quarta-feira, 2 de outubro de 2019

A Menina Que Sabe Chove Ganhou Vida na Escola Municipal Costa E Silva




Na aridez de meus dias, achei na poesia a água farta para saciar minha sede, aliviar os dissabores, e escrevi sem medidas,  tudo que senti, vi, aprendi, e assim modulando essa poesia que me ajuda a viver e entender o mundo , passei a escrever versos sobre as coisas da vida, da natureza pensando no olhar infantil, para em primeiro plano brincar com as crianças, e pelo olhar delas difundir a literatura o amor pela natureza, aprendendo a olhar a vida, respeitando os animais, e a água como bem precioso e que é tão caro e raro, e necessita de nosso cuidado.
Foi assim que nasceu A Menina Que sabe chover que agora ganha vida pelas mãos das professoras, em suas releituras com muita arte e participação das crianças que mediada a leitura expressam opiniões dão vida à personagem menina Maria e brincam de  fazer chuva, a chuva de poesia que acende me nós a consciência ambiental, e o humanismo para a cada dia sermos melhor.


Após conhecer meu livro a Professora Mediadora de Leitura Marizalba da escola Costa e Silva em Parnamirim me convidou para conhecer as crianças e apreciar o que elas aprenderam com meu livro.
Fiquei sem palavras, chorei de emoção!

E no dia 26 de setembro cheguei e fui recebida com afeto por toda equipe da escola  e pelos alunos, num cenário característico ao livro e com uma tela pintada pela professora como releitura de uma das ilustrações d emeu livor por Francisco Daniel



Primeiro veio a criança a falar de água, de guardar a vida, e com a canequinha bebeu este líquido precioso entre um texto e outro, e saiu chovendo poesia para chamar outras crianças que leram poemas.
A poesia oração que clama reflexão e alento, veio ajoelhada a alma da criança a nos fazer olhar para elas com amor 



Após vieram as meninas bem trajadas da cor do sertão, com poemas em latas d' água, e ao lerem, depositavam pingo a pingo água guardada, sonhada, na lata da outra, como uma metáfora de que cada um de nós deve fazer sua parte, assim como é A Menina Que Sabe Chover, contadora de rios, guardadora das águas.




Meninas , crianças aprendem o quanto é importante economizar água, cuidar das plantas, fazer nascer a chuva que já habita dentro de uma árvore
e plantaram sementes de esperança com muita leitura sempre, pois o futuro é agora e urgente de sonho e ecologia 


E assim deixar que vivam seres miúdos, sapos e rãs, flores como a Chanana e os cactos que são força e resiliência e se adaptam à seca, com paciência para florir onde estiverem plantados


E pela poesia da perseverança e da educação vem a chuva, o sorriso, a amizade, a aprendizagem lúdica da arte



Foram muitos e lindos momentos vividos na tarde de 26 de Setembro na Escola Costa e Silva em Parnamirim, com direito a abraços, conversa, leitura e autógrafos, lágrimas de felicidade que fazem chover a alma, e ver agora alguns exemplares do livro A Menina Que sabe Chover na Biblioteca da Escola para todas as crianças lerem







Vejam um pouco mais, cliquem em HD:





 Agradeço a todos pelo lindo trabalho com meu livro e pelo carinho!
E você já conhece A Menina que sabe Chover? Adquira o seu,  entre em contato e leve para sua escola, quem sabe eu possa estar ai vocês também!

https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/a-menina-que-sabe-chover


Vejam mais em

http://www.riodeleitura.com.br/2019/09/escritora-paula-belmino-faz-chover-na.html

Nenhum comentário: