domingo, 24 de abril de 2016

Ritual do Sono Tranquilo


No meu quarto vou deitar
Com muito sono jáestou
No travesseiro perfume suave
Abraçado ao meu brinquedo
Na minha cama já estou.
Papai e mamãe já me beijaram
Uma linda história de amor
Contaram para eu dormir
E nos meus sonhos vou relembrar e sorrir
Em paz me deitarei
Dormirei tranquilo 
Com anjos ao meu lado a me guardar
Durmo, sonho, cresço e sou feliz.

Paula Belmino


As crianças precisam dormir bem e pelo menos 8 horas por dia, isso é fato, mas a qualidade do sono, dependem de um ritual que deve ser seguido à risca e com a boa rotina sempre, afinal dormir é mais que uma necessidade vital, faz a criança aprender enquanto dorme, cresce devido ao fator hormonal do GH conhecido como hormônio do crescimento que só é liberado no organismo quando se dorme, e muito importante é cumprir o ritual de dormir bem e antes das 9 horas da noite pois ele só é desenvolvido no estágio 3 a 4 do sono que acontece entre meia noite, e além de ajudar no crescimento mantém o tônus muscular e evita o acúmulo de gordura e a fragilidade dos ossos, por isso quando a mãe diz: Vai já para cama, não é brincadeira , é mesmo algo bem sério.
Outro hormônio liberado na hora de dormir e quando se apaga a luz, e o hormônio melatonina que é tem a finalidade de fortalecer o sistema imunológico, evitar dores de cabeça e enxaquecas e outras doenças, então é imprescindível que se durma cedo e em ambiente escuro para deixar que a natureza faça a sua parte e nos mantenha saudáveis.

Para que isso aconteça há algumas ações que podem ajudar a pegar bem no sono:

 A  paz no ambiente, com a temperatura amena, uma canção de ninar, uma oração e uma leitura antes de dormir é capaz de trazer bons sonhos e evitar pesadelos, assim como o quarto com luz apagada, ou apenas uma luz azul bem fraquinha que mantem a calma e evita que a criança tenha interferido a produção de melatonina que é produzida assim que se fecha os olhos garantindo um sono tranquilo e que auxilia na prevenção de algumas doenças como depressão, mal de Alzheimer entre outros.

Uma alimentação rica em substâncias que auxiliem o sono pode ser primordial para uma noite tranquila e que ajude a ter um sono reparador , algo bem leve antes de ir para cama, já que se sabe que alguns tipos de alimento ajudam na digestão tais como: banana, mel, leite quente, aveia, e  até alguns carboidratos ajudam a pegar no sono. Não é verdade que quando a gente come uma massa por exemplo depois do almoço dá um soninho? É estar atento ao tipo e as quantidades de alimento se ingere e que se  oferece aos filhos.
Outra maneira de manter um sono que ajude o organismo em sua vitalidade é o uso de repelentes no quarto para evitar picadas de inseto, tais como os químicos, ou mais natural e físico como uso d eum mosquiteiro, e de pijamas frescos feitos em algodão para os dias mais quentes, ou longos que mantenham a temperatura do corpo e protejam do frio. 
Os pijamas da Dedeka são feitos com matérias ecologicamente corretas, como por exemplo o algodão orgânico e suas estampas são produzidas com tintas à base d' água e não tóxicas e ainda assim quando o fazem tratam a água em uma estação pensando mais em oferecer produtos saudáveis e sim no ambiente que irá interferir na ordem do clima e do planeta em seus recursos naturais. Este que a Alice usa todo estampado de ursinho é um convite a hora do sono segura e acompanhada de um amigo especial, os bichinhos de pelúcia que são fundamentais na transição da cama compartilhada para a independência dos filhos e para trazer segurança.
A presença de um brinquedo preferido no quarto garante a segurança principalmente na fase de transição quando a criança precisa ficar em seu quarto e sair da cama dos pais, e para não sentir medo ou insegurança um ursinho,ou  boneca, fralda, naninha, aqueles paninhos que as crianças adoram cheirar, ou  algo que lembra o colo materno ajudará nessa fase e em todo o processo de crescimento trazendo conforto e a presença inconsciente da mãe tornando assim a  noite calma e o sono tranquilo.
Por fim antes de dormir um banho quente, uma massagem rápida, um carinho, um beijo e uma canção de ninar e a leitura ou contação de uma história garantirão não apenas o sono mas a saúde das crianças. De luz apagada  ilumina-se a vida e os sonhos.

Paula Belmino

E para ilustrar o texto olhe que lindo o ensaio da Alice especial para o tema hora do sono com pijamas leves, bonitos e confortáveis da Dedeka Homewear:




E para ler a dica de livro hoje  também fala de Ursinho e o desejo dele em presentear a mamãe no dia de seu aniversário, e ao ver uma estrela brilhante no céu percebe ser ela o presente perfeito. Mas como poderia ele chegar ao céu e trazer uma estrela para sua mãe?



É com a ajuda de seu amigo coelhinho andando pela floresta e passando por alguns desafios que são surpreendidos e podem presentear a mamãe ursa com outro presente que se iguala a uma estrela.
Um texto lindo, inspirador e que fala de noite, estrelas, sonhos , amizade e solidariedade entre outros sentimentos que com certeza ajudará na produção de uma noite de paz
 O livro : O desejo especial do Ursinho  de Gillian Lobel e ilustrado por Gaby Hansen é editado pela Ciranda Cultural

Para conhecer mais produtos Dedeka visite o site:

http://www.dedeka.com.br/a_dedeka

E adquira na loja virtual que por sinal está linda e sempre com muitas promoções

https://loja.dedeka.com.br/


As fotos foram produzidas por
Alberanir Gomes

5 comentários:

✿ chica disse...

Poesia linda, fotos, Alice e pijaminhas muito bons e confortáveis como pede uma boa noite de sono! bjs, chica

Ana Paula disse...

Quanto aconchego para uma gostosa noite de sono: poema, pijama, livro, ursinho!
Bom início de semana!
Beijo.

Toninho disse...

Uma terna poesia do zelo e cuidado.
Hora de dormir deve ser sagrada mesmo Paula
e para isso vestir-se confortavelmente.

Uma boa semana a voces.
Meu terno abraço

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Uma excelente explicação sobre a importância de um bom soninho.
Linda inspiração poética.
abração com carinho

Maria Rosa Sonhos disse...

Muito bem ilustrado o momento importante do sono. Beijo! Renata e Laura