quinta-feira, 19 de julho de 2018

O carrossel do tempo







O carrossel do tempo levando as crianças a adentrar o sonho, a fantasia, a compreender que a vida é questão de segundos, eu urgente amar e dedicar tempo ao outro, a si mesmo, à beleza de estar junto e fazer o bem.


Na história de hoje Álvaro personagem principal aprende com o pai o valor do trabalho e do brincar, de que criança precisa ser feliz, fantasia brincar, vivenciar e é lá no mirante das sete colinas, 


numa casa amarela onde ele aprende com seu pai os ensinamentos da natureza, o viajar nas estações saber estar junto no inverno, acolher, ser solidário, saber no verão afastar, regar, observar o que era verde e agora amarelado. 

Se no inverno tudo é nublado e cinza a gente pode mudar pelo pensamento, nos sentimentos nas brincadeiras, ser grato e pintar um novo cenário. No outono as folhas antes verdes e amareladas já definham pra dar lugar a novos frutos que passarão numa primavera florida se tivermos pela natureza o cuidado e bem ali no tempo certo se colherá o que se plantou.


Álvaro viaja no tempo, um carrossel de infinitas sensações e sentimentos, em sua rede na varanda assiste as tias a conversar da vida de cada vizinho, aprende que tudo muda com o vento, com o tempo inclusive até a cor das casas. 

E é na rede sonhando,Álvaro está sonhando dormindo ou acordado? 



O certo é que ele  viaja para a cidade das estações e lá conhecer o Sr Temporal e aprende uma bela lição:
Nem tudo tem fim, quem faz nossa história somos nós e podemos perder tempo ou guarda-lo dentro de nós por meio de memórias afetivas, lembranças, apegos e desapegos registrando em fotos, poemas histórias a mais linda vida que o tempo nos reserva.



E as crianças ouviram por mim a história, depois leram em pares, ilustraram com lápis de cor e canetinhas Cis , relacionaram a história com instrumentos para medir o tempo, e puderam relacionar os brinquedos criados por eles como: relógios, ampulhetas além de resenhar o livro inferindo informações, interpretando, fazendo suas interações pessoais com muita criatividade para voar no tempo para com Álvaro brincar e sonhar, aproveitando o carrossel do tempo que não para de girar.

Vejam só:




O livro O carrossel do Tempo é escrito por Luciano Pontes, ator, poeta e escritor e ilustrado por Denise Nascimento e editado pela Paulinas Editora nossa parceira
Para comprar o livro:


https://www.paulinas.org.br/loja/carrossel-do-tempo-o

8 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida amiga Paula!
Sonhar dormindo ou acordada é bom demais!
Muito bom você despertar nos meninos o gosto pela leitura!
Tenha dias felizes e abençoados!
Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

Cidália Ferreira disse...

Boa tarde!
Já sentia falta das suas maravilhosas postagens!! AMEI!

Beijo e bom fim de semana!

Anônimo disse...

Encantada com os desenhos das crianças. Beijo! Renata e Laura

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Querida Paula, mais um interessante projeto. As crianças aprendem e são felizes. Parabéns! Abraços

Anne Lieri disse...

Deve ser lindo esse livro, Paula! Adorei ver o trabalho que fez com as crianças. Bjs

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Interessante partilha, incentivando a leitura, a imaginação e o sonhar, seja acordado ou não, para se concretizar o que se deseja.
Beijos carinhosos!

Toninho disse...

Pela apresentação e alegria dos meninos, um livro bom para ler e inspirar.
Meu abraço AMIGA.

Roselia Bezerra disse...

Bom dia, querida amiga Paula!
Citei você aqui:
https://espiritual-marazul.blogspot.com/2018/07/nao-sou-puro-amor-sou-amor-puro.html?m=1
Bjm fraterno de paz e bem