quinta-feira, 26 de julho de 2018

O vovô da Lalá





E no dia dos avós muita emoção.Encantamento, ternura, saudade, lágrimas, alegria, tudo misturado como é o amor dos avós pelos netos e vice e versa


Nada melhor que valorizar a união familiar com literatura
e hoje na escola lemos o livro: O vovô da Lalá de @aglainha
Pela @editorainverso
Li e me emocionei. Confesso: Chorei!



E os alunos choraram comigo, parei a leitura e expliquei porquê chorava : pela saudade de um avó querido, como o de Lalá, que me contava histórias, que dava carinho, e que partiu ainda quando eu era criança, mas não partiu para sempre, é eterno nas minhas memórias e lembranças, na poesia e no gosto de fiar histórias. E não me envergonho de chorar, é esse prazer na leitura, no vivenciar a literatura que quero ser exemplo para as crianças.



As crianças também puderam falar sobre os avós distantes, os que nem conheceram mais amam. Um dos alunos têm um dos avós mais idosos de nossa cidade. Sr Elias Coutinho conhece toda a história da nossa cidade e nos seus 96 anos é repleto de força e alegria. Vivi minha infância ao seu lado e posso ainda contar para o neto de como ele foi e é um pai exemplar.



Mediar leitura é isso, mais que decodificar palavras, e interpretar, contextualizar, é falar de emoções, se colocar como protagonista da história, sensibilizar.
Mais que conceitos e conteúdos é necessário humanizar, afinal conteúdo se aprende na internet, num livro, com alguém, agora a humanização, a sensibilidade, o olhar o outro com amor e empatia é construída na poesia, na leitura e na reflexão.
Após a leitura cada um escreveu uma cartinha para seus avós e levaram convite para um chá com eles noutra aula.
Ainda temos programado logo em breve visitar o avô de um dia alunos: o seu Elias

Vejam um pouco mais:




O Livro: O vovô da lalá é ilustrado maravilhosamente elo por Mariana Rms e escrito em caiza alta todo com rimas que ajudou as crianças irem antecipando a história nas frases lidas.
Depois de eu ler, cada dupla leu mais uma vez, um auxiliando o outro que está construindo a leitura fluente


Para conhecer mais do livro:
https://editorainverso.com.br/livros/infantil/o-vovo-da-lala/

3 comentários:

chica disse...

Deve ser um amor esse livro e as crianças lendo com o maior interesse! Lindas! bjs praianos,chica

Toninho disse...

Que lindo Paula esta interação com o livro com sua arguição e mostrando o quanto eles assimilaram da leitura. Queria ver este vovô de 96 anos contando histórias e contos de tempos idos, eu convivi com isso e sei o quanto é bom amiga.
Gostei deste livro.
Carinhoso abraço amiga.

Cidália Ferreira disse...

É tão bom uma ligação laudável aos avós e netos! Amei de coração!

Um abraço prometido, ao luar...

Beijo e um excelente fim de semana!