terça-feira, 8 de setembro de 2015

8 de Setembro. Dia Mundial da Alafabetização





Alfabetizar é poder viajar na imaginação, apoderar-se das palavras e delas fazer manuais em construção, poesias estreladas, contos de fada a querer bem, histórias engraçadas, ser amiga de princesas e heróis e deles também ter o poder. É morar  nas palavras, é ler um livro e dele fazer parte.Ir na casinha dos três porquinhos, e com eles festejar...é aniversário , é magia, e na noite com eles se aventurar. Uma brincadeira de cabana, do escuro nunca ter medo, e com o lobo mau brincar , pois quando a gente vive sem medo,  isso não é nenhum segredo. Ler é imaginar!

Alfabetizar e fazer renda, é costurar o belo e mudar as coisas  de lugar, é fazer versos, morar nas letras e nos livros se reinventar.É tricotar, é possuir o mundo inteiro de aventura e nas histórias ser o personagem principal, ou mudar o cenário quando bem quiser, um ponto ali, outro acolá. 

Alfabetizar é escrever cartas, é ter segurança pra informar os sentimentos, é se conhecer por dentro, e para os seres fabulosos dos livros ser pé de vento, que os leva a viajar, arrumando chifre em cabeça de cavalo, fazendo tempestade em copo d'água, ser fada ou bruxa má. Alfabetizar é ser a mola que constrói a história e muda a realidade quando precisar.



A melhor maneira de alfabetizar uma criança é lendo, é se apaixonando pelos livros e hoje no blog tem uma dica linda do livro:  O aniversário dos três porquinhos - Coleção de Aniversários​ escrito por Índigo e ilustrado por Silvana Rando​ que acabamos de receber da editora Dedo de Prosa que conta a história do aniversário do Arthur um menino esperto que aodra imaginar e brincar, na coleção ele é o aniversariante eterno e vai crescendo livro a livro, neste ele comemorá seu 3º aniversário com mais dois amigos no sítio e o pai os ajudará nesta aventura preparando a festa e construindo para cada um uma casinha, igual na história dos três porquinhos, eles serão surpreendidos por grandes aventuras, o medo do lobo, o bolo, e a relação de amizade que se constrói na história leva o leitor a viajar nas belas ilustrações.





O livro não se trata apenas de descrever momentos festivos, mas de contar sob o olhar da criança como elas veem suas festas e se apoderam do mundo imaginário dentro delas dando asas a imaginação e as boas lembranças. O livro é composto de 40 páginas todas lúdicas e cheias de mistério instigando na criança o gosto pela leitura e pelo desbravar do mistério.
A Alice amou!!

Para saber mais
http://editoradedodeprosa.com.br/

**Alice usa
Blusa Beijinho
Short Look Jeans
Tiara Bola Boneca Kids

3 comentários:

Ana Paula disse...

Hoje, quando assisti a uma matéria sobre o dia dedicado à alfabetização, lembrei-me de você, de tua mãe!
Tão lindo alfabetizar, ensinar a costurar letra por letra...
Tanto a ser feito em termos de políticas públicas em nosso país, tanto educador a se comprometer verdadeiramente.
Eu tenho muita admiração pela Silvana Rando! Não conheço esse livro, mas deve ser interessante!
Beijo!

Maria Rosa Sonhos disse...

Ah, os livros nos encantam demais mesmo! E Alice é muito esperta de aproveitá-los bem! Beijo! Renata e Laura

Tina Bau Couto disse...

É lindo alfabetizar e ser alfabetizado
Não é valorizado tanto quanto vale
Tanto quanto representa
Janela, poetas, asas é o alfabetizar e alfabetizar-se
Lembro do nome da minha pró, lembro de lições dadas por ela, palavras e hábitos
Tenho fotoadulta com ela
Sou grata

Parabéns pelo seu trabalho e dom
Adorei a dica
Beijos meus na Alice e qd tiver livros pra fazer voar põe uns num envelope pra cá para eu usar em minhas oficinas para adultos com livros infantis que ensinam além da faixa etária
Falando nisso quero o endereço de vocês
Manda por email

Beijos mil