segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Volta às Aulas Colorido






Na brevidade da vida
semeie-se o amor
o cuidado, as gentilezas
o colorir a alma com um sorriso.
Oferte-se a poesia
o abraço, o acolher
as cores que alentam a vida
a esperança de um futuro promissor
plantando o bem aqui, hoje, agora
na arte de saber educar 
pelo olhar, pelo ouvir, pelo perceber
e se colocar no lugar do outro
para ensinar e aprender.

Na brevidade da vida
sinta a alma de alguém
olhe no fundo dos olhos
cante uma canção
aperte a mão de seu irmão
e desde o início, ao fim do dia
faça valer a pena o existir.
No semear em terra fértil,
adubada com cuidados
sementes de amizade
para dar frutos de aprendizagem.

Na brevidade da vida
seja luz, sol, estrela
alma pequena a engrandecer-se no amar.
 Seja mão que acalma,
voz que acalanta,
poesia em alto e bom som
sussurrando  esperança
para com fé ver nascer
plantas que brotem  a paz!

Paula Belmino


Hoje iniciamos mais um ano letivo, e confesso que estava muito ansiosa, não sei se eu mais que as crianças que há quase dois meses esperavam o retorno das aulas. Problemas à parte, graças a Deus a escola abriu e elas chegaram trazendo muitos anseios e novidades.
Esse ano passo a trabalhar no turno matutino, e senti muito ter que me afastar de meus alunos do ano passado, pois mesmo eles indo para outra professora eu podia acompanhar na hora do recreio, dar um abraço, conversar, estimular, mas sei que deixei uma semente plantada de poesia e amor e agora minha nova turma depende de que eu semeie sementes boas e m terra que devo limpar, adubar, plantar e esperar com paciência os frutos.
Recebemos as crianças no pátio juntamente com as professoras dos 1ºs e 2ºs anos e com uma acolhida de dança, oração e música inciamos o encantamento com a leitura do Livro:

 A garagem de Bea Pecci com ilustrações de Silvana Rando pela Editora Dedo de Prosa




As crianças ouviram, interagiram a história e se enxergaram na personagem principal , uma menina que ama pintar e desenhar na sua garagem com tintas que a mãe mesmo faz para ela e suas irmãs, mas a primeira vez que vai a escola a menina se sente com medo e saudade de casa, principalmente da garagem e das cores. A menina passa a aula fora de sala de aula, andando no corredor, até que ouve a professora ensinar algo que ela não sabia
Como acaba essa história? 
Um final pra dar asas à imaginação.

Além de ouvir e ter o contato com o livro pude observar quem já escreve e lê seguindo os objetivos e os direitos de aprendizagem para o ano em curso, e assim poder  me planejar para as aulas seguintes.







Tivemos o apoio do material da CiS que recebemos  para uso nas artes: Lápis de cor, cola, canetinhas, lápis grafite etc... E assim as crianças puderam fazer os desenhos de como compreenderam a história já em sala de aula. 
E como produção de texto escreveram um pequeno texto com o título : Quem sou eu?
Antes ainda receberam o poema de Roseana Murray, Receita de olhar se enxergaram, puderam falar sobre si e assim registrar. Logo mais mostro aqui, pois daremos continuidade a esse olhar para dentro, já que hoje veio poucas crianças!
Mas vejam a interação e criatividade das crianças para com o texto lido, as crianças ficaram imensamente felizes quando contei a novidade que este material todo seria usado em nossas produções e que a CiS disponibilizou para uso nas nossas aulas , eles puderam experimentar hoje:

Canetinhas hidrocor super resistentes, com cores vibrantes



Lápis de cor com cores variadas e que não quebra a ponta facilemente evitando o desperdício e a perca de tempo





E também uma coleção de lápis de cor Plastic Jumbo, com grafite resistente e corpo plástico que não agride o meio ambiente, além e da ponta sextavada para ajudar na hora de pintar  e desenvolver a coordenação motora, uma vez que esses lápis mais grossos para as mãos menores em fase de desenvolvimento 


Vamos seguindo com os combinados e objetivos a serem alcançados para o bem estar e aprendizagem significativa de todos!

Para conhecer mais dos produtos:

http://cis.sertic.com.br/

14 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Sempre com belíssimas postagens!

Beijinhos
Boa noite!

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Querida Paula, é de professores como você que o Brasil precisa para mudar a educação. Parabéns querida por seu blilhante trabalho com as crianças.

Amiga, hoje vim seguir seu blog com meu primeiro perfil e vim lhe convidar a conhecê-lo, caso deseje seguir, será um prazer. o link https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

Seja sempre bem vindas aos meus cantinhos.
O mais recente é o Contemplando com os olhos e o coração, esse ainda é uma criança.
Abraços

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Início muito significativo e feliz, pelo que pude observar nas fotos. Desejo que esse ano seja bem proveitoso, que continue a semear o que tanto ama que é a leitura e escrita de poesias, sobretudo a poesia que é um artifício poderoso para atrair leitores e escritores.
A estrutura dessa escola é quase idêntica a creche em que trabalho, num é?
Beijos, sorte, felicidades e sucesso!

Anônimo disse...

Bom trabalho para iniciar o ano com muito amor e dedicação. Beijo! Renata e Laura

silvioafonso disse...

Eu morro de saudade dos amigos
que me esquecem. Seria isso um
defeito ou o quê, você sabe
dizer?

Beijos, amiga. Beijos.

silvioafonso



.

BIBLIOTECA MADRE ÓDILA MAROJA disse...

Olá Boa noite!
Parabéns pela bela postagem , dá gosto de vir aqui apreciar.
Hoje tem postagem nova no blog, uma aluna nossa que inspirada em suas leituras, escreve lindas e românticas poesias, dentro do Projeto Alunos leitores e Escritores.
Seu incentivo no comentário será muito importante.
Abraços

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Querida Paula, na brevidade da vida se semeia o amor e na sala de aula você planta o mais lindo amor! Que belo trabalho com as crianças. Parabéns querida! Grata pela visita e por seguir meu primeiro blog. Seja bem vinda querida, muito obrigada! Abraços, fica na paz de Deus.

arlete disse...

Ótimo trabalho!Bom recomeo de aulas e poema lindo.Beijo

Bell disse...

Um ótimo ano letivo para você.

bjokas =)

Jussara Neves Rezende disse...

O bonito da vida é justamente isso: apesar de sua brevidade... fazer dela um tempo cheio de significados. Trabalhar com poesia e desenhos é garantia, na faixa etária dessas crianças, de sucesso do trabalho pedagógico. Parabéns!
No mais recente Concurso Cultural de meu blog, está em jogo justamente um livro infantil. Estou certa de que vc irá apreciá-lo. Espero você:
www.jussaraneves.com.br
Abraço!
Jussara

Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza2 disse...

Que o ano seja promissor, que seus educandos se esforcem e abracem a leitura que você tanto incentiva e prioriza., e co isso a descoberta de novos talentos!
Tenha uma boa noite!

Delicadezas da Mãe Natureza disse...

Prabéns pelo trabalho e que esse ano letivo seja de muitas realizações.
Abração com carinho

Toninho disse...

Que bom Paula.
na realidade depois de longos anos fazendo o que gosta ficamos mesmo com saudade, quando de uma pausa necessária.A criançada gosta de férias, mas também sente falta dos amigos, do recreio e assim ansiedade é geral. Tinha lido sobre este material da CIS e pelo visto vai fazer sucessos com esta galera bonita e criativa.
Um bom retorno Paula e que tenha sucessos nesta missão nobre, que admiro e incentivo sempre.
Meu carinhoso abraço amiga.

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Paula, os alunos acabam tornando-se filhos ou parentes queridos que quando saem da vista do professor, este acaba sentindo. Mas como você disse, a sementinha com certeza foi plantada e no turno matutino há muito que semear! Sucesso nessa nova empreitada.

Beijos

Tê e Maria ♥