sábado, 15 de fevereiro de 2014

Primeira vez na escola



A escola é a segunda instituição onde nós criamos laços, nos socializamos, nos desenvolvemos, aprendemos a construir valores e formamos opiniões e ideias.
Na escola a criança brinca e aprende, conversa e faz amizades, joga e desenvolve o raciocínio lógico matemático, ouve histórias e desenvolve a imaginação.
Quando levamos a criança pela primeira vez na escola é necessário um tempo para que ela se adapte, pois algumas choram na hora do adeus aos pais, ainda sentem dificuldades em se expressar e compreender que as professoras serão suas amigas, responsáveis, e o elo que a elas serão ligadas para um bom desenvolvimento psicológico, socioafetivo, cognitivo. Para que esta adaptação seja feita de maneira produtiva é necessário paciência, firmesa e acompanhamento dos pais em levar e deixar a criança na escola todos os dias, mesmo que elas ainda chorem. Pois a adaptação depende de cada criança e nem sempre elas estão prontas a se separarem dos pais, por isso é fundamental conversar com a criança explicando sobre a importância de ir á aula todos os dias, que a mamãe ou papai logo volta, que ela vai está brincando e se for necessário  nos primeiros dias permanecer  com as crianças na sala de aula, por algum tempo, e depois dessa fase deixar a criança crie seus vínculos para seu próprio crescimento e desenvolvimento das competências, habilidades e inteligência emocional.
É necessário portanto ser firme  e ter a confiança que cedo ou tarde a criança vai está apta a adaptação escolar e pronta para fazer amizades e aprender num espaço lúdico a cumprir regras e vencer seus próprios limites.






*Fotos dos primeiros dias de aula da Hadassa brincando no parquinho de areia.
"As brincadeiras na areia dão à criança a possibilidade de desvendar o universo à sua volta. Os aromas, as texturas e as cores estimulam praticamente todos os sentidos dos baixinhos quando eles estão nesse ambiente.Na fase pré-escolar, os pequenos começam a sair do egocentrismo e passam a interagir com o meio e os amiguinhos."
                   Johanna Cordeiro melo Franco


Brincar na areia desenvolve a motricidade e a coordenação motora ampla e fina, é atividade lúdica e estimulante dos sentidos, ajuda a relaxar, compreender o espaço a partir do corpo, e desenvolve nas crianças em fase de locomoção a marcha e o andar de forma natural. Pisar em vários tipos de  solo, areia, grama, calçadas, pedrinhas  ajuda a explorar  o mundo e desenvolver a percepção.


Paula Belmino

** Hadassa usa tênis Pé com Pé Calçados



Um comentário:

Anne Lieri disse...

Paula,muito fofa sua sobrinha! Que bom que ela está se acostumando com a escola! bjs,