quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vamos frevar com Frevolina (Dica de Livro)




** Minha sobrinha Hadassa que também estuda na escola se aventurando nos passos do frevo

O carnaval se aproxima , nas escolas também usamos a data para trabalhar cultura, movimento, conteúdos didáticos, artes e muitas outras ações.
No passo da sombrinha! Este foi o tema de nosso projeto na escola de Educação Infantil onde trabalhoa qui no RN este ano. As crianças puderam conhecer o frevo, sua origem, sua história, seus passos,a cultura, suas cores e algumas músicas de artistas nacionais que fazem parte dessa história, em que lugar do Brasil é patrimônio imaterial, e ainda puderam trabalhar e aprender sequencia lógica matemática, cores, formas geométricas, e numerais, além de muita dança, movimento e arte com dobradura, pintura dos desenhos e confecção da sombrinha de frevo de papel. 








Atividade com pintura e dobradura da sombrinha frevolina





Para incentivo á leitura aproveitamos a obra que descobri meioq ue sem querer na internet. O livro Frevolina que conta a história de uma bonita sombrinha de frevo que, certa vez, em pleno carnaval, ficou esquecida no fundo de uma gaveta. Coitada de Frevolina! Logo ela que curtia tanto os dias de Momo... Mas, cheia de energia como o próprio frevo, ela conseguiu mudar o rumo de sua história.
Infelizmente não conseguimos encontrar o livro aqui nas livrarias por perto, e para comprar no site da Ed Bagaço não dava tempo chegar, dai que  acabei adicionando a escritora Jeane Siqueira na internet e fiz logo amizade, e ela me mandou o resumo da história que apresentei ás crianças no slide no computador,e elas amaram conhecer esta história, e assim que pudermos estaremos com o livro em mãos para elas conferirem tudo  de forma ainda mais prazerosa, pois criança gosta mesmo é de tocar, de sentir, folhear e ver imagens e assim ler com muito prazer.





Hora de ler e conhecer a história através de slide com fotos e texto enviado pela escritora

Além da história de Frevolina,Jeane Siqueira que além de escritora é compositora, nos mandou uma música que também fala de "Frevolina" e foi uma festa total nas nossas atividades hoje. Além de montarmos dobradura da sombrinha, ainda fizemos uma  com formas geométricas usando sequencia de cores e raciocínio lógico matemático, muita criatividade, e desenvolvimento da percepção e psicomotricidade fina. As crianças dançaram ao som de frevo e aprenderam passos como tesoura, saci, e compreenderam que frevo remete á palavra Ferver. E a sala ferveu de alegria hoje.
As crianças puderam se divertir com as atividades e com a dança e  amanhã será o encerramento, com muita fantasia no passo da sombrinha com frevo no pé e "Frevolina" na mão.





Obrigada escritora Jeane Siqueira pela atenção, pela alegria de nos proporcionar conhecer esta história tão divertida e alegre como o carnaval!
Conheçam mais da escritora em seu blog e  aqui  e fiquem com o vídeo do canal da artista 



Curtam a página da escritora aqui e conheça outras obras


https://www.facebook.com/escritorajeanesiqueira?fref=ts

Paula Belmino
**Hadassa usa tênis Pé com Pé calçados

4 comentários:

chica disse...

Lindas as crianças e a sombrinha colorida,adoro! Ótima dica de livro! Bom trabalho! bjs,chica

Anne Lieri disse...

Que bonito seu trabalho,Paula! Adorei a postagem! bjs,

Ana Paula disse...

Que trabalho lindo com as crianças!
Ter contato com o frevo, sua história, importância.
As carinhas deles são pura alegria!
Beijo.

Unknown disse...

Adorei