segunda-feira, 12 de março de 2018

Dia do Bibliotecário





Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário. A data foi escolhida em homenagem ao bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil que nasceu nesse dia. 
É nas bibliotecas de todo o mundo que esses profissionais mais que necessários,   espalham informação e conhecimento, levando sempre às mãos dos leitores prazer, diversão e muita literatura.




As fotos abaixo são de momentos especiais na Biblioteca Municipal Bernadete Xavier onde aprendi a ler e vivi quando criança e agora a minha Alice passa para pegar livros emprestados.
Até ano passado a amiga Vitória Lópes estava à frente , pois aqui não há cargos de bibliotecário, mas ela desempenhava um papel muito importante no incentivo à leitura e eu e Alice sempre estávamos por lá para ajudar lendo, recitando e também doando livros através dos projetos RoMaria de Livros e Semear Livros, e até alguns autores que enviam para o acervo da biblioteca para que nossa comunidade possa cada vez mais ler , como é o caso da obra: O Balanço Vazio de Juliano Schiavo, e também os meus livros




 Tenho um laço afetivo muito grande com essa biblioteca onde descobri os primeiros contos e poemas. Quando criança antes mesmo de meus 8 anos eu passava as tardes e manhãs na biblioteca folheando, tocando os livros empoeirados nas prateleiras, sem poder retirá-los d elá, na época havia restrição de livros para emprestar, e eu sonhava ler todos eles, então me detinha apenas à esteira no chão a ler os contos de Pedro Malasartes, e os clássicos de Monteiro Lobato, entre os grandes poetas.
Hoje vejo minha Alice trilhar meu caminho, além do que queria que ela pudesse morar lá, mas com tanta tecnologia e atropelos há outras coisas que tiram a atenção apenas para os livros, pois ela é uma criança que gosta de brincar, conversar com os amigos, e ler por pressão não vale, muito menos se for pra realizar um pedido de um pai e sim ler por prazer, mas com tanto incentivo ela vai descobrindo o mundo mágico da biblioteca!
Olha ela aqui recitando e encantando as crianças leitoras que visitam a biblioteca




Biblioteca

Um pomar de boas sementes
Um jardim repleto de flor
Dos bons frutos as palavras
Um cenário poético de amor
Lugar e espaço sereno
Ou mil aventuras a quem se atrever
Um ninho para quem quer se agasalhar
Porto seguro para quem quer se esconder
Asas de liberdade
Caminho certo de sabedoria
Doce poesia
Nas páginas de muitos livros lidos e relidos
Histórias de um tempo de paz
O lugar do sonho infantil
Um tesouro escondido a revelar-se
Segredos constantes que se abrem em livros
Páginas amareladas levadas pelo tempo
No vento canta músicas aos ouvidos
Biblioteca lugar onde vive a sabedoria
Onde se encontra a liberdade e o prazer
Os sonhos e os desejos mais fortuitos
Quem mora nas páginas de um livro há de sempre viver
E contar os mais belos contos de amor
Mesmo quando em silêncio haverá algo a dizer
Biblioteca lugar de esperança e conhecimento
No teu aconchego quero sempre me esconder.

Paula Belmino

Agora Vitória está desempenhando seu papel na biblioteca de nossa escola e assim fazendo os livros cumprir sua missão que é de morar na mão e nos corações das crianças.



A todos os Bibliotecários muita leitura!




4 comentários:

Toninho disse...

Bom de noite Paula. Não sabia da data amiga e fez uma linda homenagem com estas lembranças e ilustrações e ainda uma poesia coisa de sua arte.
Sim uma biblioteca é um cantinho de viagens e sonhos e quando bem administrada merece de nós todo apoio e das autoridades. Livro é vida.
Um abração amiga.
Uma semana feliz e de emoções renovadas.
Bjs para Alice.

Cidália Ferreira disse...

Como sempre nos brinca com publicações Divinas!!
Amei

Beijos

www.maesemfronteiras.com.br disse...

Um trabalho lindo, que precisa ser reconhecido, com certeza.
Incentivar a leitura é ensinar a viver.
Lindo as crianças com livro nas mãos, lindas fotos.
Bjs
Ju

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Partilha super importante valorizando esse ambiente vivo, dinâmico, mágico e que proporciona momentos inebriantes para quem a frequenta e a valoriza.
Beijos afetuosos!