domingo, 18 de março de 2018

Leitura Semente e Flor




Entre nuvens e flores
Borboletas de toda cor

Poesia no jardim

Crianças aprendem o amor

Em contato com a natureza
Leitura é prazer
Vivenciar o belo
A poesia do aprender.


É preciso ler constantemente,animosamente,  todos os dias ler para as crianças. Até a palavra adentrar além dos seus olhos, e da pele de suas mãos ,até que a palavra dita seja como semente  caída em sua boca, e levada pela ternura  enraíze em sua mente e seja como o sangue em sua medula, o tutano em seus ossos, a fruta doce em sua alma.
É preciso ler constantemente para as crianças a boa palavra pra ser cura, sonho, suspiro,alento. 
É preciso ler demasiadamente à exaustão criativa, criadora, prazerosa, até que a boa palavra semente se torne parte de seu espírito. A flor poesia germinada na alma da criança.

Paula Belmino



E é com essa inspiração que hoje trago minha participação no Poetizando e Encantando com a Lourdes do blog

http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/


A cada semana a Lourdes nos deixa uma imagem para se inspirar e poder contribuir com poesia, ou reflexão, um conto, uma canção, uma maneira de desenvolver a criatividade e a percepção, a leitura dos amigos blogueiros sempre socializando ideias e aproximando as pessoas.
A imagem dessa semana é esta de mãos sobre livros, parecem a bíblia, um dicionário, um livro que seja para instruir e dar força, firmar e registrar. Livros que sustentem e encantem, que guardem nossa história e abram nossa visão. E é sempre nos livros que tenho posto as mãos , o coração e feito dele asas para voar com meus alunos e crianças ao redor e assim escrever uma nova história.

Na escola essa semana teve leiturinha do livro : Entre nuvens e margaridas de Poliana Barbosa Escritora
As crianças usaram asas para recitar poemas, outras leram em grupo, pudemos observar as flores e borboletas do jardim e ter a leitura deleite com ênfase no lúdico e no viver a verdadeira poesia da vida.As mãos nos livros, para tocar, ler, aproximar, voar.




Vejam um pedacinho em vídeo e se inscrevam em nosso canal!




18 comentários:

chica disse...

Que lindo post com poesia, fotos e vídeo lindos! Gostei muito,Paula! beijos, ótima semana,chica

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Minha querida Paula! Sem palavras para lhe agradecer e parabenizar por tanta competência, amor ao que faz exemplo de profissional, de mãe e amiga. Uma participação encantadora e fico encantada a ligação da imagem que sugiro a cada semana com seu belo trabalho em sala de aula com as crianças.
Parabéns por ensinar e motivar as crianças a ler, gostar de poesias, dramatização. Tudo maravilhoso!
Não me canso de dizer amiga, é de professores assim como você que o brasil precisa para de fato ter uma educação de qualidade. Parabéns! obrigada! Tenha um domingo feliz e um início de semana de muita paz, saúde e sucesso! Abraços

_ Gil António _ disse...

Boa tarde. A interligação entre a poesia e as crianças, resultam regra geral, em pura fantasia e magia poética. Foi o que aqui encontrei deixando-me fascinado.
.
* Mãos de amor que seguram um livro fechado ( Poetizando ) *
.
Votos de um dia feliz

Anete disse...

Uma participação excelente com as crianças e a leitura. Se o bom gosto por livros começa na infância, que tão grande benção é!...
Bom domingo! Muita paz!!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Paula!
Amo o mundo infnatil e seus contos distitntos.
Sempre oferto livros de 'historinhas' aos netinhos... eles amam e a mente fica fortalecida com tanta imaginação desperta na tenra idade.
Meus aluninhos gostavam de ler pois os incentivava muito neste quesito... quem gosta, divulga e você tem a leitura na alma pelo que percebo e sua filhotinha vai pelo mesmo veio...
Post belo você nos brinda... uma ternura em cada um inusitada. Parabéns!
Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
Bjm de paz e bem

RUDYNALVA disse...

Paula!
Para quem é educadora e tem filhos, os livros são essenciais, importantíssimos estímulos a serem cultivados e ensinados.
Lindas palavras.
Semaninha de luz e paz!!
“Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2018/03/divulgacao-cultural-37-27-poetizando-e.html

BIBLIOTECA MADRE ÓDILA MAROJA disse...

Amiga Paula, como a Lourdes em seu comentário citou, você é um exemplo de professora. As fA
ZES INICIAIS DA APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA SÃO IMPORTANTÍSSIMA, OS ANOS INICIAIS É A BASE PARA TUDO. VOCÊ MOTIVANDO SEUS PEQUENOS A LER, COM CERTEZA SERÃO GRANDES LEITORES. ENSINÁ-LOS A AMAR A POESIA, PODE NASCER GRANDES POETAS E POETISAS. PARABÉNS PELO BELO TRABALHO EM SALA DE AULA E PARABÉNS PALA MAGNÍFICA PARTICIPAÇÃO NO POETIZANDO.
Amei sua participação e é por essa sua participação e de tantos grandes poetas e poetisas que amo o Poetizando. Parabéns Abraços.


Desculpe ter escrito com letras maísculas, o meu teclado está péssimo algumas teclas...

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Belíssima a sua participação,gostei muito!
Também estou participando.
Bjs e um ótimo final de domingo.
Carmen Lúcia.

NAS ONDAS DA VIDA disse...

Amiga, estou aqui segurando admirada, encantada com seu trabalho de incentivo a leitura com as crianças e sua perfeita participação nessa BC. Parabéns! Parabéns! Abraços

NAS ONDAS DA VIDA disse...

Parabéns querida Paula mais uma vez por esta magnífica participação e pelo belo trabalho que desenvolve com as criança. Deus lhe abençoe sempre. Abraços

Cidália Ferreira disse...

Mais uma brilhante postagem!! Amei.

Beijinhos

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Que delícia de
postagem!
Feliz nova semana.
Bjins
CatiahoAlc.

Anônimo disse...

Um texto edificante e oportuno, a leitura é o pilar que ancora o saber, o conhecer. Que Deus ilumine os futuros gestores do país para que direcionem um olhar favorável e executor à Educação. Parabéns Paula, seu trabalho merece aplausos!
Boa e abençoada semana.
Abraço!

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Paula que beleza de postagem, perfeita, muito importante este incentivo à leitura, desde a tenra idade, aqui em casa minha filha Camila já assina a leiturinha infantil e todo mês chega um novinho, meu netinho tem três anos, mas ele adora que a gente leia para ele, e toda noite escolhe um. Parabéns teu trabalho é lindo!

Toninho disse...

Sim Paula é preciso mostrar os caminhos, as páginas da vida confeccionadas de todas as cores. É preciso ler, conhecer. É preciso se colocar na poesia que abre os sentimentos e inspiram cada vez mais novos voos.
Perfeita e linda participação com encantamento das palavras.
Semana maravilhosa para vocês.
Que Outono venha renovar esperanças.
Abraços com carinho.

Nick disse...

Que lindas suas crianças Paula, e lindo também os versos que nos lembram da importância de desenvolver o hábito da leitura desde as mais tenras idades, que maravilhoso teu trabalho como educadora!!!

Parabéns pela participação querida amiga, e tenha uma maravilhosa semana!
Abraços
Nick

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Amiga, embora não tenha sido oficialmente legalizado, o dia 20 de março, desde 2004 que comemora-se como sendo o dia do Blogueiro ou da blogueira.
Como gosto de comemorar dadas em especial aquelas que acho bem merecidas, hoje, vim aqui parabenizar você por ser essa profissional da blogsfera competente, criativa e que com muita responsabilidade mantem o seu blog.
Parabéns por ser essa blogueira maravilhosa que nos encanta com suas postagens.
Abraços da amiga Lourdes.

Tem postagem e tem selinhos comemorativos nos meus blogs.

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Olá amiga!
A gente aprende com os erros e erra com os acertos.... Vamos adiante, temos que caminhar mesmo assim. Amanhã será o dia do Poetizando e Encantando.
Deixando hoje o convite, pois muito me honra sua maravilhosa participação mais uma vez!

A poesia convida-nos
A soltar as palavras
Buscar nas imagens inspirações
Algo que possa falar do amor
Da natureza ou outra situação.
Encantar-nos com
Tantas belezas
vindas dos corações.
Mas, apenas um
Pensamento me invade
E dele não posso falhar,
Quantas poesias lindas
Irão nascer de grandes poetas
Que participam desta BC.

Nesta edição, sugeri mais de uma imagem para que o campo poético fosse mais aguçado.
Abraços da amiga Lourdes Duarte.