choque entre as culturas entre portugueses e índios trazemos deles muitas contribuições tais como: o hábito de cuidar da natureza e dos animais, do preservar, do cultivar a terra, do alimentar-se sem destruir a fauna e a flora.
Que esta data sirva não só para mera comemoração, mas que incentive a todos a fazer algo por nosso planeta, seguindo o exemplo dos povos da floresta:

*Plantar  uma flor, encher o jardim de verde, ou um pequeno vaso na porta de casa, na sala, na janela...

Alice usa Elian

*Reduzir o consumismo, reduzir o consumo de energia, vendo menos televisão ou brincar no computador e videogame,fazendo encontro com os amigos na praça, nos parques, organizando bazares entre amigos d elivros usados, trocando por outrs títulos e disseminando a literatura ou trocando peças de roupas e calçados que não servem mais, mas que estão em bom estado por outras que sirvam.




Alice usa Lecimar

*Fazer uma festa do pijama com os amigos, incentivando a leitura e o brincar e garantindo assim para as crianças menos tempo expostos na frente da televisão

Alice usa Dedeka

*Economizar água, fechando as torneiras, reaproveitando a água usada na lavagem da roupa para lavar banheiro e calçadas, diminuindo o tempo no banho, dando menos descarga, fazendo xixi no banho, e ao ir á praia ou rio, preservá-los não jogando lixo nas praias e arredores das fontes e nascentes etc...

Alice usa Dedeka

Alice usa Jacris
Fotografia de Flávia Alves

*Organizar um lual  para ouvir músicas, ou recitar poesias com textos e canções que conscientizem sobre os cuidados com o planeta e com a natureza, servir sucos naturais e chás e evitar o consumo de produtos industrializados

Alice usa Elian


Alice usa Pakita

*Plantar uma horta no quintal, ou até mesmo em latas de produtos que compramos para consumir durante o preparo das refeições.Plantar árvores frutíferas no quintal se tiver espaço, ou  ao invés de consumir sucos em caixinha comprar produtos na feira livre ajudando o comércio local e incentivando a produção rural, sem agrotóxicos

Alice usa Bugbee

*Adotar um animal, vaciná-los evitando assim que muitos animais sejam abandonados e entregues á rua e á fome e reproduzam indiscriminadamente.

Alice usa Elian
*Jogar lixo no lixo

*Reciclar embalagens, como por exemplo: uma caixa de sapato pode se transformar num baú  de leituras diárias com poesias, fotografias, versículos bíblicos, folhetos em geral.


São muitas as formas de se manter ativo e consciente de nosso respeito e participação ativa no contato com o meio ambiente, se cada um de nós fizer ao menos uma dessas ações estaremos valorizando nossa cultura e resguardando o planeta terra do colapso total e assim preservando a vida de todos nós.

Cuide da terra!

Paula Belmino

5 comentários:

chica disse...

Lindo post, belas fotos e o questionamento fica martelando em nossa mente...beijos,tudo de bom,chica

Tina Bau Couto disse...

Que lindeza de menina, de fotos, cenários
Ótimas sugestões
E além de preservar, contemplar, agradecer, proteger a natureza são práticas que mudam o mundo
Beijos meus

Ana Paula disse...

Que linda homenagem ao nosso planeta, nossa lar Terra! Alice ilustra de maneira simples, doce e com tanto significado as ações que podemos adotar.
Amei!

Anônimo disse...

Cada foto mais linda do que a outra, nos chamando a atenção para mudanças simples de comportamento que fazem a diferença! Beijo! Renata e Laura

Toninho disse...

Maltratada sim.
Devemos estar ligados e participantes das campanhas em defesa.
Amei as fotos.
Alice sempre um show.
Beijos