segunda-feira, 26 de março de 2018

Esperando a Chuva






Na relação com o meio, no saber observar os fenômenos da natureza, identificando-se como agente que cuida e protege dos seres vivos , e sabendo-se proteger a si mesmo, os livros trazem o estudo do meio para ale´m de apenas ler para se informar ou apreender conceitos, mas para fazer-se coparticipante da natureza uma vez que somos de fato parte dela.
É com essa proposta de ler e compreender os fenômenos naturais, que o livro Esperando a chuva de Véronique Vernette  pela Editora Pulo do Gato traz imagens e textos dispostos de formas diferentes, texto curto ao meio da página, com palavras que brincam com as muitas imagens que desafiam o leitor a se propagar na história compreendendo as semelhanças e as diferenças entre a história do livro e a sua própria.
O livro conta a história de uma menina que espera com ansiedade a chuva, as ruas da cidade estão cheias de poeira, o céu vermelho de tanto calor, e de seu quintal ela acompanha o menino que vende a pouca água no barril, o homem que passa anunciando com sua tesoura reparos nas roupas de todos do vilarejo.
A menina e sua mãe preparam o almoço, toma banho e olha o céu que promete chuva, e é tão desejada.
A leitura deste livro  contribui para a reflexão e a curiosidade sobre a geografia e a própria história, cultura e costumes em dias de chuva , ou de verão, bem como outros assuntos como por exemplo: estações do ano, relevo e onde acontecem mais chuvas ou a escassez dela, pensando em ecologia e sustentabilidade, como economizar a água e preservar essa fonte esgotável.
As crianças leram o livro e relacionaram ao tema água e toda sua importância com a história. Depois das atividades de roda de conversa e leitura em duplas e trios por agrupamentos produtivos de acordo com as hipóteses silábicas elas puderam ilustrar o livro inspirando-se nas imagens mas usando a técnica recorte e colagem para fazer uma montagem e brincar com a história, com livros usados e revistas eles montaram, desenharam no papel que não era colorido e refizeram novas ilustrações para essa bela história.

Vejam o resultado:






Vejam o vídeo sobre o livro:



Mais sobre o livro:



O livro aborda o modo de vida, a cultura africana, a luta pela sobrevivência em meio à falta d' água .
O texto é escrito em primeira pessoa com textos curtos e em caixa alta para que o leitor iniciante possa fazer a ligação e a relação entre imagens coloridas, a disposição do texto e a variedade de modos de ver  e ver um livro

Para comprar:

https://editorapulodogato.lojaintegrada.com.br/esperando-a-chuva

2 comentários:

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

"Esperando a Chuva", uma postagem que se identifica muito com a gente, que vivemos na esperança das chuvas para fazer a terra frutificar, a vida renascer e a seca arrumar as malinhas e ir embora.
Beijos carinhosos!

Toninho disse...

Paula interessante este Esperando a Chuva e de como interagir as crianças envolvidas com tudo que envolve uma chuva. Muito bom passear pela cultura africana e assim as crianças desde já entenderem o sofrimento da falta de água e sua importância na vida de todos.E quando a chuva cair sentir o brilhos dos olhares, o sorriso gostoso do lavrador cansado sentando em um banco na porta de seu casebre, ver as nuvens escuras se desmancharem para molhar a terra. Gostei pois este tema merece mais atenção de todos.
Meu terno abraço amiga.