Para saber falar bem a nossa língua
Conversar sabendo usar a linguagem formal e informal
Saber escrever, se colocar
Fazer uso da gramática de forma certa
Saber predicados, e sujeitos
Compreender o tempo e o verbo
Exercitar vocabulários diversos
No tempo, na ordem, que número e grau.
Pretérito perfeito, imperfeito,
Mais que perfeito saber ler e interpretar
Ter às mãos os livros e por prazer devorá-los, comê-los,
tendo inspiração nos personagens
Conhecendo a fundo conjugações e advérbios,
mas muito mais que isso, é saber ler e sentir
A poesia viva dentro da gente
Como música a fluir.
Palavras, frases, contexto e conjunções
Tendo por desafio pesquisar , saber mais
Da aritmética resolver problemas significativos
Fazer estimativas e comparações
Raciocínio lógico com veloz pensamento
Basta dar tempo no ritmo de cada um, com paciência e experimentações
Entender sobre medidas e fração
A história dos numerais
Somar, subtrair, dividir prolemas
Multiplicar afeições.
Usando a sequencia lógica e no ilogico aprender brincando
Expressões numéricas usando as mãos, jogos e recreação.
Mais que entender conceitos e conteúdos decorados
É viver a leitura na alma
A matemática na vida
Em todo tempo com prazer para aprender
E reinventar-se no mundo.
Paula Belmino
Com esta poesia e essas fotos resumo o dia de hoje na escola, ainda falando sobre Monteiro Lobato e sua criação o sítio do Pica-pau amarelo levei a Alice para ler e algumas crianças foram fantasiadas de Narizinho e Dona Benta, mas por falta de autorização de imagem por parte da escola coloco apenas essas aqui que mostra um pouco do que foi o dia.
A Alice leu uma poesia sobre Emília, se apresentou falando das características da personagem boneca falante, e as crianças amaram a surpresa.
Com alguns livros antigos encontrados na biblioteca pude falar sobre a biografia do autor e as crianças em duplas e trios leram umas para as outras , ajudando os que ainda não leem fluentemente e qual não foi a surpresa pois as crianças puderam ver nos livros Emília no Pais da Gramática e a Aritmética de Emília alguns conteúdos já trabalhados em sala como substantivos, número, numeral, algarismos romanos e vinham me mostrar , dizendo: - Olha professora o Visconde está falando desse assunto que estamos estudando, e eu percebi que a leitura era significativa, participativa, interativa, mais que impor a leitura, entender conceitos e conteúdos se deu de forma prazerosa e na linha da diversão e ludicidade que toda criança precisa para aprender.
As crianças ainda cantaram a música da narizinho pois estavam fantasiadas, fizeram fotos coma Emília, e construíram quebra-cabeça com os nomes e desenhos dos personagens do Sítio, uma forma de ajudar os que ainda não leem a se familiarizar com a leitura de forma concreta e recreativa.
Eles se envolveram muito, pintaram, dançaram, brincaram e puderam ajudar uns aos outros, e eu me senti feliz em poder contar com a Alice, minha ajudante nesse incentivo à leitura e as artes, pois quando a criança dramatiza, desenha, escreve , pinta está se expressando, se comunicando e colocando no papel o que pensa, sente, e é.
Ainda continuaremos a semana com o tema e a Alice voltará como emília para dançar para eles e continuar no incentivo a ler e ao escrever de forma espontânea e divertida.
Confiram só alguns momentos:
O contato das crianças com esses livros antigos e que nunca puderam conhecer foi significativa
Olhem só um pouquinho da Alice em sala de aula
E aguardem mais desses momentos de Emília por aqui!
Quero externar meus agradecimentos a amiga aluna , mãe de um ex aluno meu que fez a fantasia da Emília para a Alice e nos ajuda com esse momento de sonho e magia entre as crianças. E a Malu nossa bibliotecária pelo apoio com os livros e a maquiagem
4 comentários:
Foi uma festa maravilhosa! Imagino a alegria das crianças em receber uma Emília tão especial! Beijo. Renata e Laura
Lindo poesia e os momentos por lá tão importantes para as crianças! Lindas fotos todas! bjs, ótimo dia e parabéns sempre! chica
Poesia magnífica, orientando para os estudos tão necessários para todos! Beijos,amei.
Parabéns pelo trabalho maravilhoso que vem desenvolvendo com as crianças do Francisco Jerônimos.
Postar um comentário