domingo, 8 de abril de 2018

Haicontos de Fadas



Quem salva?

No meio do caminho
um lobo feroz, 
a menina chama fada.

Paula Belmino

Os contos de fadas nos permitem vivenciar a fantasia, repertoriar a imaginação, desenvolver a leitura fluente, mais que trabalhar valores e moral da história como foram criados no início por Andersen, os contos de fadas proporcionam a criança o desenvolvimento da cognição, da memorização e da sequencia lógica dos fatos, antecipando o final, fazendo inferências no texto.
Apresentar os contos clássicos  de várias maneiras ajudam a criança a ler, memorizar, enriquecer o vocabulário. Permitir a elas ler e depois recontar a história faz com que elas precisem buscar recursos para se prender aos fatos, habilidade essa que será necessária na produção de textos em prosa, o uso da pontuação, a entonação das falas dos personagens ajudam a criança a pensar e se colocar no lugar dos personagens.
Ao desenhar a história o professor , educador oferece a ela outro recurso de fazer a sequencia dos fatos, pois ela precisa pensar em como se dá a história, quem são os personagens, o cenário, o fato em sim, do início ao fim.
Ler para a criança é ajudá-la a saber ouvir, se concentrar, imaginar.
Deixar que ela reconte a história é mais que uma tarefa simples, é deixar que ela pense, lembre, escolha as palavras para relatar algo, refaça o percurso na historia com a lógica textual usando sequencia, criatividade e permitindo desenvolver sua oralidade e expressão para se comportar em público.
Como professora permito que as crianças possam contar, recontar, escrever, reescrever, e no vídeo no final desse texto dá pra se notar que não é uma tarefa simples, pois há crianças tímidas, algumas com problemas de fala, outras que não gostam de se expressar, ou as que querem falar na frente do colega "roubando" assim a oportunidade de fala do colega, e que me preocupo muito , incentivando sempre a todos nessa partilha, nessa vivência.
Estamos trabalhando os clássicos desde o dia mundial do livor infantil quando apresentei Andersen às crianças, a partir dai eles escolheram os contos que conheciam para escrever e numa perspectiva de enriquecer a linguagem formal a gramática o modo como se encaixa a ortografia as crianças leram, ouviram e desenharam, recontaram, encenaram. 


Numa sequencia didática iniciamos com a leitura do livro: Haicontos de Fadas  escrito por   Edna Bueno, Emilia Machado, Tatiana Kauss, Mariucha Rocha e Vânia Alsalek, Ilustrado por Marilia Pirillo,
 pela Editora Bambolê, o livro mostra com uso de haicais os contos, escolhemos o da Chapeuzinho vermelho para trabalhar em grupos, a leitura compartilhada, o desenvolver a leitura fluente, a escuta, etc...



 Depois da leitura em grupos cada um ficou com um haicai para ler, desenhar a sequencia e apresentar para toda a turma, observando assim que existem vários gêneros textuais, em prosa e poesia e que podem ter textos longos ou curtos mas que podem contar uma história.
Antes de escolher o conto ou Haiconto para apresentar, li mais uma vez e fiz um desafio com as crianças de descobrir qual conto era reescrito em forma de haicai
E assim eles logo iam percebendo, repertoriando, desenvolvendo a imaginação e  a percepção para ouvir, pensar,
Outro desafio foi pensar em quais contos apareciam lobo, ou bruxa, ou princesas






Vejam um pouco mais:



E assim vamos desafiando e incentivando a leitura, o prazer pelo escrever, formando leitores e escritores, instigando a reflexão para além de valores por meio da literatura, mas na formação da criticidade e da cidadania, sendo todos contemplados pelos direitos à voz, participação, brincadeira arte e leitura.

O livro Haicontos de Fadas foi selecionado para o Catálogo da FNLIJ da feira de Bolonha 2018

Para conhecer e comprar comprar o livro:

https://www.editorabambole.com.br/livro-haicontos-fadas


9 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Maravilhosa postagem. As crianças são sempre a nossa inspiração. Amei!!

Especial:- A vida sem a natureza jamais fará sentido (Poetizando...)
.
Beijinhos e um bom Domingo.

chica disse...

Que legal isso! Haicaidefadas...Beleza! bjs, chica

" R y k @ r d o " disse...

O melhor do mundo são as crianças sem quaisquer dúvidas.
.
Poema: "" Desígnios da Vivência. ""
.
Um dia feliz. Cumprimentos

Cidália Ferreira disse...

Uma riqueza de postagem!!

Especial:- A vida sem a natureza jamais fará sentido (Poetizando...)
.
Beijinhos e um bom Domingo.

Tatiana Kauss disse...

Que bacana! Vou contar para as outras autoras do livro. Tenho certeza que elas, assim como eu, vão adorar!

Anete disse...

Excelente a iniciativa de "Haicontos de Fadas"!

As crianças precisam de estímulos assim!!!

O meu abraço... UMA BOA SEMANA!

Anônimo disse...

Lindo trabalho, seu e das crianças! Beijo. Renata e Laura

Portugalredecouvertes disse...


Gostei imenso de "me aproximar" deste trabalho feito com as crianças, é encantador :)
a magia da internet no seu melhor, permitir a aproximação das nossas vivências !
beijinho
Angela

Edna Bueno disse...

Adorei! Lindo mesmo! Que encanto o seu trabalho, Paula Belmino, parabéns