Imaginar e fantasiar é deixar voar os sonhos, é ir além do que acreditamos, é tentar a sorte e fazer valer nossas expectativas. Toda criança gosta de fantasiar e nós mesmos adultos sonhamos e ansiamos por algo que faça valer nossas crenças na busca de respostas para o inimaginável e o invisível. A fantasia para os pequenos no entanto é surpreendentemente necessária para que num misto de fantasia e realidade a criança vá tecendo seus conceitos, compreendendo o espaço e as coisas místicas ao seu redor. É por este motivo que as fadas, bruxas, anjos, sereias, cupidos, cavalos alados e extraterrestres estão sempre presentes nos sonhos e no imaginário infantil. Seguindo essa linha a Editora Bambolê acaba de lançar em seu catálogo o livro: Sete cartas de outro planeta da autora Ana Cristina Melo que versa uma linguagem gostosa de se ler e ao mesmo tempo introduz vocabulário bem formal pra contar a história de uma menininha que adora rosa e gosta de brincar, mas não tem nem com quem conversar e muito menos com quem se divertir. É no cenário do quarto rosa da menina, num dia de feriado e numa tarde silenciosa e fria que a autora adentra os pensamentos da menina para falar nas entrelinhas sobre o tema tão discutido nesses últimos tempos: a falta de tempo entre pais e filhos, a substituição das brincadeiras para um brinquedo que compense o diálogo e o tempo compartilhado. A menina sozinha no quarto recebe a cada dia cartas de um ser amigo que quer manter uma amizade e entre os afazeres do lar os pais e seu único irmão não dão tanta bola para ela nem para seu novo amiguinho . Seria um amiguinho imaginário? Uma outra percepção da autora que de forma bem intuitiva infere na realidade infantil, afinal as crianças fantasiam, conversam sozinhas e criam amizades com seres inanimados seja para expor seus medos ou angústias, seja para ter maior relacionamento quando se sentem sozinhas, ou até mesmo para compartilhar brincadeiras . Nada que preocupe os pais , mas que deve-se sempre estar atento á qualidade do tempo com seus filhos.
A menina do livro : Sete Cartas de outro planeta tem nessa amizade apreço e curiosidades e responde as carinhas
Mas nas cartas o que o amigo Et lhe escreve? Como seria a resposta da menininha?
Como termina essa história?
Vale a pensa ler o livro que é ilustrado lindamente por Patricia Melo com muito rosa e tons delicados nas 36 páginas de pura imaginação e encantamento que promete prender crianças e adultos.
Nós aqui em casa recebemos hoje, como disse anteriormente estava participando de um concurso da editora onde era necessário escrever uma carta a um ser de outro planeta. o meu texto ficou entre os dois primeiros lugares e recebemos o prêmio , entre eles papéis de carta, bloquinhos, marcadores e livros. Lindos e cheios de mistério e encantamento, que servirão para ler com Alice e emus alunos.
O livro aborda também entre esses assuntos a amizade, a importância do tempo para conversar e brincar entre pais e filhos, além de servir para incentivar a escrita de cartas e o gosto pela leitura.
Segue abaixo minha cartinha ganhadora do concurso: Ao mestre com carinho
Carta de Um Extraterrestre
Alô terráqueo sou Et.Paixãoterra. Escrevo para dizer que não é só você que fica a observar, querendo descobrir se em marte há vida, se há ser vivo noutro planeta além das estrelas. Daqui te observo bem com minhas antenas e meu olho biônico posso detectar que vocês seres humanos perdem muito tempo tentando achar chifre em cabeça de cavalo e se esquecem de alimentar a terra, perdem anos a procura de respostas para o aquecimento global e não plantam árvores, e as poucas que tem cortam, fazem fogueira, fumaça que tem ultrapassado camadas de ozônio e me atingido aqui. Porque não se dedicam a cuidar da terra? Plantem mais, dê atenção aos animais. Nem nos sonhos delas eu apareço mais! Então por favor vê se descola desse aglomerado de fios e olha para cima, veja com seus filhos o pôr do sol, sinta a brisa leve enquanto ainda é dia e dá tempo de salvar a terra, senão será o fim e depois disso nem eu quero mais voltar aí. Brinquem com as crianças e instiguem a imaginação, pois algumas delas já deixaram de acreditar que eu existo e que além do céu azul há um lugar com seres de anteninhas coloridas que dizem olá.
Um beijo com gosto de nuvem.
Um beijo com gosto de nuvem.
Et. PaixãoTerra
Para saber mais:
Uma menina já não sabe mais o que fazer para "desligar aquele tempo lerdo e chato". Enquanto os pais e o irmão estão dedicados a outras tarefas, algo inusitado acontece.
A carta de um extraterrestre desembarca por baixo da porta.
O que será que está escrito nas várias cartas que aparecem em todos os cantos da casa?
Autor: Ana Cristina Melo
Ilustrações: Patrícia Melo
Temas: Relação familiar - Criatividade - Imaginação - Afeto - Fantasia - Meios de comunicação
Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa - Matemática - Artes - Geografia - Ciências -
Páginas: 36
Formato: 20 x 20 cm
Editora: Bambolê
ISBN: 978-85-69470-00-7
Formato: 20x20 cm
Indicação: Leitor em processo – a partir de 8/9 anos
Temas principais: Relação familiar | Imaginação
Páginas: 36
Preço: R$ 25,00
ANA CRISTINA MELO é carioca e apaixonada pelos livros desde menina, quando sonhou em se
tornar escritora. Pós-graduada em Análise de Sistemas, em 2005 resgatou sua paixão e, desde então,
publicou dez livros, participou de cinco antologias e foi premiada em diversos concursos literários.
Durante esse tempo, arranjou diversas formas de divulgar a literatura nacional e aproximar os
leitores das histórias. Atualmente, ela garante que tem um relógio mágico que multiplica seu tempo,
para que possa cuidar do maridão e dos filhos, trabalhar, além de ler e escrever histórias
encantadoras. É associada da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil
e Juvenil). Site www.anacristinamelo.com.br.
PATRÍCIA MELO é graduada em Design Gráfico e Pós-Graduada em Editoração – O Mercado do
Livro. Desde 2006, atua como designer editorial e diretora de arte em publicações, projetos e
releituras. É associada da AEILIJ. Ilustrou e executou o projeto gráfico do livro “Tão longe, tão
perto”, que foi selecionado para o Catálogo da Feira de Bolonha, além de receber o Selo Altamente
Recomendável, da FNLIJ. Site www.patriciamelo.net.
Entre em contato com a editora:
contato@editorabambole.com.br
Tel: 21-96730-3933 (Comercial)
2 comentários:
Que dica deliciosa!
Tocou-me profundamente a carta onde se diz que levamos anos procurando uma resposta para o aquecimento global, mas somos incapazes de plantar uma árvore.
Triste, mas verdadeiro e possível de mudar!
Beijo
Curioso, instigante tema! Beijo! Renata e Laura
Postar um comentário