terça-feira, 3 de novembro de 2015

Sete Cartas de Outro Planeta ( dica de Livro)




Imaginar e fantasiar é deixar voar os sonhos, é ir além do que acreditamos, é tentar a sorte e fazer valer nossas expectativas. Toda criança gosta de fantasiar e nós mesmos adultos sonhamos e ansiamos por algo que faça valer nossas crenças na busca de respostas para o inimaginável e o invisível. A fantasia para os pequenos no entanto é surpreendentemente necessária para que num misto de fantasia e realidade a criança vá tecendo seus conceitos, compreendendo o espaço e as coisas místicas ao seu redor. É por este motivo que as fadas, bruxas, anjos, sereias, cupidos, cavalos alados e extraterrestres estão sempre presentes nos sonhos e no imaginário infantil. Seguindo essa linha a Editora Bambolê acaba de lançar em seu catálogo o livro: Sete cartas de outro planeta da autora Ana Cristina Melo que versa uma linguagem gostosa de se ler e ao mesmo tempo introduz vocabulário bem formal pra contar a história de uma menininha que adora rosa e gosta de brincar, mas não tem nem com quem conversar e muito menos com quem se divertir. É no  cenário do quarto rosa da menina, num dia  de feriado e numa tarde silenciosa e fria que a autora adentra os pensamentos da menina para falar nas entrelinhas  sobre o tema tão discutido nesses últimos tempos: a falta de tempo entre pais e  filhos, a substituição das brincadeiras para um brinquedo que  compense o diálogo e o tempo compartilhado. A menina sozinha no quarto recebe a cada dia cartas  de um ser amigo que quer manter uma amizade e entre os afazeres do lar os pais e seu único irmão não dão tanta bola para ela nem para seu novo amiguinho . Seria um amiguinho imaginário? Uma outra percepção da autora que de forma bem intuitiva infere na realidade infantil,  afinal as crianças fantasiam, conversam sozinhas e criam amizades com seres inanimados seja para expor seus medos ou angústias, seja para ter maior relacionamento quando se sentem sozinhas, ou até mesmo para compartilhar brincadeiras . Nada que preocupe os pais , mas que deve-se sempre estar atento á qualidade do tempo com seus filhos.



A menina do livro : Sete Cartas de outro planeta tem nessa amizade apreço e curiosidades e responde as carinhas

Mas nas cartas o que o amigo Et lhe escreve? Como seria a resposta da menininha?
Como termina essa história?
Vale a pensa ler o livro que  é ilustrado lindamente por Patricia Melo com muito rosa e tons delicados nas 36 páginas de pura imaginação e encantamento que promete prender crianças e adultos.
Nós aqui em casa recebemos hoje, como disse anteriormente estava participando de um concurso da editora onde era necessário escrever uma carta a um ser de outro planeta. o meu texto ficou entre os dois primeiros lugares e recebemos o prêmio , entre eles papéis de carta, bloquinhos, marcadores e livros. Lindos e cheios de mistério e encantamento, que servirão para ler com Alice e emus alunos.
O livro aborda também entre esses assuntos a amizade, a importância do tempo para conversar e brincar entre pais e filhos, além de servir para incentivar a escrita de cartas e o gosto pela leitura.

Segue abaixo minha cartinha ganhadora do concurso: Ao mestre com carinho

Carta de Um Extraterrestre

Alô terráqueo sou Et.Paixãoterra. Escrevo para dizer que não é só você que fica a observar, querendo descobrir se em marte há vida, se há ser vivo noutro planeta além das estrelas. Daqui te observo bem com minhas antenas e meu olho biônico posso detectar que vocês seres humanos perdem muito tempo tentando achar chifre em cabeça de cavalo e se esquecem de alimentar a terra, perdem anos a procura de respostas para o aquecimento global e não plantam árvores, e as poucas que tem cortam, fazem fogueira, fumaça que tem ultrapassado camadas de ozônio e me atingido aqui. Porque não se dedicam a cuidar da terra? Plantem mais, dê atenção aos animais. Nem nos sonhos delas eu apareço mais! Então por favor vê se descola desse aglomerado de fios e olha para cima, veja com seus filhos o pôr do sol, sinta a brisa leve enquanto ainda é dia e dá tempo de salvar a terra, senão será o fim e depois disso nem eu quero mais voltar aí. Brinquem com as crianças e instiguem a imaginação, pois algumas delas já deixaram de acreditar que eu existo e que além do céu azul há um lugar com seres de anteninhas coloridas que dizem olá.
Um beijo com gosto de nuvem.
Et. PaixãoTerra
Para saber mais:
Uma menina já não sabe mais o que fazer para "desligar aquele tempo lerdo e chato". Enquanto os pais e o irmão estão dedicados a outras tarefas, algo inusitado acontece.
A carta de um extraterrestre desembarca por baixo da porta.
O que será que está escrito nas várias cartas que aparecem em todos os cantos da casa?


Ilustrações: Patrícia Melo
Temas: Relação familiar - Criatividade - Imaginação - Afeto - Fantasia - Meios de comunicação
Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa - Matemática - Artes - Geografia - Ciências - 
Páginas: 36
Formato: 20 x 20 cm
Editora: Bambolê
ISBN: 978-85-69470-00-7
Formato: 20x20 cm 
Indicação: Leitor em processo – a partir de 8/9 anos Temas principais: Relação familiar | Imaginação Páginas: 36 
Preço: R$ 25,00
ANA CRISTINA MELO é carioca e apaixonada pelos livros desde menina, quando sonhou em se tornar escritora. Pós-graduada em Análise de Sistemas, em 2005 resgatou sua paixão e, desde então, publicou dez livros, participou de cinco antologias e foi premiada em diversos concursos literários. Durante esse tempo, arranjou diversas formas de divulgar a literatura nacional e aproximar os leitores das histórias. Atualmente, ela garante que tem um relógio mágico que multiplica seu tempo, para que possa cuidar do maridão e dos filhos, trabalhar, além de ler e escrever histórias encantadoras. É associada da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil). Site www.anacristinamelo.com.br. 
PATRÍCIA MELO é graduada em Design Gráfico e Pós-Graduada em Editoração – O Mercado do Livro. Desde 2006, atua como designer editorial e diretora de arte em publicações, projetos e releituras. É associada da AEILIJ. Ilustrou e executou o projeto gráfico do livro “Tão longe, tão perto”, que foi selecionado para o Catálogo da Feira de Bolonha, além de receber o Selo Altamente Recomendável, da FNLIJ. Site www.patriciamelo.net. 
Entre em contato com a editora:
contato@editorabambole.com.br 
Tel: 21-96730-3933 (Comercial) 

2 comentários:

Ana Paula disse...

Que dica deliciosa!
Tocou-me profundamente a carta onde se diz que levamos anos procurando uma resposta para o aquecimento global, mas somos incapazes de plantar uma árvore.
Triste, mas verdadeiro e possível de mudar!
Beijo

Anônimo disse...

Curioso, instigante tema! Beijo! Renata e Laura