quarta-feira, 24 de maio de 2017

A Pipa e a Flor de Rubem Alves (sequência didática)













Ler é brincar, já disse o grande mestre Rubem Alves.
"Um livro é um brinquedo feito com letras"
E se sabe é muito importante ler, sério demais pra ser pensada como coisa secundária, pois se tem algo importante na escola em meio à toda sua missão de educar, é o incentivar à leitura e propiciar momentos de aprendizagem lúdicas e contato com livros e variadas fontes de leitura, gêneros, suportes, levando a  criança a interagir por meio da leitura para se divertir, aprender, brincar, saber se informar, e todas as infinidades de  objetivos que os livros têm, além de garantir a aprendizagem significativa e prazerosa.


Recebemos um kit de livros do Instituto Rubem Alves e claro foi uma festa só, as crianças puderam ler em duplas e trios, umas para as outras, em voz alta, silenciosamente, no tapete, ou deitadas, de todas as formas, ler sem tempo, dei-lhes tempo livre para ler e brincar.

Depois escolhemos A pipa e a flor para sequencia didática, trabalhando de forma contextualizada, arte, geometria, matemática, Língua Portuguesa, Valores etc...

As crianças ouviram a história, que nesse livro o autor traz 3 finais possíveis para as crianças escolherem, mas que eu pedi para escrever um final que eles achavam que ficaria bom. Depois de todos fazerem a tarefa ai sim compartilhei o final da história, e eles escolheram o que mais gostava.






Conversamos sobre amizade, sentimentos de benevolência, solidariedade, ciúme, inveja, porfias etc... 
Depois elas fizeram lista de sentimentos e davam o significado de acordo com o que achavam.
Desenharam, pintaram, fizemos dobraduras da pipa e trabalhamos ortografia.

Na aula seguinte houve a apresentação da obra Pipas de Cândido Portinari , elas observaram e depois fizeram suas releituras usando grafite






Além da releitura da obra de Portinari, trabalhamos a forma geométrica plana, a quantidade de linha necessária para confeccionar uma pipa, manual de instrução e criamos uma oficina de pipas que foi um sucesso:




Depois de todo aprendizado foi só brincar e brincar....





E vejam só o quanto essas pequenas crianças já sabem da importância da leitura



Para refletir um pedacinho da história:

A pipa e a flor:

Era uma vez uma pipa de cara risonha que ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não conseguindo mais viver sem ela, deu sua linha para a flor segurar. 
A flor, então soltou a linha para a pipa voar bem alto.
Mas a flor, aqui de baixo, percebeu que estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava ficando com raiva. Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela tivesse de ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa. Tinha raiva ao ver a felicidade da pipa, longe dela... Tinha raiva quando via as pipas lá em cima, tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora. 
_ Se a pipa me amasse de verdade não poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o tempo todo comigo... 
E a inveja juntou-se ao ciúme. 
Inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não. 
Ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele. 
E a flor começou a ficar malvada. Ficava emburrada quando a pipa chegava. Exigia explicação de tudo.
E a pipa começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer.
E a flor foi aos poucos, encurtando a linha. 
A pipa não mais podia voar. Via, ali do baixinho, de sobre o quintal (esta era toda a distância que a flor lhe permitia voar) as outras pipas, lá de cima... E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava tanto da flor, como no início.

(Rubem Alves, A pipa e a flor. São Paulo


E você já conhece o Clube Ipê Amarelo?
Fazendo sua assinatura além de receber livros do autor entre outros infantis, você contribui para que o Instituto Rubem Alves doe livros para instituições em todo o Brasil

Assine agora https://clubeipeamarelo.com.br/

3 comentários:

Lucia Silva disse...

Muito interessante esse livro "A Pipa e a Flor de Rubens Alves", ideal para trabalhar os valores, os sentimentos e o prazer de ler. Abraços carinhosos, Lúcia!

Zezinha Lins disse...

Bravo! Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho, Paula! Beijinhos!

Toninho disse...

Muito boa esta interação, este seu carinho em incentivar as crianças no processo de leitura.
Pelas imagens das crianças pode-se imaginar a alegria deles em desvendar os personagens.
Lindo trabalho Paula.
Bjs de paz amiga