terça-feira, 22 de agosto de 2017

Cadê o folclore que estava aqui?









Cadê o quintal enfeitado?
Cadê o brinquedo que estava ali?
Quem queimou a panela e não anda mais a cavalo?
Essa astúcia não foi do saci!

Quem cortou o verde e derrubou as árvores?
O Curupira assustou,
Quem botou fogo na mata?
com seus pés para trás Caipora se desviou.

O que aconteceu com os peixes da lagoa
e as brincadeiras antigas?
Mãe d'água guardou no fundo do rio
junto com as lavadeiras e suas cantigas.

O tempo não tá pra peixe
no rio nem se pode mais nadar.
Cadê o rio limpo onde os peixinhos nadavam?
Sereia sozinha ficou lá a chorar.

Na floresta os bichos todos acuados,
com as lendas vão se perdendo,
Boitatá, cobra de fogo
Ninguém mais por lá está vendo.

As crianças de hoje em dia
não brincam mais de ciranda
Tingo Lingo Tingo, Tô no poço
a roda da vida é que vai girando.

Cadê o anel que tu me deste?
Era de vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
virou foto no computador.

Onde andam as crianças
à noite toda ouvindo estórias?
com medo da cuca, do bicho -papão
O papafigo mandando embora?

É um tempo diferente
lendas, mitos e cirandas
brincadeiras antigas, costumes
pra frente todo mundo é que se anda.

E deixam para traz
sereia, saci, e Lobisomem
o repertório popular mudou
Ou quem mudou foi o homem?

Folclore é cultura, é costume popular
crendices, passatempos, cantigas de ninar
Vamos todos juntos na ciranda
não deixar que venha se acabar.

O momento de juntar a família
pra boas histórias contar
os pratos saudáveis na cozinha
para os filhos ensinar.

As brincadeiras nos quintais
fazer adivinhação admirando a lua,
brincar de roda e de peteca
Que o folclore viva, na minha e na sua rua!


Paula Belmino


3 comentários:

Unknown disse...

Nossa! Perfeito Paula! Tantas emoções ao ler seu texto. Quero ler para a escola inteira ouvir. Bjo. Profa Suely, da Biblioteca Escolar Roseana Murray, em Nova Parnamirim.

✿ chica disse...

Maravilha,Paula e pena cada vez menos vemos crianças e essa brincadeiras pelas ruas, até mesmo por eu nem nas ruas aqui podem estar...ADOREI! BJS, CHICA

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Paula gostei tanto que compartilhei, estão matando os sonhos infantis tão puros, inocentes, e o pior é que os pais acabam sem querer incentivando, como era bom quando eu era criança, sonhar com fadas ou tremer com o bicho papão, éramos crianças simplesmente,éramos felizes.