domingo, 19 de agosto de 2018

Rio de Leitura. 12º Seminário Prazer em Ler



E durante os dias 16 e 17 desse mês vivenciamos a maravilhosa magia dos livros vivos, ardendo como fogo na alma, vivências e reflexões por parte das falas de escritores,e amantes da literatura no 12º Seminário Potiguar Prazer em Ler. Tem biblioteca na rede, promovido pelo projeto Rio de Leitura com parcerias do Governo do Estado, C&A entre outros parceiros em prol de um RN mais Leitor
o Evento contou com a presença de mais de 600 professores, mediadores de leitura, escritores e público alvo que se debruçaram sobre a temática de ampliação de bibliotecas e cadastramento delas, destinando assim dar vida e promover por meio das bibliotecas escolares, o coração da escola, um individuo crítico e cidadão.


 Fui como professora amante da boa leitura e por parte da Secretaria de Educação de nosso município como Coordenadora de Sala de Leitura junto com mais três professores representando a Secretaria de Educação do Município de Lagoa Nova RN, mais precisamente a Sala de Leitura e bibliotecas numa formação continuada para aprender mais e trazer novas ações de promoção à leitura para as escolas da rede municipal de nossa cidade.



Ao chegarmos fomos recepcionados por leitura ao pé do ouvido de forma lúdica e divertida, pois ouvir leitura é encantamento


O seminário contou com vários diálogos sobre a importância de políticas públicas para promover a leitura literária, além de reflexões sobre a leitura e sua mística, o papel da biblioteca física como fonte de prazer, o livro em sua totalidade, não permitindo que o professor se deixe consumir numa única leitura, o politicamente correto, entre outras abordagens, visando principalmente o prazer pela leitura em todas as fases da vida, mas a infância como base para a formação plena da cidadania, pessoal, social e humana.
Para isso os debates com o público foram voltadas para o estreitamento entre sala de aula, biblioteca, políticas públicas, fazer valer as leis existentes e os espaços lúdicos voltados para a leitura em âmbito escolar público e privado.

Em todas as rodas de conversa os diálogos foram abertos por leituras públicas com a participação de escoas, professores e crianças
O clube de Leitura Jane Austen abrilhantou o primeiro diálogo, com música e releitura da obra da grande escritora que foi além de seu tempo e com a literatura denunciou preconceito, machismo, hipocrisia, lutas de classes, etc.. Com música, cenário e mulheres vestidas como senhoritas heroínas da obra da romancista, como que saídas dos livros do século passado trouxeram a emoção e o encantamento ao lerem excertos da sua obra.
Fiquei muito emocionada também de reencontrar amigas professoras mediadoras de biblioteca que conheci há um ano atrás quando fui conhecer a escritora Roseana Murray, uma dela a Vera Vilela.




Houve o Pronunciamento das Instituições Parceiras:
O Papel da Gestão Pública no Cenário Potiguar das Bibliotecas lançando o Selo Tem Biblioteca na Rede pelo IDE . Instituto de Desenvolvimento da Educação  uma organização em favor da escola pública e de fomento à cultura da leitura.


Em todas as rodas de conversa os diálogos foram abertos por leituras públicas com a participação de escolas, professores e crianças.


O Diálogo 1 “Um Pequeno Príncipe e Grandes Leitores” foi de grande importância com o autor Diógenes da Cunha Lima - RN  falando sobre a importância dos livros nas nossas vidas, de transforação e lembra quando Neil Armstrong deixou uma Biblia em solo lunar tal a importância do objeto. E deu relevância  a importância da obra o Pequeno Príncipe de Antoine Saint-Exupéry, sua relação com a cidade do Natal, os valores e o encantamento do livro que a cada leitura é novo e nos oferta aprendizagens para a humanização, bem como a relação entre a obra de Câmara cascudo e todos os enlaces de nossa cultura que fomenta a sua obra.


Diálogo 2: “De Leitora à Escritora: a Trajetória da Mulher na Literatura Potiguar”
Ana Cláudia Trigueiro – RN
Salizete Freire- RN
Tereza Custódio - RN
Mediação: Ivaíta Souza
Uma reunião de grandes mulheres da literatura potiguar que remeteu a alma da mulher como luz, que gera, que faz a humanidade emocionar-se e é força e sensibilidade e que luta pelo direito de ser ouvida


Professora Eunice e eu com Tereza Custódio



Eu e a amada Salizete Freire de quem tanto já mostrei livros lindos por aqui

Ivaíta no lançamento de seu livro E Danda ilustradora que tenho a honra de ter alguns poemas ilustrados por ela.


Diálogo 3: “Literatura de Cordel: do Sertão à Biblioteca”
Marco Haurélio – SP (Editora Paulus)
Mediação: Manoel Cavalcante (Comunique Editora) Os autores falaram sobre a origem das obras de cordel, os laços entre a música e o cordel, a importância de incentivar á leitura do autor local, e de toda cultura para a promoção do leitor em sua realidade.



Diálogo 4: Fórum Potiguar de Bibliotecas Potiguares: O Papel Político das Bibliotecas e sua Articulação em Rede
Eleika Bezerra Guerreiro – (Comissão de Educação da Câmara de Vereadores)
Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoTanus (UFRN)
Sebastião Lopes Galvão Neto - UERN
Mediação: Miriam Dantas de Araújo (IDE)



Diálogo 5: Quem tem medo do Lobo Mau? Uma Reflexão sobre o politicamente correto na Literatura Infantil
Ilan Brenman – SP (IDE)
Mediação: Cláudia Santa Rosa (Secretária do Estado do RN)
Illan Brenman trouxe emoção ao contar histórias e falar sobre os pratos que alimentam os alunos, os leitores , a humanidade, a carne de língua que nutre, a literatura de boa qualidade que serve para guardar afetos, memórias, formar psicologicamente e socialmente um povo, desde a antiguidade as fábulas e contos usados muito antes da escrita para aproximar, registrar, explicar fenômenos e acontecimentos e nos dias de hoje para nutrir e enriquecer a imaginação além de inúmeros benefícios.
Pude conversar alguns minutos com o autor e contar da grande alegria que é ter seus livros na promoção da leitura de nossas crianças aqui no RN e trouxe outro para alimentar o acervo

Dá uma olhada



Diálogo 6: “Mística e Poesia na Literatura Brasileira”
Dilvia Ludvichak – SP (Ed.Paulus)
Mediação: José de Castro – (UBE-RN/SPVA-RN)


 Sobre a mística na literatura a autora destacou a importância da leitura que transcende, que enleva alma e o espírito a Deus, ou não necessariamente a Deus, mas ao mágico, ao sagrado, a outra dimensão que traz a paz, o indizível. E destacou a poesia como fonte mística de compreender a vida, deixando-se deixar levar pelo vão das coisas, onde a vida acontece sem necessariamente buscar algo extraordinário, mas na simplicidade, no chão a vida acontece a todo instante. A autora destacou alguns nomes como Manoel de barros, Graciliano Ramos, Cecília Meireles entre outros que souberam reportar-se a Deus, sem falar de religião, usar a palavra para a mística, para a vida.


O autor José de Castro destacou também a obra de Cecilia Meireles, mulher à frente de sua época e que é referência nacional e mundial ainda hoje, além do escrito Mia Couto



José de Castro é um grande amigo , ao qual tive a honra de ter publicado com ele poemas na Antologia Lua Cheia pela SPVA. Sociedade dos Poetas Vivos e afins do RN


                     Professor Francisco Gomes- Gestor da Escola Nossa Senhora da Conceição



Diálogo 7: André Neves (Paulinas Editora)
Mediação: Elma Neves 
André Neves  foi recepcionado com muita alegria, o autor foi o homenageado deste ano no Seminário Prazer em Ler e inaugurou no sábado 18 a Biblioteca escolar com seu nome.
Ele mostrou a importâncias dos professores lerem mais, textos verbais e não verbais, educar as crianças para a leitura das imagens e da arte e mais, não deixar se consumir apenas num autor, numa obra , mas conhecer grandes nomes, e poder levar á criança, á escola uma variedade de títulos de arte da palavra e da imagem. 
Pude contar a ele da magia de seus livros em minhas aulas, principalmente de quando ele transcende a realidade muitas vezes não bonita para a magia da a esperança como aconteceu com o livro: Um dia Um rio, e claro garanti um novo exemplar



Abracei a Elma Neves também sua irmã, e ilustradora de livros que amo como o Cantorias de jardim de Eloí Bocheco



Nos encantamos com os livros lindos da Editora Paulinas nossa parceira no blog e pudemos indicar aos professores, comprar alguns e sair de lá totalmente vestida de livros

Foram muitas emoções e se eu fosse colocar tudo aqui passava um ano narrando e registrando as belezas que a literatura nos proporciona. Mas o bom de tudo além da aprendizagem foi reencontrar amigos, fazer novas amizades, conhecer autores que só conhecíamos dos livros e viver a plena experiência da felicidade poética.


 A amizade semeada entre livros.
O encontro de almas que sonham literatura 

A poesia do afeto,

A arte de sonhar 
E acreditar na vida 
a mistura do fantástico e ao real 
a nos conduz por caminhos refeitos 
entre os livros.
Isso é a poesia da amizade.

Paula Belmino


                                          Eu, Ivaíta, José Acaci, Clécia Santos e outro amigo


                                        Fadinha Lili, estamos juntas na Antologia

E uma leitora de minha obra, que privilégio!


Eu e Angélica 


O  Seminário Potiguar Prazer em Ler vem percorrendo uma exitosa trajetória ao garantir a educadores significativas contribuições no âmbito das discussões de políticas públicas e ao promover a interação dos participantes com escritores potiguares, nacionais e internacionais em torno de temas pertinentes.

Para saber mais:


4 comentários:

Toninho disse...

Imagino Paula a alegria de estar num evento como este.
O mais lindo é a proposta de formar pessoas criticas.
O brasil precisa muito desta formação para as mudanças que se pensa.
Parabéns pela dedicação e envolvimento com todo o processo da leitura
a todos os níveis.
Meu abraço e boa semana.

Anônimo disse...

Uma beleza de mais um projeto de leitura vocês tiveram por aí. Beijo! Renata e Laura

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde, querida amiga Paula!
Fico impressionada com temas relevantes que você aborda por aqui e forma cidadãos conscientes e de boa índole, certamente!
Seu meio de trabalho favorece em tudo o que promova a boa educação.
Hoje passo também para lhe trazer um convite especial e particular, com carinho:
O convite está nestes blogs:
https://espiritual-marazul.blogspot.com/2018/08/o-amor-dos-deuses.html
http://www.idade-espiritual.com.br/2018/08/convite-especial-9-anos-do-blog.html
Saberei compreender, claro, se não puder participar.
Mas esperarei com carinho, se puder.
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Querida Paula! Encantada com sua postagem que mostra a importância desse seminário. Incentivar e orientar sobre a importância da leitura merece todos os aplausos!
Parabéns aos organizadores e aos participantes. Parabéns a você que participa e compartilha conosco com suas postagens! Abraços