quinta-feira, 16 de abril de 2009

UM DESFILE PRA ENSINAR E REFLETIR


Chegou o dia, melhor, noite de minha estrela desfilar.Lá ela ficou só com as outras crianças e monitores para maquiar-se e arrumar os cabelos os pais não podiam acompanhar a não ser se fosse entrar com eles, dai não poderiam deixar no espaço, então fiz a experiência pra ver s e ela ficava, mas como essas coisas demoram pra começar, eu estava muito aflita. Ansiosa, receosa de tudo dá errado, dela não querer mais entrar, se a fralda não ia vazar, se ela não ia chorar, essas coisas que todas mães sentem.
Começou o desfile, com o apólogo: A linha e a agulha de Machado de Assis pra narrar a inspiração da coleção e muitas mães foram entrando com os filhos. Daí, eu me senti culpada de ser egoísta e deixar Alice ir só.Pior me sentia um carrasco abandonando-a ali à sua sorte, foi em meio a meus pensamentos que uma das monitoras apareceu lá no canto da passarela com ela aos prantos, em um soluço só.Fiquei morta de culpa, ai fui lá atrás com ela conversei ela se calou e entrei desfilando com ela, ela ainda meio ressabiada, ai viu o pai tirando fotos junto com a avó e ficou melhor, pois não é que quando voltei com ela pra platéia ela viu as outras crianças só desfilando quis ir também, falando assim: quero desfilar! Levei pra fila novamente e ela foi sozinha.Linda menina de Deus! Linda! Linda!
Ainda deu a paradinha típica dos modelos e desfilou no ritmo da música, arrancando aplausos e suspiros de meu coração apaixonado.
Depois que percebeu como era aplaudida e prestigiada quis ir de novo dai ela foi ao meio dos modelos maiores e o público elogiando, batendo palmas e eu lá atrás na entrada só espiando, não pude mais voltar á platéia, pois ela achava que eu não ia mais voltar.
Ao ver as lágrimas e o choro dolorido de minha filha segundo antes ainda refleti, o que uma criança perdida da mãe ou do pai não sente?
Como seria bom se todas fossem felizes e só obtivessem sorrisos como o que ela deu ao desfilar naquela passarela!
Os modelos iam e viam e eu lá de traz ocupando o lugar dos monitores do desfile observava minha pequena estrela.Era de lá que ouvia os aplausos e os gritos de linda! e ai enfim a Lilica e o Tiger apareceram , ela não se assustou de inicio com a Lilica até quis pegar na mão dela , mas ao ver o tiger pronto! Quem disse que ia mais perto, por fim ficou sem tirar fotos com ele, ao chegarmos em casa quase 11 da noite queria por que queria ver ela com o tiger e a lilica nas fotos e nos vídeos, expliquei que não tinha fotos, pois ela não quis tirar fotos com eles chorou muito mais que antes quando se sentiu só, dessa vez por que queria voltar lá e tirar fotos, mas como? Uma criança é mesmo inocente! Sente medo, se assusta, mas está pronta a enfrentar seus medos pelo que gosta! Nós devíamos ser assim, tais como elas.
Eu fiquei também sentindo a falta no vídeo e nas fotos deles desfilando, ou com ela, mas eu sabia que estaria exigindo muito dela, e por ser tão pequena não fui insistir, se ela venceu um medo, a timidez, a sensação de abandono nem que fosse instantânea, não seria justo eu cobrar dela ainda mais isto.
E a noite terminou! Nós duas lado a lado, ela dormiu de cansaço e satisfação, e era ali em meus braços que a minha estrela realmente brilhava, em seu sono puro e doce de criança.
Eu agradeci a Deus por tudo, pela festa, por está perto dela a consolar-lhe no choro, e poder enxugar suas lágrimas, orando em pensamento pelas crianças que não tem quem as console, e que um dia elas venham também a despertar atenção e sorrisos, aplausos de um coração.
Deitei-me em paz e repouso, mas espere...Esqueci-me! Antes de dormir, deitei perto dela a boneca Lola do desenho infantil, um pedido que me fez dias antes, e o mais puro de todos os presentes: meu beijo em sua face de amor e afeto.Uma oração pra que o anjo guardador lhe viesse guardar e que ela e a Lola com aplausos e estrelas viessem sonhar.

3 comentários:

chica disse...

Que maravilçha de relato.Vivi contigo toda emoção! Lindo! um beijo às duas!chica

Bergilde disse...

Como mae, tb imagino o quanto vc se emocionou junto à sua princesinha.E, se esse for seu destino esperamos ve-la nos outdoors da grande capital da moda italiana e mundial que é Milao. Por que nao??? Nossos parabéns de coraçao da distante Italia.

Edna Lima disse...

Ela só precisava saber que vc estava lá. Passando segurança pra ela. Lindo todos os detalhes. E brilhou mesmo sua princesinha. bjs